Tio Pepe: 60 anos do melhor sabor pernambucano!
Restaurante tem cardápio variado com carnes, frutos do mar, frango etc
Localizado em Setúbal, próximo a grandes hotéis e também à praia de Boa Viagem, o restaurante Tio Pepe comemora este ano seis décadas de funcionamento. O estabelecimento é um dos queririnhos do Recife e tornou-se um point de encontro de gerações, sabores e cultura. Desde a década de 60, o Tio Pepe é sinônimo de boa gastronomia nordestina. Os pratos são servidos num ambiente que remete à cultura nordestina e em especial a pernambucana. Essa identidade cultural também se reflete nos pratos que são uma delícia.
Recentemente o restaurante passou por ampliação do cardápio e da adega. Para quem viaja ao Recife, é parada obrigatória conhecer a gastronomia local e o Tio Pepe é sempre muito frequentado pelos turistas por causa também de sua localização. Conta com ambiente interno e também externo, espaço arejado e bem ambientado e arborizado. É daqueles lugares que a gente chega e não tem a menor pressa de sair. Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
O início: o Restaurante Tio Pepe começou ainda na década de 60, na Avenida Boa Viagem, no Recife, com pratos à base de frutos do mar. Os primeiros clientes se deliciavam com o viveiro de camarões e lagostas vivos, prontos para serem grelhados. Hoje, o restaurante está localizado em Setúbal. Seu principal ajuste de posicionamento foi a inclinação para uma vocação de gastronomia mais regional, nordestina, com um toque contemporâneo, mas a grelha permaneceu como a marca registrada dos nossos melhores pratos. Conhecido por Pepe, José Garrido (1913-1986) veio da Espanha para apostar no Brasil. Aqui se apaixonou por uma pernambucana, casou-se, criou quatro filhos e fundou o Restaurante Tio Pepe, que haveria de se transformar num marco da gastronomia recifense. Está inclusive entre os melhores restaurantes segundo a Revista Veja. Vai viajar e precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar AQUI!
O Cardápio da casa é bem diversificado, tem opções de frutos do mar, carne, frango, etc. Prepare-se pra ir com fome porque a fartura é grande hein! Um prato completo serve bem 3 pessoas de apetite normal; 2 pessoas mais ou menos normais; e 1 pessoa, após 7 dias de spa brabo, assim avisa o menu. E serve bem mesmo! Mas antes de começar, precisamos passear pelas entradinhas. No item engana fome, você vai encontrar entre outras opções casquinho de caranguejo (provei e super recomendo), caldinho de peixe (imperdível), feijão ou camarão, bolinho de bacalhau (super macio), arrumadinho de charque, agulha frita, etc. Desta vez, provei um petisco que é chamado Cachoeira de Camarão. O nome remete à quantidade de camarão que vem “derramando” do recipiente para a bandeja, caindo em cima do molho do chef que é uma delícia!
Tem pratos individuais como beef chorizo (02 acompanhamentos), espaguete ao mares (camarão ao molho de tomate), pescada amarela à muro alto (02 acompanhamentos), carne de sol em tiras (02 acompanhamentos, exceto arroz de camarão) e frango empanado (02 acompanhamentos). Você pode pedir também 1/2 prato (picanha, filé, carne de sol). No menu de carnes, picanha, carne de sol na brasa, filé acebolado, moranga do sertão (carne seca), filé a Parmegiana, porca vulcânica (03 acompanhamentos) e muito mais. Se vai de frutos do mar, uma ótima escolha é o famosíssimo Dona Pepa (filé alto de pescada amarela). Uma de-lí-ci-a! Tem ainda camarão na moranga, peixe ao molho de camarão, peixe acebolado, peixe na brasa, peixada pernambucana e por aí vai…No menu de frangos, galeto desossado, frango tradição, frango à passarinho e o frango à tio pepe. A casa serve porções extras em muitos itens (salada, molhos, pirão, feijão verde, batata francesa, macaxeira frita, banana à milanesa, farofa de jerimum e muito mais)
.
Pra engordar, temos uma enorme variedade. Só não ganha peso quem não quer! Pode sair de sobremesa um petit gateau (chocolate, doce de leite ou ninho), cartola (famosa sobremesa pernambucana que vem banana e queijo assados com açúcar e canela), queijo manteiga com mel de engenho, pudim de leite, doces caseiros (jaca, coco verde, mamão com coco), além de sorvetes e muito mais. Difícil é escolher! O menu de bebidas é uma atração à parte. Além de sucos deliciosos, soda italiana de maça verde ou frutas vermelhas, sucos especiais (mix de duas frutas), caipiroscas variadas (morango, abacaxi, seriguela, limão, uva, caju, etc), coquetéis de frutas, licores, conhaques, etc. Só não esqueça: se beber, não dirija!