Logo Folha de Pernambuco

Clínica Especializada em Vacinas Natália Magalhães: vocação para o cuidar

Humanização como diferencial

Natália Magalhães - NM Vacina

Um forte senso de liderança e o amor pelo cuidado com as pessoas. Esses foram fatores determinantes para que a empresária pernambucana Natália Ferreira Magalhães conduzisse a clínica especializadas em vacinas que leva o seu nome ao sucesso. A empresa, que tem três unidades no Recife - Pina, Boa Viagem e Jaqueira -  e uma no município de Vitória de Santo Antão, traz em seu DNA os sonhos e a vocação da sua fundadora.

Mas ao contrário do que se pode pensar, empreender na área da saúde nem sempre esteve nos planos de Natália. Quando criança, ao ser perguntada sobre o que queria ser quando crescesse, a pequena vitoriense prontamente respondia: “vou ser professora”. Aos 17 anos, ela deu o primeiro passo em direção ao desejo de lecionar e começou o magistério, passando a estagiar em escolas públicas.

Para a surpresa da adolescente e apesar de gostar bastante de trabalhar com crianças, Natália viu que talvez aquele não fosse o caminho que gostaria de seguir. Foi só um pouco mais tarde, ao estagiar na Secretaria de Saúde de Vitória, lidando com o público, com médicos e enfermeiros, que ela descobriria a sua verdadeira paixão. 

Coragem para mudar os rumos

Incentivada pelos amigos que fez na Secretaria de Saúde, que acompanhavam seu ótimo desempenho no trabalho, sua proatividade e o carinho com que tratava as pessoas, Natália decidiu prestar o vestibular para Enfermagem na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na capital pernambucana. Nesta época, a estudante ainda precisava conciliar a graduação com a maternidade, já que foi mãe ainda adolescente. Um desafio que para muitos poderia ser uma pedra no caminho, para Natália foi mais um motivo para continuar perseguindo o seu sonho e, além disso, dar uma vida melhor para a filha.

Desafios não faltaram na jornada de Natália em direção a sua formação profissional. No entanto, determinada como estava em fazer o seu sonho dar certo e com o apoio incondicional da família, ela completou os estudos e, logo em seguida, entrou em uma pós-graduação em Saúde Pública na Universidade de Pernambuco (UPE), recebendo o título de sanitarista. 

Já formada, trabalhando como coordenadora de um centro de especialidades médicas, Natália chamava a atenção por sua aptidão para o trabalho. Era reconhecida pela educação, pelo cuidado com os pacientes e por ser solícita com todos. Sentindo-se cada dia mais à vontade com a profissão, Natália começou a pensar em abrir seu próprio negócio, dentro da área pela qual havia se apaixonado. 

A ideia surgiu de repente, quando estava indo para mais um dia de trabalho e passou em frente a uma clínica particular de vacinas. A enfermeira notou que não havia um espaço do tipo na sua cidade natal, apesar de haver necessidade e demanda para um negócio nesse formato. Foi então que, em 2016, mergulhou no universo do empreendedorismo e começou a montar um projeto, com muito estudo e pesquisa. 

Amor e cuidado em cada detalhe

Inicialmente, a ideia era abrir uma franquia, mas com o afinco e a ambição que lhe eram característicos, e incentivada por seu maior apoiador, seu marido Wilson Santos, percebeu que tinha capacidade para estruturar uma clínica própria ainda melhor do que aquelas oferecidas pelos modelos de franquia. Foi assim que, em 2017, surgiu a Clínica Especializada em Vacinas Natália Magalhães, em Vitória de Santo Antão.

No começo, o negócio contava unicamente com a mão de obra da sua fundadora e de uma técnica de enfermagem para todos os processos, desde a compra dos equipamentos até a aplicação das vacinas e administração do espaço. Com o tempo, a demanda aumentou e, com ela, o corpo de funcionários. Desde sempre, Natália tinha como norte realizar um trabalho humanizado, pensando nas necessidades das famílias, que logo sentiam o cuidado com que eram feitos os processos na clínica. 

O espaço foi criado para ser um ambiente agradável e acolhedor para as crianças e também para os pais, que recebiam informações precisas e didáticas sobre as vacinas. Aos poucos, a clínica foi se tornando o veículo que Natália precisava para exercer a liderança e o cuidado que sempre a guiaram enquanto profissional.

Crescimento com consistência 

Enquanto os atendimentos na clínica ganhavam força, Natália continuava suas viagens para o Recife, onde atendia alguns clientes em domicílio. Mas o passo mais importante para o início da sua expansão para a capital foi dado através dos amigos Luanda e Paulo Leite, proprietários do Studio da Criança, que abriram as portas da escola para que a empresária realizasse atendimentos dentro do espaço, ampliando a sua clientela fiel. 

Com o aumento da demanda, surgiu a necessidade de abrir uma operação fixa da clínica na cidade, já que a quantidade de atendimentos não suportava mais as viagens entre Recife e Vitória de Santo Antão. O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, passou de uma unidade para quatro, atendendo as zonas norte e sul da Região Metropolitana. Uma delas, localizada no Pina, foi fruto do incentivo e parceira com as sócias do Espaço Mãetamorfose, Dulce Gayoso e Bruna Monteiro, grandes admiradoras do seu trabalho.

Humanização como diferencial

O serviço realizado pela Clínica Especializada em Vacinas Natália Magalhães, que oferece todas as vacinas disponíveis no calendário vacinal da rede particular para todas as idades, pode ser feito em domicílio ou nas próprias unidades, e a clínica conta com equipe preparada e alinhada com o objetivo de transformar o momento da vacinação em uma experiência positiva, sem traumas e sem medo, com suporte e apoio no pós-atendimento.

Desde o início, Natália aposta na tecnologia como parceira no desenvolvimento dos negócios. Prova disso é que a clínica oferece um novo método utilizado frequentemente nos Estados Unidos a partir do dispositivo Buzzy™, que tem o tamanho da palma da mão e usa a tecnologia CoolPuse™, aliviando as dores da aplicação de vacinas. Vários estudos clínicos comprovaram que o Buzzy™ diminui sensivelmente a dor da picada de agulhas, tornando a experiência menos dolorosa, principalmente para as crianças.

Enquanto sua empresa colhe os frutos do sucesso que cultivou com tanto trabalho e cuidado com os pacientes, Natália segue se capacitando, a exemplo da especialização em Imunologia e Imunização feita na Fundação Hermínio Ometto - FHO, em São Paulo. Além disso, realiza consultorias e palestras de promoção da saúde, guiada pela responsabilidade de conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a importância da vacinação para a saúde pública.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by NM VACINA (@nmvacina)


Para a clínica que carrega não só seu nome, mas também o seu propósito de vida, ela almeja a sua consolidação no mercado como referência no tratamento humanizado de pacientes, levando para cada um deles a noção da importância do cuidado médico e da prevenção de doenças para a promoção da saúde e do bem-estar físico, mental, emocional e social de todos.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

BNDES aprova R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil alunos de escolas públicas
CONECTIVIDADE

BNDES aprova R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil alunos de escolas públicas

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Newsletter