Tour de Bike em Paraty atrai cada vez mais turistas!
Saiba tudo sobre as praias, cachoeiras e o centro histórico que estão neste roteiro incrível de Paraty
Quem vai à Paraty, no Rio de Janeiro, já tem em mente fazer o famoso passeio de barco. Claro que este é imperdível, afinal estamos numa região cheia de praias lindas! Mas fui surpreendido com a experiência de fazer um tour de bike, visitando mirantes, praias, centro histórico. Neste post vou falar tudo sobre este tour para quem curte andar na magrela! Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Saímos já de bike da própria pousada onde estávamos hospedados no centro histórico de Paraty. Em poucos minutos, pegamos a estrada de asfalto e seguimos ganhando velocidade e com toda segurança e orientação necessária. O guia nos acompanha em todo momento, sinalizando por onde vamos, a hora de parar, etc. Desdemos em trilhas, caminhos de terra e com pedras, do jeito que o bom aventureiro gosta! A primeira parada é a Praia do Corumbê, onde você começa a ter um contato mais próximo com a comunidade local. A parada permite banho e observação da paisagem sem pressa. Depois seguimos para a Praia do Rosa (acesso pela estrada que leva ao alambique Maria Izabel). Nesta, o convite ao banho foi irresistível! Água calma, rodeado de mata, um paraíso!
No tour, passamos ainda pela Praia Jabaquara, pelo Forte de Paraty (onde temos uma vista linda de toda região), Praia do Pontal e o Centro Histórico. E o melhor: tudo sobre um ângulo diferenciado. A sensação é que a gente de bike se sente mais próximo da realidade do lugar, mais perto da vida cotidiana real. No centro histórico, passamos pelas principais ruas, mas sabendo de peculiaridades que a gente nem imagina. Por exemplo, conhecemos a casa onde vive o Príncipe João Henrique de Orleans e Bragança (tetraneto de Dom Pedro), construída em meados do século XIX; a casa onde foi gravado o filme original Gabriela, em que Sônia Braga subia ao telhado. A história se passava em Ilhéus, na Bahia, mas esta cena foi gravada em Paraty.
Vemos ainda a Praça Matriz, Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Cinema da Praça, Igreja Nossa Senhora das Dores, Cais Turístico, Praça da Bandeira, Praça e Igreja Santa Rita, Passarela Flutuante (que liga centro histórico ao cais pesqueiro da Ilha das Cobras), Mercado de Peixe, e a pista de pouso de Paraty (que funciona praticamente para grandes empresários, artistas e políticos). Vi alguns aviões pousando e é surpreendente como descem tão próximos às casas. Existe inclusive projeto para que a pista neste local seja desativada. Fiz este tour com a Sou Mais Bike Paraty que tem diversas opções de tour para quem vai sozinho, em família, grupo de amigos, quem é amador ou já adepto à prática. Enfim, não anda de bike quem não quer. Eles também trabalham com aluguel de bike e pra facilitar a vida do turista dispõem de vários pontos para retirada e devolução da magrela. Para saber mais deste tour é só clicar AQUI!