ADEPE - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco: estratégia para atrair grandes negócios
Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) tem contribuído para o crescimento da economia do estado
Quem entende de desenvolvimento da economia nas cidades sabe que o segredo para tornar próspera uma região é o apoio aos pequenos e grandes negócios e a atração de grandes investimentos. Esse trabalho tem sido feito com maestria pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que, por meio de ações indutoras, tem contribuído para o crescimento da economia do estado nos setores industrial, agroindustrial, comercial, de serviços e de economia criativa com foco em inovação.
A missão que vem sendo cumprida pela Adepe é a de fazer de Pernambuco e da sua capital, Recife, o melhor lugar de atração de investimentos do país, e ela tem tido sucesso. Já são quase 60 anos de história, levando para o mundo a mensagem de que o estado possui uma infraestrutura favorável aos investimentos, é a porta de entrada para o mercado promissor do Nordeste e apoia empresas antes, durante e depois da sua instalação. Como resultado, já são mais de R$ 30 milhões aplicados em fomento às cadeias produtivas locais, centenas de empresas atraídas para Pernambuco, além de inúmeros empregos gerados.
Já tendo sido nomeada como Comper-DI, DI-PER e AD Diper, a Adepe está em operação desde 1965 e é uma sociedade de economia mista, de administração indireta do Estado de Pernambuco e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). Nela, foram incubados e nasceram projetos grandiosos, como o Complexo Industrial Portuário de Suape, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e a Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina.
Inovação e desenvolvimento
Entre os serviços prestados ao Estado de Pernambuco pela Agência de Desenvolvimento Econômico, estão a atração de investimentos produtivos, a melhoria do ambiente de negócios, a implantação e gestão de polos empresariais e o apoio aos arranjos produtivos locais. Além disso, está no DNA da Adepe o fomento à inovação, a promoção da economia criativa, o incentivo ao comércio exterior e a comercialização de energia elétrica de fontes renováveis no mercado livre.
O grande diferencial da Adepe está em oferecer um olhar amplo e estratégico na prospecção de novos negócios, que inclui articulação com agências e bancos, venda subsidiada ou doação de terrenos, realização de simulações tributárias e disponibilização de informações estratégicas. Também fazem parte do escopo de trabalho da Adepe o apoio técnico para a escolha da melhor localização e a interlocução com instituições intervenientes, como companhias de água, energia e gás, agência de meio ambiente, entre outros órgãos.
Para colocar tudo isso em prática, a Agência conta com uma unidade avançada em São Paulo e uma equipe multidisciplinar local com fluência em vários idiomas e atuação baseada em um sistema de inteligência de mercado, que também está distribuída na gestão e operação de diversos equipamentos de atração e difusão de investimentos para o estado.
Equipamentos como o Mercado Eufrásio Barbosa, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Loja de Moda Autoral, a Loja de Bebidas, o Centro de Artesanato em Bezerros com o Museu Lula Cardoso, além das lojas de artesanato em shoppings e da Unidade Móvel do Artesanato.
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.