Logo Folha de Pernambuco

Vitamassa: tradição à mesa

Divulgação Vitamassa

De uma pequena fabricação de café nasceu a Vitamassa, indústria de alimentos legitimamente nordestina que hoje é reconhecida por milhares de famílias no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O início dessa história de empreendedorismo data de 1937, quando o paraibano José Materno começou, em Campina Grande, um pequeno negócio de torra e moagem artesanal para comercialização local.

Anos mais tarde, em 1945, a empresa receberia o nome de Café Aurora pelas mãos do seu primogênito, Joaquim Duarte, que seguiu os passos do pai no mercado cafeeiro. E enquanto o negócio crescia e fazia sucesso nas feiras, o jovem filho de Joaquin, Celso Duarte, já dava seus primeiros passos como empreendedor e acumulava atividades. 

Inquieto, Celso era vendedor de pronta-entrega do Café Aurora, tinha um pequeno mercadinho de varejo e atacado em uma cidade próxima à Campinha Grande e, durante a noite, ainda dirigia um taxi que dividia com um amigo para complementar a renda. Com muito esforço, trabalho, dedicação e uma imensa vontade de vencer, logo ele conquistou a condição de sócio na empresa da família. 

Com o falecimento de Joaquim Duarte em 1996, Celso adquiriu integralmente o Café Aurora dos demais herdeiros e assumiu a sua gestão, dando início a uma nova fase no empreendimento, com a modernização e ampliação do mix de produtos.

Uma trajetória de superação

Ao lado da esposa Verônica Duarte, Celso navegou com garra os mares bravios das mudanças na economia para manter a empresa viva e competitiva. Foi preciso diversificar os negócios, caminhando em direção a alguns segmentos promissores do setor alimentício. 

De proprietário do Café Aurora, ele partiu em 1981 para adquirir uma pequena fábrica de massas em Campina Grande, que à época se chamava Icoma. Três anos depois, em 1984, surgiu a possibilidade de comprar a fábrica Café Palácio, de Caruaru, no interior de Pernambuco. 

O empresário lembra que, quando estava para formalizar a transação, seu olhar aguçado identificou que o negócio, apesar de pequeno e de estar passando por dificuldades momentâneas, era bem estruturado, fato que compartilhou com o então proprietário da fábrica. 

Em seu altruísmo e integridade, Celso ainda completou dizendo que, caso ele quisesse desistir da venda, poderia prestar uma consultoria para que o empreendimento se reerguesse. Mas a decisão já estava tomada e a venda foi fechada, incluindo o Café Palácio entre as atividades do paraibano.

Autodidata e empenhado em aprender com os erros e acertos do dia a dia, Celso Duarte seguiu em sua trajetória de crescimento que culminou, em 1987, com a compra da Cipan, fábrica de bolachas também de Caruaru; e da marca Vitamassa, em 2002, nome que passou a assinar a linha de produtos da indústria a partir da fusão de todas as empresas.  

Inovação nos negócios

Tendo seus principais consumidores nas regiões Nordeste e Norte do país, a Vitamassa se estruturou ao longo dos anos para atuar nos segmentos de biscoitos, distribuídos entre as marcas Chokolot, Trufas, Tobogã, Vitaresco e Premium; no de massas, que saem nos formatos espaguete, penne, búzios e parafuso; nos cafés com os selos Aurora e Palácio; e nas misturas para bolos em diversos sabores.

No total, são mais de 100 itens fabricados pela indústria. Para atender a demanda tão diferenciada de cada cliente e cada região, a distribuição dos produtos da empresa é multicanal, atuando diretamente com equipe própria, distribuidores, atacados, representantes, além de key accounts nacionais e regionais.

Para movimentar todo o seu processo produtivo e de vendas, a marca emprega 850 colaboradores diretos que estão alocados entre a fábrica principal, sediada em Caruaru, e a filial localizada na cidade de Queimadas, na Paraíba. Também são gerados mais de 250 empregos indiretos a partir da terceirização de áreas importantes como a de logística. Todos trabalham empenhados na missão de encantar os consumidores e levar produtos de primeiríssima qualidade para a mesa das famílias brasileiras.

Nos esforços para atravessar os diferentes momentos econômicos, Celso Duarte levou a empresa a antever os cenários e tendências de mercado. Com isso, a Vitamassa segue aprimorando constantemente suas estratégias, primando pela agilidade, condição essencial para as empresas do segmento em que atua, e com foco na qualidade das suas entregas, visando se manter competitiva frente à gigante concorrência nacional e multinacional.

Nesse espírito de antecipação às necessidades do mercado, em 2018 a Vitamassa ampliou o seu parque fabril, adicionando duas novas linhas de ponta importadas da Itália, Alemanha e Áustria. Os investimentos trouxeram para a indústria as mais avançadas tecnologias para produção de biscoitos no mundo, tornando a fábrica uma das mais modernas do país.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Vitamassa (@vitamassaoficial)


Ética e compromisso com o futuro

Além dos investimentos tecnológicos, a Vitamassa produz de acordo com as melhores práticas do mercado, sob um rigoroso programa de qualidade, com uso dos melhores insumos. Celso Duarte conduziu a empresa a uma gestão com lideranças participativas, que fomenta a interação entre os setores e concede autonomia necessária para que exerçam suas funções com proatividade e responsabilidade.

O engajamento nas questões socioambientais também está presente no DNA da gigante nordestina. Entre as suas iniciativas principais está o patrocínio de eventos que têm como foco o combate à pobreza, à fome e também o incentivo à educação e à saúde. 

No contexto da preocupação com a sustentabilidade ambiental, a Vitamassa possui projetos de mudas para reflorestamento, realiza a coleta seletiva, além de dispor de uma unidade de tratamento de resíduos fabris, tendo o cuidado de selecionar empresas certificadas para destinação destes descartes.

Para crescer de forma sustentável, a expectativa do grupo é de seguir desenvolvendo constantemente produtos inovadores e que atendam às necessidades e desejos do consumidor. Ampliar a sua área de atuação e fortalecer o reconhecimento já conquistado entre os milhares de clientes é a visão da Vitamassa. Tudo isso sem abrir mão da qualidade que é a sua marca registrada há mais de 85 anos. 
 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Corte IDH condena Colômbia por desaparecimento de dois ativistas em 1995
direitos humanos

Corte IDH condena Colômbia por desaparecimento de dois ativistas em 1995

S&P reitera rating BBB do México; perspectiva segue estável
MÉXICO

S&P reitera rating BBB do México; perspectiva segue estável

Newsletter