Rio Ave: Inovação para construir com excelência
Ser perseverante e destemido são características primordiais dos pioneiros, que deixam suas marcas na história pela inovação e por grandes transformações sociais. Não costuma ser fácil assumir esse papel, geralmente exige sacrifícios e muito trabalho. Porém, trilhar esse caminho, na maior parte das vezes, é recompensador.
Nascido em Portugal, Alberto Ferreira da Costa chegou ao Brasil ainda adolescente, na década de 1950. Em 1968, a paixão por construir levou à fundação da Rio Ave. A construtora decidiu inovar e investir em uma área pouco visada por empreendedores da época.
O bairro de Boa Viagem era uma colônia de pescadores e possuía casas de veraneio. Não era comum ser utilizado como moradia principal. Em 1971, a Rio Ave construiu seu primeiro imóvel na região, o edifício Luzitânia. E a empresa não parou por aí. Ao longo dos anos, vários empreendimentos foram lançados, fazendo do local um dos bairros mais desenvolvidos e valorizados do Recife.
A paixão de Alberto Ferreira da Costa pela bela praia ecoava em cada um dos prédios e não demorou para o bairro se tornar um dos endereços mais desejados da cidade. Aos poucos, o perfil das construções começou a mudar e a Rio Ave passou a se firmar no mercado como referência em residenciais de sofisticação e qualidade. O edifício Ferreira da Costa foi o primeiro no bairro a ter mais de 20 andares.
Alberto Ferreira da Costa, fundador da Rio Ave. Crédito Bosco Lacerda
Em 1998, a empresa dá outro passo inovador e passa a investir em sustentabilidade. Desde então, todos os lançamentos da incorporadora possuem projetos com tecnologia de última geração voltada para reduzir os impactos no meio ambiente.
Novo segmento, a mesma qualidade
A relação de amor com o Recife fez a construtora buscar outro território para levar desenvolvimento. Em 1999, os olhos se voltaram para a Ilha do Leite. Na época, uma área pouco aproveitada entre as zonas Sul e Norte da capital. Até 2017, foram entregues no local os empresariais Albert Einstein, Thomas Edison, Graham Bell, Isaac Newton, Alfred Nobel e Charles Darwin.
Os empresariais Charles Darwin e Isaac Newton, do Rio Ave Corporate Center, na Ilha do Leite. Crédito Bruno Lima
Interligados, eles formam o Rio Ave Corporate Center, o maior complexo empresarial do Norte e Nordeste. Os edifícios tornaram a empresa líder no segmento de construções corporativas, além de terem transformado a região um importante pólo empresarial da cidade, levando valorização para a região e impulsionando novos negócios que geram desenvolvimento para todo o Estado.
Vale ressaltar que o empresarial Charles Darwin possui o maior telhado verde do Recife e um dos maiores do Brasil. Coberto com gramíneas, suculentas, touceiras e mudas nativas e exóticas, ele possui uma área de mais de 2.800m². Segundo estudo realizado pela Rio Ave em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a cobertura vegetal no teto causa a diminuição de 8% na temperatura ambiente e absorve 80% da água da chuva para reutilização.
Em 2011, o novo desafio passou a ser o ingresso na área de hotelaria. O Bugan by Atlantica foi o primeiro, seguido do Ramada Hotels and Suites, ambos localizados em Boa Viagem. O Paiva Home Stay se destaca por estar em Barra de Jangada e por possuir uma vista privilegiada.
Ousadia e retomada
Em 2018, a Rio Ave mais uma vez segue seu DNA desbravador e retoma as construções na Avenida Boa Viagem, região que passou anos sem lançamentos do mercado de empreendimentos. O edifício Carmem Costa foi lançado naquele ano e representou um sucesso de vendas, com 100% das unidades adquiridas no lançamento.
Em 2019, o edifício Alberto Ferreira da Costa também obteve forte aceitação do mercado. Uma curiosidade é que os prédios se destacam por receberem os nomes do fundador da empresa e de sua esposa, além de ambos serem localizados na Avenida Boa Viagem, proporcionando todos os benefícios de viver em frente ao mar, como caminhadas no calçadão e diversão na praia, com a tecnologia e conforto inerentes à qualidade Rio Ave.
Ainda em 2019, a mudança do mercado pediu uma atualização do modelo de gestão. Por isso, a empresa, criada por Alberto Ferreira da Costa, além de contar com a segunda geração de sócios, composta pelos filhos Alberto Ferreira da Costa Júnior, Álvaro José Ferreira da Costa e Claudia Ferreira da Costa, que compõem o corpo societário e o Conselho Administrativo, passou a ter uma governança corporativa, deixando de ser essencialmente familiar e visando a expansão da marca.
Nos anos de 2020 e 2021, empreendimentos como o Alameda Brunehilde Trajano, o Terraço Jaqueira e o Essenza Paiva já utilizavam a tecnologia para oferecer soluções sustentáveis como estação para recarga de automóveis elétricos, iluminação em LED nas áreas comuns, espaço para descarte seletivo e irrigação automatizada com reuso de água em toda área verde.
Por dentro das tendências de mercado
Os apartamentos garden, que ficam no térreo das edificações, permitindo a construção de jardins e se assemelhando bastante à experiência de uma casa, são tendência no mercado imobiliário, dessa forma, a Rio Ave não hesitou em trazer o modelo para Pernambuco.
O Essenza Paiva é um dos empreendimentos que oferecem apartamentos térreos. Ele é referência ainda por representar um investimento da incorporadora em um novo modelo de empreendimento. O projeto, inovador em todos os sentidos, fica na beira-mar do Paiva, o primeiro bairro planejado na Região Metropolitana do Recife, e com uma fachada moderna em total harmonia com o ambiente.
Perspectiva da vista do rooftop e espaço de con… Bossa Segundo Jardim, lançado em maio de 2022
Ainda em 2021, a mesma tendência foi aplicada no Terraço Jaqueira, que marca uma fase da expansão da marca na Zona Norte. O edifício oferece apartamentos térreos com quintal e piscina exclusiva. O edifício conta com quatro opções de planta e muita área verde. Tanto o Essenza Paiva quanto o Terraço Jaqueira foram sucesso de vendas.
Em constante movimento
Em 2022, o Bossa Segundo Jardim é lançado com um projeto arquitetônico criativo e plural. O empreendimento estimula o convívio, contando com rooftop, um espaço ideal para conversar ou simplesmente ler um livro, além da sofisticação que é inerente à construtora. A Rio Ave também começa a marcar presença no segmento casa de praia, e Carneiros foi o local escolhido para o primeiro lançamento pela sua exuberância e tranquilidade.
Perspectiva da vista do rooftop e espaço de con… Bossa Segundo Jardim, lançado em maio de 2022
Novas experiências são sempre bem-vindas, por isso, a Rio Ave fará seu primeiro retrofit, uma solução usada pela arquitetura com o objetivo de transformar edifícios para dar-lhes novas funcionalidades, com tecnologias mais adequadas, sem alterar sua identidade e preservando a história do local. O prédio escolhido foi o do Recife Praia Hotel, no Pina, que passará por remodelação para ganhar mais conforto, modernidade e sustentabilidade. O empreendimento será um residencial multifamiliar com diversos serviços.
Para a empresa, a experiência do cliente começa já no momento em que ele conhece o imóvel, desse modo a construtora investe em showrooms bem estruturados, com conforto e tecnologia, fazendo uso de ferramentas tecnológicas e inovadoras para transmitir a real sensação do imóvel e exibir a qualidade de todas as características do produto.
A marca da construtora acabou de passar por um redesign para se tornar mais leve e moderna. A ideia é que o novo layout acompanhe o espírito desbravador de quem está sempre à frente do seu tempo.
Evolução de dentro para fora
Com mais de 53 anos de fundação, a Rio Ave se preocupa em inovar não somente em seus produtos, mas também no jeito de construir. Usando a tecnologia a seu favor, a incorporadora otimiza processos para ampliar a produtividade e a qualidade construtiva, o que tem forte impacto na experiência do cliente.
Uma das ferramentas utilizadas com esse fim é o BIM (Modelagem da Informação da Construção), uma tecnologia de modelagem e um conjunto de processos associados, que permite a simulação do que será construído com modelos virtuais, o que traz maior agilidade para as tomadas de decisões.
Uma outra tecnologia utilizada pela empresa se destaca por funcionar como Ambiente Comum de Dados (repositório), que transforma projetos de construção em um QR Code e, dessa forma, facilita o acesso e visualização pelos funcionários nos canteiros de obras.
A tecnologia proporciona não só aumento da produtividade, mas também limita a produção de resíduos. Um exemplo é o escoramento de formas plásticas, que diminui o consumo de madeira na confecção da laje. A alvenaria racionalizada permite diminuir drasticamente o desperdício com blocos quebrados, já o trabalho de paginação do revestimento reduz o volume de entulho na obra.
Para desbravar o futuro
Todo o empenho da Rio Ave é reconhecido pelo mercado de construção. O troféu ADEMI, que é o maior prêmio do ramo imobiliário do Estado, já foi recebido pela construtora várias vezes com seus empreendimentos comerciais, residenciais e hoteleiros.
Mesmo com tantos prêmios, a Rio Ave continua investindo em inovação. O propósito é seguir sendo referência em construções imobiliárias, sempre prezando pela qualidade nos variados tipos de projetos. A empresa acredita que o futuro está em constante movimento, sendo construído com ousadia e coletividade, por meio do diálogo com clientes e parceiros.
A Rio Ave busca sempre ir e pensar além dos muros. Sonhos, bem-estar, gentileza, tecnologia, mais qualidade de vida, memórias e um relacionamento cada vez melhor com a cidade.
Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.