AutoNunes: força que move o comércio automotivo em Pernambuco

Sr. Beto e Humberto Filho na loja de Prazeres - Divulgação: AutoNunes

Atendimento de excelência para os seus clientes, alta qualidade nos serviços prestados e valorização dos funcionários são os principais pilares que sustentam cada passo dado pela AutoNunes em seus mais de 25 anos no mercado. São valores inabaláveis e que se refletem no desenvolvimento de um time tão integrado quanto uma família e na relação próxima e bem-sucedida com os seus consumidores, colocando a empresa entre as três maiores concessionárias Chevrolet do Nordeste.

O pernambucano Humberto Nunes Pereira, mais conhecido como Seu Beto, é o homem responsável por dar vida ao grupo. Mas para falar da trajetória de Seu Beto e da AutoNunes, primeiro é preciso contar como os automóveis entraram na vida do seu pai e mentor, Severino Nunes Pereira, também chamado de Severino Belo.

No início dos anos 1960, o patriarca sustentava a família fazendo entregas numa estiva em Vicência, na Mata Norte de Pernambuco. Para trabalhar, precisou comprar um caminhão novo e este foi o primeiro contato dele com a Chevrolet, marca que mais tarde viria a representar. Certo dia, Severino Belo foi para o centro da cidade com seu veículo e recebeu uma oferta para vendê-lo por um valor acima daquele que havia pagado. 


Sr. Beto e Humberto Filho

Visionário como era, enxergou na transação uma oportunidade para empreender, iniciando um negócio de compra e venda de carros. Após uma breve passagem pela cidade de Aliança, onde teve um pequeno ponto físico, Severino Belo mudou-se com a família em 1968 para desbravar os mercados da capital.

Nesta época, o comércio automotivo no Recife estava concentrado no centro, mas o empresário teve outra visão. Comprou um espaço na Avenida Caxangá, porta de entrada para a cidade, e montou uma loja com apenas quatro carros. Logo, a Caxangá Veículos, como foi batizada, virou referência no segmento. Foi neste período que o jovem Humberto, então com 16 anos, começou a trabalhar com o pai e a ganhar experiência como vendedor.

No início dos anos 1970, a Caxangá Veículos foi nomeada como concessionária oficial da Chevrolet e o negócio seguiu em uma trajetória de crescimento constante, superando todos os desafios que se apresentavam. O maior deles se deu em 1975, quando uma grande cheia atingiu o Recife. A maioria dos carros da loja foram invadidos pela lama e as peças do estoque foram perdidas. Foi preciso muita força e resiliência por parte da família Nunes para reconstruir o negócio praticamente do zero e seguir em frente. 

De pai para filho

Durante quase duas décadas, Humberto Nunes trabalhou ao lado do pai à frente da Caxangá Veículos. Aos 35 anos, entendeu que era hora de buscar um caminho só seu. Então, aventurou-se em outras áreas, administrando uma empresa de ônibus e uma construtora, mas o chamado da antiga paixão, os carros, persistia. Em 1993, veio o convite da Chevrolet para que abrisse uma nova concessionária na marca na cidade. Nascia, então, a AutoNunes. 


Fachada loja Prazeres

A localização da loja foi escolhida por intuição: um dia, Beto passou de carro pelo bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e avistou um terreno que abrigava uma grande fábrica de calçados. Sentiu que aquele local seria o espaço ideal para o seu negócio, efetivou a compra e começou a construção daquela que segue sendo a sede da empresa até os dias atuais.

Ao longo dos anos e tendo o seu proprietário sempre presente no salão, atendendo os clientes, a AutoNunes expandiu e se tornou um grupo, contanto com unidades em Boa Viagem, no Recife, em Olinda e no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, ultrapassou as fronteiras da capital em um movimento de retorno às origens, inaugurando lojas nos municípios de Gravatá e Caruaru, no interior do estado. 


Loja interna em Caruaru

Além da concessão da Chevrolet, o Grupo AutoNunes representa também a marca Nissan e possui outras operações em seu portfólio, como duas locadoras de veículos, uma corretora de seguros e uma construtora, todas sediadas em Pernambuco. São mais de 550 funcionários contratados atuando para que todos os serviços sejam realizados com excelência, de ponta a ponta.

A empresa familiar, que já está em sua terceira geração, com Humberto Nunes Filho atuando junto ao pai no comando dos negócios, é a maior concessionária do estado e conta com estrutura completa de peças genuínas, serviços de manutenção e reparo de veículos, carros novos e seminovos, tudo baseado nos padrões internacionais de qualidade exigidos pelas montadoras que representa.

Padrão de excelência

A tecnologia tem sido uma grande aliada da AutoNunes e isso se reflete na relação com os clientes. Hoje, é possível comprar carros na concessionária de forma totalmente on-line e receber o veículo em casa. Além das vendas e revendas, as oficinas exclusivas da rede também foram modernizadas e os clientes podem entrar no site, agendar um horário para o conserto dos seus carros e acompanhar virtualmente todos os processos do atendimento. 

Estar perto do cliente é pilar fundamental da filosofia de trabalho da AutoNunes, que é reconhecida por formar verdadeiros laços de amizade com seus compradores. O resultado disso é que a empresa foi reconhecida nacionalmente pela Chevrolet, por 18 vezes, como Padrão A em qualidade de atendimento, posto atribuído graças às pesquisas realizadas com consumidores com avaliação de critérios como tratamento, execução do serviço, entrega, transparência e confiança. 

O respeito e acolhimento também são cultivados quando o assunto é a relação com os colaboradores. A AutoNunes oferece para todo o seu corpo operacional oportunidades de crescimento na carreira e realiza mentorias, demonstrando que os funcionários são, genuinamente, o maior patrimônio do grupo. Como forma de estreitar ainda mais esse relacionamento e criar laços significativos, a empresa realiza uma atividade que também tem o objetivo de valorizar a qualidade de vida de todos e incentivar a prática de esportes. 

O Autonunes Run é um circuito de corrida de rua realizado anualmente com participação dos colaboradores e seus familiares. De caráter também solidário, já que para se inscrever no torneio é preciso doar um brinquedo para crianças atendidas por instituições parceiras, a AutoNunes Run já chegou a reunir mais de 1.500 pessoas em uma corrida e é o evento mais esperado do ano para todos que fazem o grupo. 

Investindo no social e planejando o futuro

Valor importante para todos que fazem a AutoNunes, a solidariedade é exercitada, ainda, por meio de ações de incentivo à cultura e bem-estar social, graças às doações realizadas para projetos como Aria Social e Orquestra Cidadã. Para se conectar também com as comunidades do seu entorno, o grupo faz doações mensais de leite para o Lar Tia Socorro, que atende crianças carentes de zero a sete anos no bairro de Prazeres. Um asilo no município de Escada também recebe doações mensais de cestas básicas da AutoNunes. Além da visão social, a empresa também tem voltado seu olhar para o ambiental e está no processo de construção de uma usina solar, que vai distribuir energia renovável para todas as suas unidades.

Para o futuro, a AutoNunes quer continuar expandindo, construindo novas filiais em Pernambuco, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior, trazendo também outras marcas para o seu portfólio e apostando em novos produtos, sempre atenta às mudanças no comportamento do consumidor. O propósito maior é se manter como uma empresa forte, consolidada no mercado e comprometida em levar para o futuro o legado no setor automotivo iniciado há mais de 60 anos pelo patriarca da família Nunes. 

Veja também

Lewandowski: X 'supostamente' está a serviço de grupos de extrema direita
MINISTRO

Lewandowski: X 'supostamente' está a serviço de grupos de extrema direita para interferir na política

Guardiola apoia greve por redução de calendário, mas avisa: "Tem de partir dos jogadores"
Futebol Internacional

Guardiola apoia greve por redução de calendário, mas avisa: "Tem de partir dos jogadores"

Newsletter