Logo Folha de Pernambuco

Tour de Bike em Paraty atrai cada vez mais turistas!

Saiba tudo sobre as praias, cachoeiras e o centro histórico que estão neste roteiro incrível de Paraty

Tour de Bike, em Paraty, atrai cada vez mais turistas - Fabiano Antunes/@rota1976

Quem vai à Paraty, no Rio de Janeiro, já tem em mente fazer o famoso passeio de barco. Claro que este é imperdível, afinal estamos numa região cheia de praias lindas! Mas fui surpreendido com a experiência de fazer um tour de bike, visitando mirantes, praias, centro histórico. Neste post vou falar tudo sobre este tour para quem curte andar na magrela! Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

                                       Tour de bike em Paraty: cada vez mais adeptos!

Saímos já de bike da própria pousada onde estávamos hospedados no centro histórico de Paraty. Em poucos minutos, pegamos a estrada de asfalto e seguimos ganhando velocidade e com toda segurança e orientação necessária. O guia nos acompanha em todo momento, sinalizando por onde vamos, a hora de parar, etc. Desdemos em trilhas, caminhos de terra e com pedras, do jeito que o bom aventureiro gosta! A primeira parada é a Praia do Corumbê, onde você começa a ter um contato mais próximo com a comunidade local. A parada permite banho e observação da paisagem sem pressa. Depois seguimos para a Praia do Rosa (acesso pela estrada que leva ao alambique Maria Izabel). Nesta, o convite ao banho foi irresistível! Água calma, rodeado de mata, um paraíso!

                                          Mirante do Forte: uma das paradas do tour de bike

No tour, passamos ainda pela Praia Jabaquara, pelo Forte de Paraty (onde temos uma vista linda de toda região), Praia do Pontal e o Centro Histórico. E o melhor: tudo sobre um ângulo diferenciado. A sensação é que a gente de bike se sente mais próximo da realidade do lugar, mais perto da vida cotidiana real. No centro histórico, passamos pelas principais ruas, mas sabendo de peculiaridades que a gente nem imagina. Por exemplo, conhecemos a casa onde vive o Príncipe João Henrique de Orleans e Bragança (tetraneto de Dom Pedro), construída em meados do século XIX; a casa onde foi gravado o filme original Gabriela, em que Sônia Braga subia ao telhado. A história se passava em Ilhéus, na Bahia, mas esta cena foi gravada em Paraty.

                                       Na rota do tour de bike: pontos fora do lugar comum

Vemos ainda a Praça Matriz, Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Cinema da Praça, Igreja Nossa Senhora das Dores, Cais Turístico, Praça da Bandeira, Praça e Igreja Santa Rita, Passarela Flutuante (que liga centro histórico ao cais pesqueiro da Ilha das Cobras), Mercado de Peixe, e a pista de pouso de Paraty (que funciona praticamente para grandes empresários, artistas e políticos). Vi alguns aviões pousando e é surpreendente como descem tão próximos às casas. Existe inclusive projeto para que a pista neste local seja desativada. Fiz este tour com a Sou Mais Bike Paraty que tem diversas opções de tour para quem vai sozinho, em família, grupo de amigos, quem é amador ou já adepto à prática. Enfim, não anda de bike quem não quer. Eles também trabalham com aluguel de bike e pra facilitar a vida do turista dispõem de vários pontos para retirada e devolução da magrela. Para saber mais deste tour é só clicar AQUI!

Veja também

Newsletter