Cadan Distribuição: presença forte do litoral ao sertão

Um retrato fiel da perseverança, força de trabalho e a garra do povo pernambucano

Cadan - Divulgação: Cadan

A Cadan Distribuição traz em sua história um retrato fiel da perseverança, força de trabalho e a garra do povo pernambucano. A empresa, que hoje é referência em sua área de atuação e atende seu estado natal do litoral ao sertão, deu seus primeiros passos na década de 1980 a partir da necessidade do empresário Fernando Silvestre de driblar a crise no mercado imobiliário.

Aos 19 anos e já casado, o jovem estudante de engenharia começou a trabalhar com o sogro na construção civil, área que sempre foi sua paixão. Após uma forte crise econômica que se estabeleceu no Brasil em 1982 e que afetou severamente grande parte dos negócios no país, o empresário, já com 23 anos, viu que era hora de procurar alternativas para conseguir o sustento da família. 

Com espírito empreendedor e atento às oportunidades que estavam ao seu redor, percebeu uma lacuna que traria uma grande virada em sua vida. De profissional da construção civil passou a atuar como avicultor, numa granja cedida por seu pai, abrindo também um frigorífico na cidade de Orobó, no pequeno município do agreste de Pernambuco, e uma lanchonete no Recife para comercializar a sua produção.

Em seguida, abriu a primeira loja de autosserviçoum mercadinho – também em Orobó, onde as pessoas poderiam escolher, elas mesmas, os produtos que iriam levar para casa e não mais pedir através de um balcão como era o costume nas mercearias da época. Além de oferecer uma maior variedade de produtos, o desejo de Fernando Silvestre era ajudar aqueles com menor poder aquisitivo, ofertando itens mais baratos e proporcionando economia para os moradores da região

Mas para que isso fosse possível, o empresário logo percebeu que precisaria comprar as mercadorias em maior quantidade para conseguir repassar para o consumidor com o melhor preço. A saída foi começar a revender e distribuir para comerciantes locais e de cidades vizinhas. Desta época, ele lembra que trabalhava os sete dias da semana, só descansando quando era feriado nacional, já que ainda precisava conciliar a pesada rotina com os estudos

O sistema de compra e revenda foi o embrião do modelo de negócio que, em 1998, se tornaria a Cadan - Capibaribe Distribuidor de Alimentos do Nordeste. Uma marca reconhecida pelo suporte e atendimento de excelência, e que tem como missão principal contribuir para uma sociedade mais justa e economicamente mais forte, através da geração de empregos e de impostos, direta e indiretamente.

Onde tem Pernambuco, tem Cadan

Com mais de 20 anos de mercado, a Cadan já está consolidada como referência em Pernambuco quando o assunto é distribuição. Além da sede instalada estrategicamente às margens da BR-101, no bairro do Ibura, na Região Metropolitana do Recife, em 2015 a empresa demarcou território no sertão do estado, instalando um Centro de Distribuição em Petrolina. Com a nova estrutura, a distribuidora passou a operar no estado de ponta a ponta, chegando a mais de 180 municípios

A Cadan tem em sua carteira cerca de nove mil clientes, distribuindo um mix diverso de produtos de 240 das melhores indústrias nacionais nas categorias de alimentos, bebidas, limpeza, bazar e cosméticos, servindo com eficiência os segmentos de varejo alimentar, restaurantes, bares, lanchonetes, conveniências, padarias, farmácias e lojas especializadas.

A Cadan também é, desde 2014, o Distribuidor Especializado em Cosméticos (DEC) do estado de Pernambuco, com mais de 50 fornecedores só nesta categoria. O conceito de especialização em produtos de higiene pessoal e beleza garante, além da venda fracionada, entrega rápida e suporte diferenciado para o cliente.

Para garantir o melhor serviço do mercado e eficiência logística, com entrega em até 24 horas na Região Metropolitana do Recife e 48 horas no interior, a empresa optou pela segmentação das equipes de vendas que atuam de forma independente entre os segmentos de Atacado, Distribuição, DEC e Food Service. São cerca de 800 colaboradores focados em oferecer o melhor atendimento. 

Valores cristãos e compromisso com a sociedade

Ancorada nos preceitos da doutrina cristã e no desejo de servir de forma ética e com compromisso social, a Cadan investe constantemente na qualificação dos seus recursos físicos e humanos e na atualização de seus sistemas operacionais e tecnológicos. Tudo para contribuir com o desenvolvimento econômico do estado onde estão fincadas as suas raízes.

O forte compromisso que a distribuidora tem com a sociedade também se reflete nas diversas ações de solidariedade que apoia, principalmente em projetos desenvolvidos junto ao Porto Social, Alicerce Educação, Concurso Ler Bem, da Aspa - Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores, entre outros, além de contribuir com diversas ONGs que distribuem alimentos em comunidades carentes em todo estado, durante todo ano. Mais do que suporte financeiro, a Cadan oferece para quem mais precisa aquilo que é básico e vital para a dignidade humana: higiene e comida na mesa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Ler Bem (@concursolerbem)

E é com os pés bem fincados no presente e firme em seu propósito de servir e fortalecer o varejo tradicional e local que a Companhia Distribuidora de Alimentos planeja o futuro, já com a segunda geração da família Silvestre compartilhando o comando dos negócios e amparada em um projeto de governança forte, construído com base nos mesmos princípios que sempre regeram a atuação do seu fundador: o desejo de servir e fazer o bem, contribuindo para um mundo melhor.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: Prefeito é o candidato mais rejeitado na corrida às urnas, com 59%
ELEIÇÕES

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: Prefeito é o candidato mais rejeitado na corrida às urnas, com 59%

Newsletter