Recife: o que fazer num final de semana
Recife Antigo e praia de Boa Viagem estão no roteiro
A gente preparou um roteiro bem bacana pra quem tá com apenas um final de semana pra curtir a capital pernambucana. E o nosso foco deste roteiro é o Recife Antigo, vamos lá? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Começamos pelo Paço Alfândega, antigo shopping e hoje centro empresarial com algumas lojas e restaurantes, que embora atualmente tenha bem menos movimento, vale a visita pelo seu valor histórico. Localizado às margens do Rio Capibaribe, é um verdadeiro retrato urbano da cidade. Possui lindo painel no piso térreo assinado por Guilherme da Fonte. O local já foi convento, alfândega, etc. A construção é de 1720.
Junto dele, está a Livraria Jaqueira. Pra quem gosta de leitura, vale a visita, pois é um charme só! Ao lado do Paço, temos ainda a Igreja Madre de Deus, que é uma das mais bonitas do Recife e a Rua da Moeda, onde funcionam bares com mesinhas na rua e onde está a estátua do eterno Chico Science. E aí o visitante se depara com o Marco Zero da cidade, que é o principal cartão postal da região e um dos mais belos da capital. Junto a ele, diversos armazéns com lojas, restaurantes, centro de artesanato, etc. O local conta com estátua do percussionista Naná Vasconcelos e letreiro com o nome Recife. Você tem opção também de fazer travessia para o parque das esculturas com obras de Brennand de barquinho ou embarcar num catamaran para um tour bem diferenciado, são várias as opções passeios entre as pontes do Recife.
A rua do Bom Jesus é passagem obrigatória. Figura entre as mais bonitas do mundo, lá está a primeira sinagoga das Américas e também a Embaixada dos Bonecos Gigantes. É imperdível a visita, a gente consegue chegar bem junto e tocar nos bonecos em homenagem a estrelas como Chacrinha, Roberto Carlos, Rita Lee, a turma do Chaves, Os Trapalhões etc.
Outro atrativo imperdível é o Paço do Frevo. Lá o visitante encontra a história desse ritmo que virou patrimônio imaterial. São diversos painéis com a cronologia do frevo, peças artísticas em exposição como instrumentos musicais que formam um coração, espaços bem instagramáveis. O espaço mais lindo é sem dúvida o último andar, onde temos um piso de vidro com estandartes de blocos carnavalescos, janelas com poemas nos vidros e imagens lindas de nosso Carnaval. Ah, também dá pra aprender o vocabulário todinho do frevo visse?
Na frente está a Praça do Arsenal com a Torre Malakoff, um observatório. E bem perto dali escavações históricas protegidas por painéis de vidro. Do outro lado da avenida, o Museu Cais do Sertão, que permite uma total imersão ao Sertão cantado pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga. Cada ambiente remete aos principais aspectos do dia a dia do sertanejo, oferecendo ao visitante oportunidade de se locomover pelo espaço e interagir com o acervo. O Rio São Francisco é simbolizado por uma passagem de água em meio ao museu, tem ainda réplica de uma casa de reboco, a discografia de Gonzagão e trajes e equipamentos do homem do Sertão. É simplesmente imperdível!
Lá em cima do museu, funciona um espaço gastronômico incrível. Tem uma das vistas mais lindas do Recife. É o Cais Rooftop Lounge Bar, que funciona todos os dias para almoço e jantar. Tem programação com Dj e música ao vivo. A cozinha é comandada pelo chef Renato Valadares, mesclando pratos regionais com clássicos da culinária mundial. Está entre os 100 melhores bares do Brasil, segundo o ranking EXAME Casual 2023. A carta de drinks é bastante autoral e diversificada.
Tudo isso que falamos até agora pode ser feito num sábado se você tiver um ritmo bom de passeio. O domingo a gente reserva, claro, pra curtir o visual da praia de Boa Viagem. A orla é uma das mais conhecidas do país, tem quiosques, parques infantis, quadras esportivas, e na areia da praia você encontra de tudo: caldinho de feijão, amendoim, peixe frito, ostra, etc. Se liga nas placas que alertam sobre riscos de ataque de tubarão ok? Banho de mar só com maré baixa, arrecifes à vista e com água na cintura.
Hospedagem: inaugurado em 1999, o Marante Plaza Hotel tem localização estratégica à beira mar da praia da Boa Viagem. Fica perto de shopping, restaurantes, farmácias, parque infantil, quadras esportivas, etc. O ambiente é propício tanto para o público coorporativo e quanto para o de lazer. Conta com restaurante, bares, salas para reuniões com capacidade entre 50 e 120 lugares, Business Center, sala de ginastica, piscina, sauna seca e a vapor. São 121 acomodações com estrutura completa e muito conforto. Café da manhã bem variado e a cada 3 anos, em média, a estrutura é reformada, além da equipe estar em constante treinamento para oferecer um serviço de excelência.
Contatos: @bonecosgigantesdeolinda | @museucaisdosertao | @caisrooftop | @pacodofrevo | @catamarantours | @maranterecife