Logo Folha de Pernambuco

Tour gastronômico em Recife: do “caranga” à comida japonesa!

No Tio Pepe, em Boa Viagem, o carro-chefe é o filé de pescada amarela, batizado de Dona Pepa! - Fabiano Antunes/@rota1976

Toda cidade tem seus atrativos turísticos. São praças, monumentos, museus, riqueza arquitetônica e cultural, além de sua gastronomia, é claro! O sabor também é ingrediente que a gente não dispensa, afinal a comida diz muito do lugar e essa experiência guardamos na memória afetiva da viagem. Neste post vamos falar de alguns estabelecimentos imperdíveis no Recife. Um roteiro pra quem gosta do caranguejo à comida japonesa e muito mais!

Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

E começamos por um crustáceo que todo bom pernambucano ama: o caranguejo! São muitos os estabelecimentos que servem o bichinho, mas poucos tem um sabor realmente apurado. Quer ir sem medo de errar? Anota aí: Caneca Fina, no bairro da Madalena. Recife e caranguejo são duas palavras que se entrelaçam. Quem é bom pernambucano sabe que na terra do mangue beat e de Chico Science esse crustáceo já faz parte do cotidiano. Chegou o final de semana ou mesmo após o dia do trabalho, a gente se joga a comer caranguejo. Tem gente que prefere ele no casquinho, mas sou do time que acha que comer o próprio “caranga” é uma terapia. O Caneca Fina fica próximo ao Mercado da Madalena, que funciona desde 1925. Se curte um bom e tradicional mercado (daqueles que vendem de tudo) vale a pena dar uma passadinha por lá pra conhecer.

Pra começar a brincadeira, todo mundo vai de caldinho. Ele reina na capital pernambucana. No Caneca Fina pode sair de camarão, caranguejo, feijão, feijoada e peixe. A casa tem uma infinidade de opções de petiscos, pratos, e sobremesa. Os carangas são servidos em mais de um tamanho e tempero. Podem sair na água e sal ou ao coco e no tamanho padrão ou especial, além da opção de caranguejada. Ou seja, é pra agradar todo mundo. Fui no de coco e é super bem temperado, escolha mais que certa! Mas o cardápio da casa não se resume a frutos do mar hein, tem carnes, frango e comida regional daquelas bem pernambucanas como sarapatel, arrumadinho, chambaril, dobradinha e rabada, por exemplo.

Não vamos ainda sair do bairro. Essa dica é pra quem gosta daqueles lugares cheios de charme, tranquilo, em meio à natureza e com sabor bem diferenciado. É o Artisano Café e Cozinha, que funciona há quase dois anos num casarão na Madalena, pertinho do Mercado que citei acima. Abre todos os dias da semana para almoço e com aquele toque de comida artesanal, fazendo jus ao nome. Com serviço cuidadoso e uma culinária livre de produtos industrializados, apresenta um cardápio rico em opções que agradam paladares dos mais diversos e oferece pratos para almoço e jantar, além de sopas com gostinho da casa de mainha. Entre as opções do menu, quiche de queijo com camarão e alho poró, peixe grelhado com molho pesto e espaguete de legumes, filé de peixe grelhado com espaguete feito com cenoura e abobrinha, risoto de queijo com camarão empanado e a carne de sol, tão tradicional na capital pernambucana. Dica: os crepes são uma delícia! Claro que tem ainda cafés e sobremesas a exemplo do petit gateau.

Mudamos de bairro e seguimos para as Graças, pertinho do parque da Jaqueira, onde vale a pena visitar principalmente se estiver em família. Tem ótimos espaços para crianças, pistas de bike, caminhada e muito mais! Essa opção vai pro jantar. A pizzeria Vesuvio  possui duas unidades, uma delas na zona norte do Recife, que fomos conhecer. Ótimo lugar para happy hour ou ir a dois já que o ambiente bem intimista.

Captaneada pelo chef italiano Massimiliano Serino, que nos recebeu com toda simpatia, a pizzeria Vesuvio traz há mais de 7 anos os sabores típicos de Nápoles para Pernambuco. Com capacidade para atender 90 pessoas, o restaurante oferece pizzas com fermentação natural. "São feitas com Semola Rimacinata di Grano Duro, um trigo especial que garante a consistência ideal da massa", explica. No variado menu, pizzas e pratos italizanos, além de bruschettas, burratas e carpaccios. Tem ainda risotos e sobremesas como a torta Caprese (chocolate, amêndoas, nozes e totalmente livre de trigo). Provamos a pizza sendo metade camarão e metade peperoni, massa fininha e crocante, sabor primoroso!

Zarpamos então para a zona sul da cidade. Mais precisamente Boa Viagem, onde fomos conhecer o recém-inaugurado Taladê Japanese Food. Ambiente super agradável, também intimista, ótimo pra ir a dois, e um sabor que é difícil descrever.Entre as opções de entradas frias estão: sunomono misto (salmão em cubos com pepino e gergelim); ceviche (peixes especiais marinados em leite de tigre); e burrito (enrolado com recheio de tamago, cenoura, shimeji, pepino e gergelim torrado). Nas entradas quentes, destaque para o guioza (pastel de massa fresca cozido no vapor com recheio de carne de porco e legumes); huramaki (rolinho primavera com carne bovina e legumes); e tempurá de camarão (camarão empanado, maionese e pimenta shirasha). No menu dos pratos principais, tarefa difícil é escolher. O yakisoba pode ser de carne, frango, camarão e frutos do mar. Já os tempurás são servidos com legumes, camarão ou misto. Os temakis podem vir na versão salmão, atum, kani, skin, camarão, salmão gourmet, polvo cítrico, shimeji, entre outros.

Em Piedade, um lugar sensorial: assim é o Zen, um verdadeiro templo da comida japonesa em Pernambuco. É sensorial porque o ambiente aguça nossos sentidos, espaço aconchegante e contemporâneo que se mistura a um atendimento de excelência e um sabor primoroso. Por isso, é uma experiência sensorial e, claro, gastronômica também. O Zen é referência na gastronomia japonesa em Pernambuco desde o ano 2000. Seja no atendimento presencial ou por delivery, o sabor está mais que aprovado pelos pernambucanos e turistas que visitam a cidade. Eles oferecem o que há de melhor na cozinha nipônica. E o cardápio é tão variado, que se prepare pra ter muitas dúvidas sobre o que escolher.

Prepare-se para a indecisão. São muitas as opções a la carte, mas a nossa salvação é que a casa funciona também no sistema de rodízio, ou seja, prove de tudo que quiser. A arte de criar o sabor e ter uma experiência única está em cada item do menu. Entre as opções de entradas: pepino especial, acompanhado de iscas de frutos do mar e gergelim; sunomono especial (atum, salmão, peixe branco, kani e polvo); saladas; guioza (massa recheada com acelga, preparada no vapor e na chapa, vem em 06 unidades). Tem ainda frango empanado, pasteis, harumakis (massa fina crocante, recheada com legumes, vem em 02 unidades); polvo zen (fatias de polvo acebolado ao alho e óleo), etc. Nos pratos quentes, filé alto grelhado, acompanhado de yakimeshi ou gohan, batatas e molho na opção madeira ou mostarda; tempura (empanados, acompanhados de molho quente, nas opções camarão, peixe, misto e legumes, porção com oito unidades); além de salmão, risotos, peixe do chef, penne oriental (massa penne com molho oriental, filé, camarão e champignon, yakisoba (misto, filé, frutos do mar e camarão), entre outros.

Esta dica é pra quem gosta de comer bem e sem pressa. O ambiente do restaurante Tio Pepe é um atrativo à parte, com muito verde e elementos da cultura nordestina em todos os ambientes. Tradicionalíssimo, funciona há 56 anos, no Recife. Começou na Avenida Boa Viagem e hoje atende no bairro de Setúbal, na mesma região, próximo da praia e da rede hoteleira da cidade.Prepare-se pra ir com fome porque a fartura é grande hein! Um prato completo serve bem 3 pessoas de apetite normal; 2 pessoas mais ou menos normais; e 1 pessoa, após 7 dias de spa brabo, assim avisa o cardápio. E serve bem mesmo! Mas antes de começar, precisamos passear pelas entradinhas. O menu é bem variado. No item engana fome, você vai encontrar entre outras opções casquinho de caranguejo (provei e super recomendo), caldinho de peixe (imperdível), feijão ou camarão, bolinho de bacalhau (super macio), arrumadinho de charque, agulha frita, etc.

Pra finalizar nosso tour gastronômico pela capital pernambucana, visitamos a imperdível churrascaria Ponteio, em Boa Viagem, zona sul da cidade. E se vamos de rodízio, é pra ir sem nem tomar café da manhã viu?! Porque lá é pra quem quer se esbaldar na comilança. O rodízio conta com cortes nobres e um buffet muito diversificado com saladas, pratos quentes, queijos, sushis, etc. A churrascaria Ponteio é bastante visitada por turistas de todo Brasil e outras partes do mundo. Isso por vários fatores: está localizada no bairro de Boa Viagem, onde estão concentrados os hotéis na cidade, a exemplo do Mar Hotel e Ramada (que fica ao lado). A churrascaria é bem próxima do aeroporto e da praia. Uma mão na roda pro turista que vai a passeio ou a negócios!

Não deixe de provar os coquetéis e drinques que o barman ambulante vai servindo no carrinho, passando entre as mesas, aos clientes. São muitas as opções de bebidas. Fomos de caipirosca de kiwi e de caju. Detalhe: a bebida é elaborada com água de coco. Gente, de verdade foi a melhor caipirosca que já tomei na vida! Agora, a minha foi sem álcool já que estava dirigindo. Se beber, não dirija ok? Para saber mais de todos os estabelecimentos que indicamos neste tour, é só clicar AQUI!

 

 

Veja também

Newsletter