Logo Folha de Pernambuco

Se liga aí no nosso tour Gastrô por Curitiba!

De sushi a joelho de porco, tem de tudo neste roteiro

@rota1976 - @rota1976

Que Curitiba é cheia de parques, praças e atrativos turísticos a gente já sabe. Mas se liga que a capital do Paraná também reserva uma baita experiência gastronômica, afinal de contas esse quesito está sempre incluso na viagem e comer bem é uma delícia né não? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Fizemos um tour gastrô bem bacana num final de semana. A cidade oferece uma variedade enorme de bares e restaurantes mas a gente escolheu a dedo alguns dos imperdíveis para montar este roteiro, vamos lá?

Madalosso

           @rota1976

Começamos pelo Família Madalosso, super famoso por ter entrado no Guiness Book como o maior restaurante do mundo! E a história dele é digna de aplausos: o Madalosso nasceu em 1963, com apenas três mesas. Reza a lenda que quando acabava o frango, Carlos ou Severino Madalosso pulavam o muro do restaurante, depenavam uma galinha e traziam correndo para sua irmã Flora cozinhar, mostrando desde então que estavam dispostos a qualquer coisa para agradar os clientes. E de tanta dedicação, veio o resultado. De 13 pessoas que eram atendidas no início, o restaurante passou a atender mais de 4,5 mil pessoas. Gerações e gerações amantes do frango e da polenta, servidos na casa. Pensa que eles largaram as panelas depois do sucesso? Puro engano! Continuam lá tocando os negócios que só crescem. Filhos e uma equipe super dedicada pra dar conta de tanto trabalho, que preserva e aprimora a tradição italiana. Para terem uma ideia da grandiosidade do Madalosso, são nada menos que 130 garçons e um total de 400 funcionários.

                  @rota1976

A casa conta com sete salões com capacidade para atender de 100 a 550 pessoas. Funciona em sistema de rodízio e o cardápio é bem variado: carnes, massas, tudo feito no capricho. Pra começar dos "trabalhos" que tal a famosa polenta e a asinha de frango ao alho e óleo? Tem ainda salda de escarola e maionese. Das massas tradicionais, spaghetti ao alho e óleo, ao molho de carne, gnocchi de batata salva ao molho alfredo, de batata branca ao molho de carne e ainda talharim à carbonara. As massas têm fabricação própria e são deliciosas. Das massas de forno, rondelli de queijo ao molho gorgonzola, lasanha na manteiga ou ao molho de carne, ravioli de espinafre aos molho quatro queijos, entre outras opções. Para beber, a casa serve refri, schweppes, sucos caipirinhas, destilados e cervejas. E de sobremesa, pudim, morango com nata, brigadeiro na caneca, petit gateau, etc. Bebidas e sobremesa são à parte do rodízio (R$ 87).

Serviço: Funciona na Avenida Manoel Ribas, 5875, no bairro Santa Felicidade. Horários: de terça a sábado (11h30/15h30 – 18h30/22h30), e aos domingos (11h30/15h30). Para mais informações é só clicar AQUI!

Bar do Alemão

              @rota1976

Depois fomos no Bar do Alemão, também parada obrigatória de quem visita a cidade. Localizado no centro histórico de Curitiba, no calçadão do Largo da Ordem, funciona desde 1979, mantendo ambiente rústico tradicional das tabernas germânicas. É um lugar super descontraído que conquistou toda nação curitibana e seus visitantes. É uma verdadeira instituição boêmia. A casa tem capacidade para atender mais de 800 pessoas. São vários ambientes e ideal para encontros de amigos, família, etc. E olha que bacana, preocupados em manter a tradição de preservação da história, alguns ambientes funcionam onde era, por exemplo, uma antiga casa de ferragem. A mobília, gavetas em madeira e a própria estrutura do imóvel foram mantidas.

                                               @rota1976

Gente, pode até ser esquisito pedir ao garçom como prato pra almoço ou jantar um joelho de porco, mas peça! Eu não sou daqueles que come tudo não hein, e fui conquistado pelo sabor da carne, que de tão macia desmancha na boca. É imperdível esse prato. Tem ainda, carne de onça (não é do bicho ok?) com broa, batata frita e salada; filé aperitivo (alcatra) com redução de nata, bockwurst aperitvo (salsicha vermelha), kassler – (bisteca de porco), bratwurst e salada; bockwurst- salsicha vermelha, salada, broa e fritas; bratwurst – salsicha branca, salada, broa e fritas; marreco recheado – purê de maçã, repolho roxo e salada; fillet com champignon; javali- spätzle, purê de maçã e repolho roxo; mignon de porco com champignon com molho branco, legumes e saladas. Em dias de jogos a casa já vira point, portanto, se for em jogos ou período de festas é bom fazer reserva com antecedência ok?

Chopp Submarino: esse é o queridinho da casa – uma caneca de chopp que conta com uma dose de Steinhäger numa canequinha estrategicamente mergulhada no caneco. As canequinhas são personalizadas com diversos temas durante o ano todo, sempre exaltando datas comemorativas, projetos culturais e temas da atualidade. Essas canequinhas podem ser levadas pelos clientes como souvenir, que costumam montar uma coleção própria. Além de chopp, o bar possui uma carta de cervejas especiais e artesanais.

Serviço: Funciona na Rua Dr. Claudino dos Santos, 63, Centro Histórico. Todos os dias, das 11h às 02h (inclusive domingos e feriados). Para mais informações é só clicar AQUI!

Quintal do Monge

                    @rota1976

Ainda no Centro Histórico, temos o Quintal do Monge. Possui mesas ao ar livre e também no salão interno. Chama atenção a parede lateral que é a mesma da primeira igreja de Curitiba e na parte interna do restaurante ela está descascada mantendo a formação original. O Quintal funciona bem no meio da Feirinha do Largo da Ordem, programação imperdível aos domingos com cerca de 800 bancas vendendo de tudo. A nossa sugestão é que da feirinha que começa às 8h já fique pra almoçar por lá. Mas chegue até meio-dia pra garantir uma mesa ok? Também é uma ótima opção para quem busca happy hour com amigos. O cardápio é bem variado com opções pra todo gosto, tem carne, frango, peixe. A casa serve almoço, jantar, chapas e porções.

                @rota1976

De entradinha, vale muito a pena pedir dadinho de queijo com molho de pimenta. Pra almoçar fomos de mignon com fritas e acompanhamento de pão. As porções são bem generosas então é ótimo pra dividir. A casa serve diversos tipos de drinques, além de chopes (16 tipos) e cervejas artesanais. No almoço durante a semana também rola uns pratos executivos com preços bem acessíveis.

Serviço: Funciona na Rua Claudino dos Santos, 24, São Francisco. Abre todos os dias. Para mais informações, é só clicar AQUI!

Tortas do Mundo

Essa dica é literalmente uma viagem gastronômica! Imagine uma confeitaria especializada em tortas de várias partes do mundo. Encontrou! A Tortas do Mundo funciona há 9 anos e tem uma vitrine que deixa todo cliente na dúvida sobre qual fatia escolher. A casa é administrada pelos sócios Raissa e Maicon. Ela é formada em nutrição e tem curso de chef de cozinha com destaque para confeitaria internacional, além de curso de barista.

              @rota1976

São mais de 70 receitas e todas feitas mantendo a tradição e autenticidade da sua originalidade. O local é super bem decorado com elementos que nos remetem ao mundo. Numa das paredes há um mapa enorme com marcação de todos os países com receitas feitas pelo estabelecimento. A casa homenageia também Curitiba com produtos super saborosos. Inclusive, lançaram recentemente o Capibox, que conta com quatro sabores de bombons, todos na casquinha de pinhão, símbolo do Paraná. Tem bombom de goiaba branca, de açaí jussara, erva mate e água ardente de cataia. Países como Holanda, Sérvia, França, Itália e Jamaica estão entre os sabores da casa. Provamos as tortas da Grécia chamada Portokalopita (feita com massa filo, iogurte natural, açúcar, suco de laranja, ovos, baunilha, regado com calda de mel, raspas de laranja, água de flor de laranjeira, canela, cardamomo e noz moscada. E a Hummingbird Cake, que vem da Jamaica. Um bolo feito com abacaxi, trigo, açúcar, ovos, canela, noz-moscada, açúcar mascavo, coberta com cream cheese, noz pecã e coco ralado. É de comer re-zan-do!

                                           @rota1976

Esse é daqueles lugares que a gente entra e não quer mais sair, a vontade é provar de tudo, então a dica é: vá lá bater ponto todo dia de sua trip por Curitiba e em cada um deles viaje pra outro país provando uma torta diferente. Os preços são super justos, só lembre de fazer aquela caminhadinha básica nos parques, já que a cidade tá cheia deles, ok?

Serviço: Funciona de quarta a sábado, das 13h às 19h e domingo, das 15h às 19h. Para mais informações, é só clicar AQUI!

Nuu Nikkei

                @rota1976

Anota esse aí gente: Nuu Nikkei, é imperdível! A casa que se consagrou no circuito da alta gastronomia ao aliar a cozinha contemporânea com referências do Japão e Peru, com seu menu à la carte. Das entradas frias que fazem sucesso, o Ceviche (clássico peruano) que ganha releituras interessantes ao trazer insumos asiáticos. Por exemplo, o Ceviche de Salmão tem sunomono (salada de pepino) e lâminas de coco ao molho agridoce. Já o de Atum leva abacate, caviar wasabi, nori ao molho ponzu e crocante andino.

Ainda na parte de entradas, uma pedida de destaque é o Carpaccio Nikkei, com lâminas de atum, molho cítrico com perfume de gergelim e furikake artesanal. Os Tiraditos trazem um clássico aperitivo peruano em releituras como Tiradito Passion, feito com lâminas de salmão, molho de physalis e maracujá finalizado com coco crocante. As Duplas Especiais apresentam a criatividade da casa em pratos inovadores criados pelo chef Carlos Alata. O Niguiri Amazônico traz um sushi com pirarucu selado ao molho thai finalizado com abacaxi grelhado.

               @rota1976

Já Unagui Kabayaki tem enguia de água doce laqueada com teriyaki artesanal finalizado com sal maldon. Os Conos Nuu Style são cones crocantes em dois sabores: recheados com tartar de lagosta com massago e creme de ponzu, ou com steak tartar com perfume de trufa e creme de ponzu. Os preparos nas Parrillas estão entre as escolhas de pratos principais para o almoço. O Paiche al Horno traz pirarucu laqueado ao molho bbq da casa, saque, finalizado com castanha-do-pará e sal maldon, servido com madioca crocante. O Pulpo Anticuchero tem polvo ao molho panca e missô, pureê de batata com tahine, ragu de pimentão e azeitonas. Fãs de camarão aproveitam o Camarão Amaz: aqui, os crustáceos são grelhados ao aji amarillo e palmito, servidos com patacones, que são bananas crocantes.

              @rota1976

Emprestando um clássico da cultura ibérica e repaginando seu preparo, a Fideuà Nikkei tem macarrão fino com aspargos, cogumelos, aji panca, aioli e uma proteína, que pode ser camarão ou lagosta, tudo preparado na panela wok. Um prato já tradicional na casa, o Sakana Nuu, também feito na wok, tem arroz cremoso ao molho peruano, shitake e queijo parmesão, com mais um ingrediente à escolha: peixe branco, atum, lagosta, camarão ou salmão. Para encerrar o almoço no fim de semana, o Nuu Nikkei tem criações originais, como o Chocolate 4 Texturas. Esse prato traz espuma, sorbet, crocante Terra Nikkei, um preparo de farinha panko com quinoa achocolatada, finalizado com sal maldon. Já Pachamama é um manjar peruano com Terra Nikkei, merengue e pó de chá verde.

                @rota1976

Com 7 anos de funcionamento, o Nuu Nikkei se desta no cenário da alta gastronomia curitibana, trazendo uma proposta inovadora e bem elaborada. A cozinha Nikkei, que une referências do Peru e do Japão, é pouco explorada na capital paranaense, tendo o chef da casa, Carlos Alata, como seu maior representante. A partir de pesquisas dos sócios Luiz Araújo e Lucas Freitas, surgiu a proposta do Nuu Nikkei, aliando este tipo de cozinha com preparos criativos de uma cozinha refinada. Da apresentação dos pratos aos sabores, e a forma de servir... tudo está em perfeita harmonia. A casa também é um requinte só, ideal pra jantar a dois. Ambientação bem intimista e atendimento cheio de simpatia. Ir no Nuu Nikkei é muito mais que sair pra jantar!

Serviço: Funciona almoço (sábado e domingo, das 12h às 15h), e jantar (terça a domingo, a partir das 18h). Fica na Rua Fernando Simas, 333, Bigorrilho. Para mais informações, é só clicar AQUI!

Hard Rock Café

                                                 @rota1976

Nossa última parada é o Hard Rock Café, que tem em Curitiba a maior unidade do Brasil. A marca norte-americana está presente em vários países ao redor do mundo e visitá-lo é sempre uma ótima experiência. O restaurante é famoso pela sua atmosfera em torno da saída pra comer ou beber algo. O ambiente é super transado cheio de elementos ligados à música, como instrumentos e outros objetos que remetem ao Rock. Guitarras, roupas, objetos autografados fazem parte da decoração do ambiente. O forte da casa são hambúrgueres e pratos americanos. De sobremesa, o milk shake faz muito sucesso. No café da manhã, o típico breakfast, a casa serve torradas, waffles, bacon, ovos mexidos, panqueca, sanduíches e muito mais. Dos hambúrgueres, um dos campeões da casa é o sweet purple cheeseburger.

           @rota1976

No menu executivo, durante a semana, o local serve entre outras opções suculento bife de New York Strip, grelhado e temperado com mistura exclusiva de sal e pimenta, servido com manteiga aromatizada de ervas e alho, acompanhada de legumes e french fries; ribs executivo, costela suína grelhada com o exclusivo tempero love All Spice Blend, regada com molho BBQ, decorada com alecrim fresco, servida com legumes e french fries e ainda o grilled chicken, peito de frango marinado em temperos especiais, servido com molho de tomate, queijo Monterey derretido, manjericão fresco e arroz branco e servido com legumes. O Hard Rock também serve diversos tipos de drinques. Vale a pena a visita mesmo que seja apenas pra tomar um deles, a experiência é bem bacana! E não esquece de tirar foto junto da guitarra gigante em frente ao restaurante.

Serviço: Funciona na Rua Buenos Aires, 50, no badalado bairro Batel, de seg à sex das 11h30 à meia-noite; sáb das 9h à 01h e dom das 9h à meia-noite. Para mais informações, é só clicar AQUI!

Curtiu nosso post? Se liga que a gente tem uma reportagem bem bacana de roteiro de um final de semana pela cidade, mas tem que ser no modo rodinha nos pés ok? É só clicar AQUI! A gente também tá no Insta @rota1976 e TikTok @Rota.1976.

Veja também

Newsletter