Agência UM: inovação e criatividade que movimentam e transformam o mercado

Presidente Luiz - Divulgação Agência Um

Para a Agência UM, permanecer no mesmo lugar não é uma opção. Descolada, disruptiva e sempre de olho no futuro, já foi eleita Agência do Ano pelo Prêmio Pernambuco de Propaganda e pelo Colunistas Norte/Nordeste, conquistou premiações e concorreu, com destaque, em eventos internacionais de peso, a exemplo do Muse Creative Awards e do Festival de Cannes, e segue em constante evolução sem perder de vista o que mais importa: o resultado dos seus clientes.

A história da UM é calcada no enfrentamento ao tradicionalismo característico do mercado publicitário, sobretudo o local. Por isso mesmo é que vem sendo reconhecida por quebrar paradigmas nunca antes vistos por uma agência pernambucana, vencendo obstáculos que se misturam com a trajetória ousada do seu próprio fundador, Luiz Augusto Correia de Araújo Filho. Para se ter uma ideia, em 1988, o pernambucano possuía uma pequena agência com apenas um sócio e dois colaboradores. Nesta época, como ainda não existiam as principais ferramentas tecnológicas de hoje, como o acesso massificado à internet e aos seus recursos, podemos dizer que o negócio funcionava quase que de forma artesanal. 

Luiz Augusto começou quase do zero e, desde o início, enfrentou a resistência da própria publicidade pernambucana que, durante muito tempo, só tinha espaço para poucas empresas, lideradas por suas famílias já tão conhecidas. Dessa necessidade de enfrentamento, foi crescendo em Luiz o desejo de renovar não só o mercado do estado, mas da região Nordeste que tinha seu tradicionalismo de seletividade igual.

Do sonho para a realidade 

Em 2003, após mudar o nome da empresa de CIA de Propaganda para Agência UM (por sugestão de um criativo contratado na época), conheceu o empresário Janguie Diniz, que iniciava a operação de sua primeira faculdade, a Maurício de Nassau, com apenas 400 alunos. A conquista dessa conta publicitária marcou a trajetória empresarial não só de Luiz, que acreditou no negócio de seu mais novo cliente, mas do próprio Janguie, que precisava de uma agência que pensasse além da publicidade. Foi desse aperto de mãos que nasceu a parceria de sucesso que existe entre eles até hoje.

Como sabemos, os primeiros anos de um negócio sempre são os mais difíceis. No início, manter os contratos e assegurar os pagamentos dos custos fixos da empresa, diante de um mercado extremamente competitivo e volátil, foram, sem dúvida, os maiores desafios de Luiz Augusto. Com o tempo, esses obstáculos foram sendo enfrentados, um a um, com paciência, perseverança, foco e determinação. Nesse meio tempo, o publicitário conquistou mais do que clientes, fez amigos e parceiros, reinventando os seus sonhos através das metas – sempre crescentes – de cada um deles.

Para Luiz, as dificuldades fazem parte do processo de se tornar um bom empreendedor. Acreditar com força nos objetivos, ser otimista e ter confiança em si mesmo são atitudes essenciais para garantir o bom andamento de qualquer negócio.

E foi com esse olhar apurado e atento às oportunidades, características que só um publicitário que domina o que faz possui, que Luiz Augusto identificou, com antecedência, a chegada da revolução digital, movimentando a sua agência com a agilidade necessária para se sobressair do mercado, um dos seus principais objetivos quanto empreendedor.

Enquanto no mercado do Norte e Nordeste ainda havia certa resistência e apego ao off-line, justamente pela visão mais tradicional e cômoda que essas áreas possuíam, na Agência UM já era latente a percepção de que o digital não seria apenas o futuro, mas uma realidade que precisava ser encarada rapidamente para se manter competitiva dali por diante. Por isso, em 2014, a UM disparou na frente da concorrência – direta e indireta – e abriu a F5, seu braço exclusivamente digital, inspirando jovialidade e ousadia para esse mundo de transformações que estava apenas começando.

Criatividade como norte


Sala de reuniões

Hoje, já consolidada e com lugar de destaque no mercado publicitário geral, a Agência UM possui operações não só em Recife, como também em Maceió, Rio de Janeiro e Brasília, com unidades que, juntas, somam um corpo operacional de 240 funcionários. Com entregas nada tradicionais, na área de criação mesmo, a empresa realiza produção de conteúdos multiplataforma, com áreas específicas de motion design, social media, digital branding, entre outros. No setor de business intelligence, trabalha com identificação de tendências, oportunidades para search e tagueamento de peças, com estudos periódicos de segmento ou  concorrência.

 A Agência UM também oferece para seus clientes toda a estratégia e a inovação que um setor de planejamento possui, só que de uma forma ainda mais completa e diferenciada, com uma equipe extremamente especializada, munida das ferramentas de pesquisa mais relevantes do segmento. E não para por aqui: a UM também possui um time exclusivo para o desenvolvimento de ações promocionais, sejam elas reais ou virtuais, gerando experiências que conectam marcas e pessoas. Pelo que deu pra sentir, a paixão pela observação de tendências está no DNA de Luiz e, consequentemente, de sua empresa, que investe em inteligência para unir, cada vez mais, criatividade e resultado na execução de cada uma de suas campanhas que vai para a rua.


Departamento de criação

O conhecimento estratégico da Agência UM funciona como uma ponte entre a ideia e a sua realização, concretizando a necessidade de comunicar dos seus clientes em sintonia com o budget de cada um deles. No seu portfólio, estão trabalhos para marcas que são sinônimos de sucesso, como BRB (Banco de Brasília), Grupo Ser Educacional (com suas 9 marcas de IES pelo país, com destaque para a Uninassau), Baterias Moura, CBN, Grupo Dislub Equador, Complexo Beach Park, entre outros. Importante falar também do seu núcleo de contas públicas, que abraça contas como a Prefeitura do Recife, Prefeitura de Maceió, Prefeitura de Maricá e Governo de Pernambuco. Inventiva e moderna, hoje, a empresa tem 60% do seu volume de trabalho alocado no digital e 40% no off-line. 

Em 2019, não podemos esquecer de um grande marco: a Agência UM inaugurou sua nova sede, na capital pernambucana, com projeto ousado e divertido, seguindo a proposta de vida da empresa. A unidade, localizada na Ilha do Leite, tem mais de 900 metros quadrados, iluminação e design exclusivos, espaços de trabalho, convívio, descanso e lazer, além de vista panorâmica do Recife e de Olinda. 


Sala de convivência/lazer

O objetivo da mudança para um novo escritório foi o de estimular ainda mais a capacidade criativa dos colaboradores e tornar mais tangível o espírito de entusiasmo que permeia o dia a dia da empresa. 

Reconhecimento nacional e internacional

Como a Agência UM acredita que o segredo do sucesso é a felicidade no ambiente de trabalho, sua prioridade sempre foi a construção de um time de valor, desenvolvido a partir do investimento constante no bem-estar e na qualificação dos seus funcionários. Não é à toa que essa dedicação e o trabalho árduo têm dado frutos, afinal, a agência coleciona vários prêmios nacionais e internacionais, graças ao time que possui. 

Além do título de Agência do Ano no Prêmio Pernambuco de Propaganda e no Prêmio Colunistas do Norte/Nordeste, este último obtido logo em sua primeira participação, teve quatro campanhas finalistas no Lisbon International Advertising Festival, de Portugal, sendo finalista também no Cristal Festival, da França.

Ainda ilustrou, com nove peças, duas edições da revista alemã Lurzer’s Archive, considerada a “bíblia” da publicidade mundial. Recebeu o Grand Prix no Muse Creative Awards, do Canadá, e teve ainda quatro trabalhos selecionados pelo site Best Ads, como campanha-destaque da semana. A agência também foi a única, na história da propaganda pernambucana, a figurar em um shortlist do Festival de Cannes.

Esses são reconhecimentos que demonstram não só a qualidade e a capacidade criativa dos seus trabalhos, mas também a força e resiliência de uma empresa que, acreditando que podia fazer a diferença mesmo dentro de um mercado de tantas mesmices, superou diversos obstáculos e os transformou em oportunidades de crescimento. Isso foi possível acreditando nos seus valores, nos valores dos clientes e nos valores, sobretudo, da vida, ao passo que também investe em ações sociais.

É com esse pensamento que a Agência UM atende, de forma filantrópica, duas instituições de extrema importância para os pernambucanos: o GAC - Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer e a APAF - Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes do Fígado

Um futuro que se renova

Para os próximos anos, a Agência UM espera continuar a sua trajetória em busca dessa inovação que é constante, mutável, sempre se antecipando às tendências mundiais e trazendo resultados cada vez mais relevantes para os seus clientes. O próximo passo, já em construção, é se tornar uma agência 100% digital, sem divisão entre on e off-line. Como bem se posiciona e assina atualmente: uma nova agência todos os dias.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

 

Veja também

Haddad: descongelamento é resultado de melhor performance da economia
Brasil

Haddad: descongelamento é resultado de melhor performance da economia

PF prende procurado pelos atos golpistas e candidato a vereador no interior de SP
Golpistas do 8/1

PF prende procurado pelos atos golpistas e candidato a vereador no interior de SP

Newsletter