Logo Folha de Pernambuco

Olinda: beleza e história em cada canto

No roteiro por lá, mercados, museus, cafés e restaurantes além da tradicional Pousada dos 4 Cantos

Foto:@rota1976 - Foto:@rota1976

Não à toa, esta cidade foi fundada em 1537 por Duarte Coelho a partir de sua expressão de encantamento “Ó linda situação para se fundar uma villa”. O primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco tinha toda razão. E Olinda continua cheia de encantos em todas as suas ladeiras, becos e ruelas. A cidade colonial fica tão perto de Recife que são chamadas irmãs e quem mora na capital pernambucana vai e volta a Olinda como quem vai na esquina. O local conta com igrejas barrocas lindas e seculares, a exemplo da famosa Igreja da Sé; temos ainda a Basílica e Mosteiro de São Bento. A arquitetura do século XVIII chama atenção dos visitantes. Muitas tem a fachada com cores bem vivas deixando a cidade no astral de quem faz um dos melhores carnavais do Brasil. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Foto:@rota1976

Atrativos

Olinda é pra gente descobrir batendo perna, subindo e descendo ladeira, entrando nos becos e “achando” suas galerias, oficinas e museus. O destino respira Arte, Cultura e Gastronomia. Junto da Igreja da Sé, circule pelas lojinhas de artesanato, que vendem de roupas a objetos de casa. Depois coma uma tapioca com um visual lindo da cidade do Recife. Ali está também o Observatório Astronômico do Alto da Sé, de 1860, aberto à visitação, de terça a domingo, das 16h às 20h. Para grupos a partir de dez pessoas é preciso agendamento.

Bonecos Gigantes

Foto:@rota1976

A poucos passos, temos o Museu dos Bonecos Gigantes Mirins de Olinda. Um espaço cheio de cores pra quem quer chegar junto e até tocar nos famosos bonecos de Olinda, os originais que desfilam durante o Carnaval, assinados por Silvio Botelho, Camarão e André Vasconcelos. Por lá, você vai encontrar Reginaldo Rossi, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Naná Vasconcelos, entre outros. Eles pesam entre 13 e 50Kg, medem até 4 metros de altura, e no Carnaval são mais de 1.500 bonecos na rua. Olha que bacana, existem alguns bonecos em miniatura para a curtição da criançada. Informações: @bonecosgigantesmirinsdeolinda 

Mercados

Para quem quiser circular pela cidade histórica de carro aberto, existe a opção de embarcar em “jardineiras” com capacidade para até 12 pessoas. Os passeios duram cerca de 1h30 e tem saída na Praça da Preguiça pela manhã e à tarde. O roteiro inclui passagem pelos principais atrativos do sítio histórico. Um dos pontos é o famoso Mercado da Ribeira, onde funcionam diversas lojinhas de artesanato. O visitante encontra de tudo, principalmente se quiser levar uma lembrança que tem a cara da cidade, desde sombrinha de frevo a cabeça de La Ursa. Visite também o Mercado Eufrásio Barbosa, que tem sempre atividades como exposições, feirinhas, etc.

Hospedagem

Foto:@rota1976

Para se hospedar em Olinda, nossa dica não podia ser outra. Que tal estar numa mansão do século XIX? É a Pousada dos 4 Cantos, bem no coração do sítio histórico. Conta com área de convivência, terraço, salões com objetos antigos e piscina. É a pousada mais tradicional da cidade, o lugar reúne charme e aconchego, tem uma arquitetura linda, com quartos bem amplos e confortáveis.

Conforto

As acomodações oferecem TV com tela plana e frigobar, além de banheiro espaçoso. Na categoria mais alta, há vista para o jardim ou para a cidade, além de decoração exclusiva, como teto com revestimento de madeira e cama com dossel. As suítes oferecem sacada privativa e/ou banheira de hidromassagem. No entorno da piscina, um lindo jardim tropical, há também um enorme deck com poltronas para circulação e convivência dos hóspedes. A pousada oferece 19 quarto entre as categorias econômico, luxo, luxo superior, e suíte com varanda. Cada acomodação tem capacidade entre 2 e 3 pessoas e a luxo superior acomoda até 4 pessoas.

Foto:@rota1976

Café da Manhã

O café da manhã é super conhecido, afinal é bem farto e cheio de itens regionais, com tapioca, munguzá, batata doce, fatia parida, bolos, sucos, pães, frutas da época, tudo uma delícia e servido numa salão lindo cheio de arte pra onde a gente olha! Para mais informações: @pousada4cantos Garanta já a sua reserva clicando AQUI!

Gastronomia

Foto:@rota1976

No quesito gastronomia, Olinda também dá um show. A cidade conta com diversas opções, os restaurantes e cafés localizados no sítio histórico são um charme e dispõem de cardápio super elaborado. Vale destacar o Patuá, que tem cozinha autoral, sob o comando do chef Alcindo Queiroz. De entradas, serve cadinhos deliciosos (peixe, camarão, frutos do mar, sururu), pasteis, ensopadinhos, etc. Imperdível: Oguntê, delicioso vatapá de bacalhau, camarão e camarões secos, acompanha farofinha amanteigada, é dos deuses!

Foto:@rota1976

Menu

De principal, o menu oferece peixada, bobó de camarão, moquecas (legumes e verduras, peixe, camarão, etc). E de sobremesa, a tradicional cartola (banana frita, queijo manteiga, açúcar e canela), e a sobremesa batizada de Hummmm!! que faz jus ao nome, vem cocada cremosa de coco fresco ao leite condensado, com sorvete de coco e banana caramelizada. A campeã da cozinha, vale comer bem devagar pra saborear cada pedacinho. A casa serve sucos da fruta, drinques, caipiroscas, etc. O restaurante tem mesas em salão interno e também num terraço com linda vista para o Recife. Ah, antes de chegar à mesa você passa por um verdadeiro ateliê com dezenas de peças assinadas por vários artistas pernambucanos, só peça linda! Mais informações: @restaurantepatua

Cafeteria Alto da Sé

Foto:@rota1976

Bolo Souza Leão

Vale a pena visitar a cafeteria Alto da Sé, que conta com um espaço bem amplo e arejado, com vista linda da cidade. O estabelecimento é comandado por Arnandes Fernandes Vieira, empresário que já trabalhou em multinacional holandesa e resolveu empreender na curadoria de arte e gastronomia no sítio histórico de Olinda. No cardápio, a estrela da casa é o Bolo Souza Leão. “Ele é oferecido em nosso menu com reconhecimento pelos turistas de ser o melhor de Pernambuco. Aprendi a receita com umas senhorinhas que vendiam na Casa da Cultura”, afirma.

Foto:@rota1976

A casa oferece diversos tipos de café, entre eles, carioca, expresso, capuccino, chocolate quente (provei e é delicioso!) e chás. Além do Souza Leão, a cafeteria tem ainda pamonha, pastel de belem, brownie, croissant, coxinhas de frango, mil folhas de frango ou queijo, além claro de uma variedade enorme de tapioca. Mais informações: @cafeteriaaltodase

Cafeteria Morada Bonfim

Foto:@rota1976

Requinte

A cafeteria funciona há dois anos numa casa de 200 anos que é simplesmente belíssima! Tem vários ambientes, mesas internas e ao ar livre. Em cada lugar uma decoração cheia de arte e requinte. As peças de arte expostas na casa estão à venda e são assinadas por diversos artistas da terra. Tem capacidade para 60 pessoas sentadas. Dos cafés, carioca, filtrado, capuccino italiano, entre outros. Serve também chocolate quente, chás, soda italiana, sucos, etc.

Foto:@rota1976

Variedade

O cardápio conta com croissant, coxinha e quiche de frango, empanado de carne, além de sopas deliciosas. Para quem quer algo mais consistente, escondidinho de charque, baião de dois, carne de sol, bobó de camarão e por aí vai. Tem produção toda própria com destaque aos bolos Souza Leão, de rolo e o delicioso bolo de noiva (provei e é divino!). Também funciona lá a Pousada Morada Bonfin, que dispõe de apenas 4 quartos. Mais informações: @moradabonfimcafeteria

 

                               Foto:@rota1976

 

Gostou de nosso giro por Olinda? Então já se programa pra ir por lá que vale a pena demais: o lugar reúne tudo que o turista adora: paisagens lindas, muita história, gastronomia e gente hospitaleira. Salve, salve, Olinda! Curtiu nosso post? Então salva ele aí, envia pra aquele amigo que também curte viajar. E se liga que a gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976.

Veja também

Newsletter