ACLF Empreendimentos: compromisso com a requalificação urbana de Paulista

Avelar Loureiro Filho, à frente da ACLF

Cuidar das pessoas e desenvolver a região onde elas moram é a grande missão da ACLF Empreendimentos, que há mais de 20 anos está no mercado imobiliário possibilitando um futuro mais confortável para milhares de pessoas, através da entrega de imóveis com qualidade de excelência, acessíveis e tecnológicos. 


 
Com área de concentração no município de Paulista, a empresa tem como objetivo maior a requalificação urbana da cidade e do Litoral Norte de Pernambuco, um sonho que nasceu a partir das experiências de vida de seu fundador, Avelar Loureiro Filho. 
 
A inspiração para a empreitada veio do Sudeste. Em meados das décadas de 1960 e 1970, o Rio de Janeiro vivia uma expansão urbana que se espalhava pela Zona Oeste, através de autoestradas e de uma estratégia de desenvolvimento feita pelo poder público em comunhão com a iniciativa privada. 
 
Esta movimentação plantou uma semente na cabeça do engenheiro e economista pernambucano que, após uma temporada no estado sudestino cursando mestrado em Engenharia de Produção e Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), retornaria ao Recife em 1995. 
 
Avelar Loureiro Filho voltou para sua terra natal não só com o desejo de empreender, mas trazendo consigo uma ampla bagagem de conhecimentos adquiridos em grandes empresas cariocas a exemplo da Goldmine, maior processadora de ouro da América Latina, onde trabalhou na área de logística. 


Presidente do Movimento Pró-Pernambuco, o empresário defende o plano de desenvolvimento do litoral norte que vem atraindo investimentos da ordem de R$ 8 bilhões e envolvendo oito municípios
 

Além disso, o pernambucano participou, ainda, da criação do Banco Cindam, em 1993, atuando na montagem das primeiras operações de arbitragens em mercados futuros e de derivativos no Brasil. Mais tarde, essas experiências fariam a diferença na consolidação daquela que se tornaria a sua meta de vida: desenvolver e transformar a cidade de Paulista.
 
O desejo virou realidade com a fundação, em 1999, da ACLF Empreendimentos, que iniciou suas atividades na área litorânea de Conceição, com a construção de Condomínios Clubes Residenciais faseados. 
 
Relação afetiva com Paulista
 
O envolvimento de Avelar Loureiro Filho com a região vinha de duas vertentes. Em primeiro lugar, havia a paixão pelos esportes náuticos, principalmente a vela, e pelo futebol de praia, atividades praticadas por ele principalmente nas praias de Conceição e Maria Farinha. 
 
Além disso, seu bisavô, José Candido de Miranda, tinha sido um alto executivo da Companhia de Tecidos Paulistas, maior empresa da região no século XX, tendo sido, inclusive, prefeito de Olinda, antes das emancipação de Paulista deste município em 1935. Esses laços afetivos e históricos fizeram com que o fundador redobrasse seus esforços em transformar o território pernambucano.
 
Mas o grande desafio, na época, era a falta de planejamento urbano no estado, que impedia a categorização e organização dos espaços públicos e o uso dos ambientes para empreendimentos como os da ACLF. O problema foi resolvido graças à exigência do Estatuto das Cidades, lei promulgada no ano de 2001 que obrigou os municípios a terem Planos Diretores. 
 
Por conta dessa novidade, a FIDEM, autarquia pernambucana de planejamento da Região Metropolitana do Recife, capitaneou o processo de elaboração da planta diretora de Paulista, que serve, até hoje, como norte para o desenvolvimento da região. 
 
Com a passagem dos anos, a ACLF se deparou com a sua primeira necessidade de adaptação. Tendo como ponto de iniciação a área litorânea, a empresa precisou deslocar os esforços para o centro do município de Paulista, para que pudesse ajustar o centro de gravidade dos serviços 14km mais para o norte, acelerando, assim, o processo de desenvolvimento da cidade.
 
As atividades só se voltaram para a área litorânea novamente alguns anos depois, com empreendimentos lançados no Janga, em Conceição e Maria Farinha. 
 
Negócio fortalecido
 
Hoje, a ACLF Empreendimentos continua atuando no mercado imobiliário do litoral Norte de Pernambuco. Além das unidades entregues no município de Paulista - mais de três mil - também foi a responsável pela construção de mais de duas mil casas no município pernambucano de Água Preta, no âmbito do então chamado Minha Casa, Minha Vida, programa do Governo Federal que subsidia a aquisição de imóveis residenciais para famílias brasileiras. 
 
Seu objetivo continua sendo o de tornar Paulista uma nova centralidade na Região Metropolitana do Recife, melhorando a qualidade de vida dos seus atuais e futuros moradores. Para isso, a empresa tem suprido a cidade e a região com imóveis modernos, parques, empresariais, complexo hospitalar e shopping center.
 
Um shopping, inclusive, foi um dos empreendimentos de destaque construídos pela ACLF no município. O Paulista North Way Shopping foi inaugurado em outubro de 2015, com 90.000m² de área construída e 34.000m² de área bruta locável. O mall foi entregue junto com a finalização das obras do BRT Norte-Sul e do Terminal de Integração Pelópidas Silveira. 

 
O Paulista North Way Shopping, a âncora do desenvolvimento imobiliário da região central do Paulista

Unidas, essas obras proporcionaram uma mudança radical na qualidade de vida das pessoas da região. Hoje, o shopping também é a sede da empresa. As áreas disponíveis do grupo, atualmente, somam 800.000m², espaços que pertenciam à Companhia de Tecidos Paulista (CTP) e que, hoje, estão prontos para serem incorporados como unidades residenciais e comerciais, tudo seguindo o Plano Diretor de Paulista. 
 
Agora, o desafio é a viabilização e implementação desses empreendimentos com ênfase no planejamento urbano, consolidando a cidade como centro de atividades de comércio e serviços da Região Metropolitana do Recife, inovando e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e bem-estar da região, empregando mais de 2.500 pessoas em suas atividades. 


O Alameda do Frio Condomínio Clube é um dos destaques do frio, um novo bairro que começa a seformar em Paulista a partir das obras da ACLF
 
Atuação diversificada
 
Além dos segmentos de construção civil, varejo e desenvolvimento urbano, a ACLF Empreendimentos também se destaca no agronegócio por meio da Camarave, produtora de camarão que teve seu início em 2002 e que hoje abastece o mercado externo europeu e o mercado interno, fornecendo para bares, restaurantes, hotéis e supermercados. 
 
A fazenda do camarão está instalada em uma área de mais de 600 hectares no município de São Bento do Norte, Rio Grande do Norte, e é a única do país com captação oceânica, fornecendo as condições ideais para o desenvolvimento saudável do camarão. A Camarave tem representantes no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. 
 
A atuação diversificada e em constante crescimento é um reflexo do futuro que a ACLF Empreendimentos trabalha para construir. A meta principal da empresa é se consolidar como referência no mercado de desenvolvimento imobiliário. Para tanto, segue investindo em melhores práticas construtivas e urbanísticas, com o real compromisso de cuidar das pessoas e de desenvolver o município ao qual o seu fundador escolheu amar e se dedicar. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by ACLF Empreendimentos LTDA (@aclfempreendimentos)

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Copa do Brasil: sorteio faz Corinthians e Vasco definirem semifinais em casa
Copa do Brasil

Copa do Brasil: sorteio faz Corinthians e Vasco definirem semifinais em casa

Ex-Náutico, Kieza vai disputar o Campeonato Paraibano em 2025
FUTEBOL

Ex-Náutico, Kieza vai disputar o Campeonato Paraibano em 2025

Newsletter