Divina Pharma: cuidar das pessoas é seu maior propósito
Desde o seu nascimento, o que move todas as tomadas de decisões da Divina Pharma é o desejo de promover o bem-estar das pessoas, missão que a empresa realiza com maestria ao oferecer, há mais de 30 anos, produtos exclusivos e que já se tornaram parte do dia a dia dos brasileiros.
Foi este propósito que conduziu a Divina Pharma a uma evolução impressionante dentro do mercado: o que começou como uma distribuidora, transformou-se em um laboratório farmacêutico de primeira linha.
Essa história de sucesso se confunde com a do seu fundador e atual presidente, João Marinho. No ano de 1983, então com 17 anos, o jovem pernambucano começou a trabalhar na revenda de tratores fundada por seu pai, Paulo Marinho.
Logo, o comando do negócio passou para as mãos de João e de sua irmã, Maria, já que o patriarca precisava se ausentar com frequência e por longos períodos para acompanhar a esposa e mãe dos seus filhos, Maria Helena Marinho, em um complexo tratamento de saúde nos Estados Unidos.
Foram anos de dificuldade e muito trabalho duro para João Marinho, que despertou para o mundo dos negócios à frente da revendedora de tratores. Mas no início dos anos 1990, o jovem empresário, já casado e com família constituída, decidiu que era hora de trilhar seu próprio caminho.
O momento era propício, já que a abertura do mercado brasileiro estava movimentando novos segmentos. À época, João Marinho havia conhecido o médico carioca Cid Jardim, que percebeu a abertura comercial como uma oportunidade de importar vitaminas para o Brasil.
O acesso a produtos de qualidade neste segmento ainda era difícil no país, o que tornava a ideia ainda mais promissora. Nascia, então, em 1991, a partir da sociedade entre Marinho e Jardim, a Divina Pharma, com a representação da marca Sundown, trazendo um portfólio completo de suplementos e vitaminas para o território brasileiro.
Um Novo Mercado
O início foi promissor, mas de muito aprendizado, já que o mercado de vitaminas ainda era pouco explorado e reconhecido nacionalmente. Além deste, outros desafios foram se impondo e sendo superados, como a primeira crise enfrentada em 1998, quando a disparada do dólar afetou as importadoras de todo país, gerando dívidas vultuosas.
Dívida paga, a meta era voltar ao topo, oferecendo produtos de qualidade e ocupando um lugar competitivo no mercado, diferenciando-se pela qualificação e diversificando as operações. O curso da jornada da Divina seguiu bem após o contratempo, com as vendas alavancadas e mais produtos sendo oferecidos. Em 2015, Cid Jardim deixou a sociedade e João Marinho passou a ser o único nome à frente do negócio.
Hoje, a Divina Pharma importa, distribui e vende produtos da Sundown Vitaminas para todo o Brasil, com exclusividade na operação. São trinta anos desenvolvendo a marca para se tornar líder no país. O grupo também é reconhecido mundialmente como uma das melhores operações do grupo Nestlé Health Science S.A., detentora da Sundown, o que eleva ao máximo a sua responsabilidade e, consequentemente, seu nível de exigência.
Foco na qualidade
A Divina tem um grande compromisso com a qualidade dos seus serviços e o honra através da construção de parcerias sólidas com empresas reconhecidas na sua área de atuação. Além da Sundown, o grupo também empreende com a Lonza Pharma, multinacional suíça com mais de 100 anos de atuação.
A Lonza fornece produtos e serviços para as maiores indústrias farmacêuticas e biológicas do mundo. Dessa parceria, resultou o lançamento de um portfólio focado no sistema articular e digestivo, com ativos diferenciados e patenteados em diversos países. E em resposta ao espírito empreendedor de João Marinho e à projeção internacional da Divina, em 2020 a empresa recebeu o aval para fabricação de produtos próprios, transformando-se em indústria.
Processo de encapsulamento dos produtos
Hoje, a Divina Pharma fabrica a cúrcuma mais vendida no mercado de suplementação do Brasil, a Bioroots. A “família” de produtos Bioroots também conta com uma linha vegana, que além da cúrcuma, abrange também vários outros produtos: Vitamina D, cranberry, ômega-3, proteína, entre outras.
A empresa também lançou a vitamina D+Zinco, com o seu produto D.Zinc, e dispõe também de uma linha completa de Vitamina C, com a C-Triple (comprimido, efervescente e em gomas para crianças), de Melatonina e probióticos.
Etapa final do controle de qualidade
Além disso, a Divina Pharma dispõe de linhas específicas para visitação médica, com Artros, Peaflan e Sarcoliv. Para a distribuição e armazenamento dos produtos, a empresa conta com estrutura de escritório comercial em São Paulo e um depósito de logística em Extrema, Minas Gerais.
A inovação é uma das bases do crescimento da empresa. Aliando a tecnologia com a sua filosofia de cuidado e atenção com os clientes, a Divina criou duas plataformas para aproximar e facilitar essa relação: o Nutripack, de suplementação inteligente, onde é possível personalizar as vitaminas incluídas no produto; e a Vitaplace, e-commerce que une todas as marcas do grupo.
Bem-estar que muda o futuro
Como uma empresa que tem como principal razão de existir o cuidado com o bem-estar das pessoas, a Divina Pharma também sabe da importância de se integrar em ações sociais, contribuindo para uma mudança significativa na sociedade. Por isso, desde 1997, a empresa apoia o espaço Maria Helena Marinho.
Integrado ao Movimento Pró Criança, entidade sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes carentes da Região Metropolitana do Recife, o espaço, batizado com o nome da mãe de João Marinho, falecida em 1989, atende mais de dois mil jovens por ano.
Alunos do grupo de Cordas do projeto Pró-criança
No local, são oferecidas atividades como balé, orquestra de cordas, percussão e dança, além de cursos de capacitação para geração de renda voltados para as mães das comunidades atendidas pelo projeto. Afinal, para todos que fazem a Divina Pharma, pensar nas necessidades dos que mais precisam é demostrar apoio e incentivo na busca por um futuro melhor para todos.
E é baseada na certeza de que dias melhores estão sempre por vir que a empresa segue construindo sua trajetória de sucesso, tendo como norte a promoção do bem-estar das pessoas e prezando por parcerias de valor para continuar ganhando o mundo.