Poços Azul e Encantado: atrativos imperdíveis na Chapada Diamantina!
No poço Azul é possível fazer flutuação num cenário deslumbrante
Pra mim o lugar mais mágico da Chapada Diamantina é o Poço Azul. Pra chegar lá o acesso é super fácil, o carro para bem próximo e a trilha é feita por terreno sem dificuldades e também por meio de uma escadaria. O nível de dificuldade desta trilha é considerado fácil. Inclusive sendo possível para pessoas de mais idade. Dica de ouro: o melhor horário pra visitar é entre 12h30 e 14h30 pois é quando normalmente o feixe de luz entra promovendo um verdadeiro espetáculo difícil de acreditar que é real. O raio é visível de fevereiro a outubro. Mas independente de ter raio ou não, tenha certeza de que o lugar é um espetáculo! A visita acontece durante todo o ano.
O tempo de visitação é limitado a 15 min e pode tomar banho mas não é pra nadar, apenas flutuação. Vale a pena cada segundo estar nesse lugar. Na alta temporada este tempo é cumprido à risca, na baixa (se houver pouco movimento) eles deixam ficar mais tempo por lá! Só pode entrar com colete e snorkel (já inclusos). Pra quem vai por conta, R$ 50 a taxa. Aviso logo que os passeios pela região são distantes de Lençóis e tem muita estrada de chão então o mais prático mesmo é ir por agência, só pra ter uma ideia o carro percorre 300 km nesse tour. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
A água intensamente azul em meio às rochas da caverna deixa todo turista impressionado com a beleza do lugar. É sem dúvida uma das experiências mais impressionantes entre os passeios da Chapada Diamantina, na Bahia. O poço tem 20 metros de profundidade, Antes do tchibum, o visitante deve tomar um banho de ducha para retirar resíduos de creme e protetor solar do corpo, o que ajuda a manter a água limpa. A água é muito transparente, então se tiver câmera subaquática, não deixe de levar. O poço Azul fica próximo do Encantado então já vale a dica de fazer ambos no mesmo tour. Na alta temporada as filas costumam ser grandes. A distância do trajeto de carro partindo de Lençóis é de 94 Km.
Encantado: neste poço, a luz que entra pela abertura da gruta marca uma das mais famosas imagens da Chapada Diamantina. O feixo de luz faz uma curvatura impressionante e costuma enganar os nossos olhos que se perdem na identificação da profundidade do poço. De tão transparente que é a água, é difícil identificar onde está a superfície. O fenômeno acontece de abril a setembro, quando a posição do sol permite a entrada da luz. O melhor horário pra ver este fenômeno é entre 10h e 13h30, claro que se o dia for de sol. O Poço Encantando tem mais de 60 metros de profundidade. Para chegar nele, há uma descida por escada e depois pela rocha na entrada da gruta. A passagem é apertada, mas o trajeto não é dos mais difíceis. Junto ao poço, os visitantes sentam em uma espécie de arquibancada natural para observar o cenário que parece de filme. Por alguns instantes, ficamos em silêncio absoluto para sentir um pouco como é estar ali sem interferências externas. Neste poço não é permitido banho, apenas contemplação. O tempo no interior da gruta varia entre 15 e 30 minutos.
No local onde está o Poço Encantado, há lanchonete e restaurante, sendo uma boa base para o horário do almoço. No local do Poço Azul há lanchonete. O nível de dificuldade da trilha também é considerado fácil. eva entre 15 e 30 minutos, mas o tempo de espera na fila pode ser longo, a depender da temporada; não é permitida a entrada de menores de 12 anos nesta atração. Para este tour, indicamos a agência CIRTUR que é pioneira em Lençóis e tem uma equipe pra lá de profissional. Ah se liga que a gente tem um programa no nosso canal com roteiro imperdível da Chapada Diamantina, assiste e já se inscreve! É só clicar AQUI!