Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco em festa: Hurb celebra aniversário de Recife e Olinda com guia!

Foto: @rota1976

No dia 12 de março, as cidades Recife e Olinda completam 486 e 488 anos, respectivamente. Dois lugares históricos para o Brasil, as cidades-irmãs estão sempre com alta procura pelos turistas que querem ver ao vivo a arquitetura única dos seus centros históricos, vivenciar a cultura local, experimentar as comidas típicas e aproveitar as belas praias e seus cenários. De acordo com o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil, a capital de Pernambuco, por exemplo, está entre as mais procuradas pelos turistas para os anos de 2023 e 2024. Por isso, para ajudar quem pretende curtir o ritmo das duas cidades, a travel tech preparou um guia com dicas de atividades imperdíveis durante a estada. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Foto: @Rota1976
 

 

O passeio pelo Recife Antigo é uma atividade  imperdível para quem visita a cidade. O bairro abriga a Rua do Bom Jesus, considerada a terceira mais bonita do mundo, de acordo com a revista norte-americana Architectural Digest. Não é para menos: cheia de cores e com uma arquitetura incrivelmente preservada, a rua encanta todos que passam por ali. Durante o tour, ainda em Recife, é possível apreciar lugares importantes e históricos, como o Marco Zero da cidade, o Centro de Artesanato local e o Paço do Frevo, que conta a história da dança. Além disso, no centro também é possível visitar uma das igrejas mais bonitas da cidade, a Madre de Deus, em estilo Colonial do Século XVII. O monumento conta com o mobiliário de jacarandá, além de colunas em ouro que são típicas do estilo barroco. Outra opção interessante é a Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda, com exposição dos bonecos utilizados nos carnavais das duas cidades aniversariantes..

Olinda também tem muito a oferecer! Reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade fica a cerca de 30km do aeroporto de Recife. No tour, é possível conhecer a Praça do Carmo, a maior da cidade e que abriga a Igreja de Santo Antônio, a Galeria de São Salvador, com muita arte local, e a Rua do Amparo, sempre lotada pelos foliões durante o carnaval e com lindas casinhas coloridas. 

                                                                    
                                                                                  Foto: @Rota1976

2.  Passeio pelas praias próximas 

As praias de Pernambuco são conhecidas nacionalmente pela beleza das águas cristalinas. Para quem quer aproveitar o litoral mas tem pouco tempo, a ideia é ir até Porto de Galinhas, que fica a 1h30, em média, de Recife. Na ocasião, é possível fazer um passeio de jangada para ver os peixinhos nas piscinas naturais da praia de Porto, além de um passeio de buggy chamado "ponta a ponta", que cobre as principais praias da região, como as praias de Muro Alto, que conta com águas calmas e quentinhas, ideal para banho, e Cupe, além do belíssimo coqueiral de Maracaípe. Estar em Porto de Galinhas é como se sentir no paraíso! Para quem já visitou Porto de Galinhas e quer conhecer mais uma praia, a dica é um passeio para a Ilha de Santo Aleixo, ideal para quem gosta de beleza natural e águas calmas. Lá, a atração principal é curtir o banho de mar e relaxar tomando uma boa água de côco!

                                       
                                               Foto: @Rota1976

3. Tour Artístico

Para quem gosta de arte, um passeio cultural é a pedida certa! Bairros como Apipucos, Poço da Panela e Casa Forte  encantam a todos que visitam. Um dos locais imperdíveis e que impressionam é a Oficina Francisco Brennand, marco cultural do Recife. O espaço conta com esculturas do artista plástico brasileiro e proporciona uma nova descoberta em cada canto. Ele fica na mesma região de outro famoso museu da cidade, o Instituto Ricardo Brennand, que tem um valioso acervo artístico e histórico, além de  exposições que estão sempre se renovando. Já no centro antigo de Recife é possível visitar o Centro Cultural Cais do Sertão, museu que traz informações de forma lúdica e interativa sobre o sertão e sobre o cantor Luiz Gonzaga. Com um cenário rústico, o Cais oferece diversos recursos expositivos e aliados à tecnologia para proporcionar aos visitantes uma experiência de imersão no universo sertanejo.

Veja também

Newsletter