Logo Folha de Pernambuco

Colégio Madre de Deus: uma família dedicada à educação

Colégio Madre de Deus / Unidade ll - Boa Viagem - Divulgação Colégio Madre de Deus

Referência em educação e um dos mais tradicionais e inovadores de Pernambuco, o Colégio Madre de Deus foi inaugurado em 1973 com o objetivo principal de transformar os processos educacionais da época. Depois de três formações acadêmicas nas áreas de contabilidade, educação física e pedagogia, a educadora Marlúcia Sá abriu as portas da escola no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, dando início a um sonho que atravessou gerações.

Rumo aos seus 50 anos, aliando tradição e inovação, o Madre de Deus foi pautado nos princípios da fé cristã desde os seus primeiros dias. Iniciou suas atividades de forma tímida, em uma pequena casa que abrigava poucas turmas. Mas tendo a afetividade como um dos seus pilares e com a excelência dos serviços oferecidos, foi conquistando a vizinhança e, assim, crescendo a cada ano.

Em 1978 aconteceu a primeira expansão da escola, que ganhou novo endereço, ainda em Boa Viagem, no local onde funciona hoje a Unidade I, atendendo crianças de 1 a 10 anos de idade. Em 1998, marcando as duas décadas de atuação, o Madre de Deus fundou a Unidade II, para atender ao seu novo público, com faixa etária a partir dos 11 anos.

Em sua trajetória de expansão, o colégio logo passou a receber alunos de todas as etapas da educação básica, do “Ninho” ao Ensino Médio, e chegou também na Zona Norte da capital. Atualmente, funciona em três unidades – duas em Boa Viagem e uma no bairro da Tamarineira – geridas pelos dois filhos de Marlúcia, Christiana Cruz e Gerez Figueiredo, que herdaram da mãe a paixão pelo ensino.

Pedagogia de referência

Sempre visionária, a fundadora do Madre de Deus acreditava que, ao desenvolver a autonomia nas crianças, elas construiriam seu próprio aprendizado. Por isso, inicialmente, o colégio baseou sua prática pedagógica na metodologia montessoriana. Partindo desse princípio, a escola desenvolve hoje seu trabalho numa abordagem sócio-interacionista vygotskiana, que incentiva o aluno a fazer as descobertas pautadas no conhecimento a partir da valorização de suas experiências pessoais.

Tendo a aprendizagem como foco principal, o Madre está entre os colégios que mais aprova os estudantes nas universidades públicas, além de ser um dos recordistas em medalhas em Olimpíadas nacionais e internacionais. Além disso, a escola rompe barreiras locais e é referência no Norte/Nordeste por garantir a inserção de seus estudantes nas principais universidades do mundo. No programa de High School do Madre de Deus, os estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou da 1ª série do Ensino Médio estudam o currículo brasileiro e o americano simultaneamente, tendo aulas em inglês com professores americanos, em uma imersão com vivência da língua tanto nas atividades do dia a dia quanto nas disciplinas oficiais. O certificado que é dado ao final do programa, e que garante todos os anos o futuro imediato dos alunos do Madre fora do país, é aceito em instituições não apenas americanas, mas canadenses e europeias também e o diploma oficial de High School é emitido por uma conceituada universidade americana.

Acompanhar as novas tendências, aliando-as aos valores que enriquecem o ser humano, tornou-se um dos cuidados principais do Madre de Deus. A missão do colégio é formar cidadãos éticos e futuros profissionais capacitados através de uma educação moderna, de excelência e com resultados efetivos. Valorização da família, afetividade, criatividade com autonomia, inovação do conteúdo, confiabilidade, respeito ao próximo e transparência são alguns dos seus pilares.

Contando com um quadro de profissionais dedicados e preparados, o Colégio Madre de Deus mantém um programa periódico de formação continuada e grupos de estudos. Dessa forma, além de ser campo de atuação de educadores, assume também um caráter coadjuvante na formação dos seus professores, cuja preparação estimula o diferencial nos alunos diariamente.

Sustentabilidade na teoria e na prática

Diante dos desafios do mundo contemporâneo, a sustentabilidade e a responsabilidade social são dois eixos presentes na formação estudantil e nas práticas adotadas pelo Colégio Madre de Deus. Todos os projetos norteadores são desenvolvidos com ações de conscientização e foco na preservação do meio ambiente. 

A equipe docente apresenta ao aluno o poder transformador que ele tem nas mãos, ao conhecer as causas e consequências da situação atual do planeta. Dentro dessa proposta são desenvolvidas uma série de ações como o não uso de descartáveis, o ensino do descarte correto e a reciclagem de resíduos sólidos. 

Além disso, a participação de projetos sociais agregadores proporciona maior responsabilidade e visibilidade dos resultados, como a ressignificação de resíduos descartados com os projetos Pimpex e Love Trash, a coleta de caixas de leite para produção de mantas térmicas para moradores de rua com a campanha Anjos da Noite, a coleta de lacres de metal em troca da doação de cadeiras de rodas para crianças carentes com a iniciativa do Lacre do Bem e a coleta e reciclagem do óleo com a campanha Mundo Limpo, Vida Melhor, da indústria ASA.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Colégio Madre de Deus (@colegiomadrededeus_)

São ações que concretizam na prática a preocupação do Colégio Madre de Deus em formar líderes e cidadãos conscientes, engajados e protagonistas na construção de um futuro melhor para todos. Afinal, o tempo de mudar é agora e qualquer mudança só acontece através da educação.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Newsletter