Logo Folha de Pernambuco

Eletron Energy: revolucionando a oferta de energia limpa no Brasil

André Cavalcanti, Fundador e CEO da Elétron Energy - Foto: Claúdia Araújo

Um negócio genuinamente pernambucano que leva energia limpa para todo o país. Este é o Grupo Elétron Energy, que tem sede no Recife e diversas filiais instaladas Brasil afora, operando através das empresas Elétron Energy, Elétron Gestão, Elétron Power, Mercúria Comercializadora e da Juntos Energia

Em conjunto, as operações geram números grandiosos: são 1.900 MWm comercializados mensalmente, gestão de mais de 600 unidades de consumo, 82 usinas fotovoltaicas, três centrais hidrelétricas, além da geração energética por assinatura para milhares consumidores residenciais.

Desde 2012, o grupo garante soluções únicas em energia e tem como foco maior a preocupação com um futuro mais sustentável. O resultado de todo o trabalho realizado é que a Elétron Energy está, desde 2015, entre as mil maiores empresas do Brasil e foi eleita por quatro anos consecutivos como a melhor empresa de energia do Norte e Nordeste. 

André Cavalcanti é o empresário responsável por fazer a Elétron Energy acontecer. Em meados de 2011, com 28 anos, André era sócio de uma companhia de projetos de geração de energia. Por lá, ele começou a perceber uma lacuna no mercado: quando os projetos eram finalizados e entregues, o cliente precisava de uma empresa que entrasse no processo para vender ou comprar a energia excedente. 

Pensando nessa necessidade, auxiliou na implantação e operação da comercializadora de energia junto com outros sócios. Mas por causa de algumas diferenças de visão, André deixou, posteriormente, esta empresa e passou a trabalhar para criar a sua própria. Para isso, chamou três industriais que eram seus clientes para integrarem o projeto. 

Os quatro, André como gestor e os demais como investidores, abriram a Elétron Energy, que se iniciou como uma consultoria na área de energia e gás natural para indústrias, já que, por conta dos recursos limitados, ainda não havia condições de realizar trade e comercialização. Os primeiros clientes foram os próprios investidores e pessoas ligadas a eles. 

Crescimento constante

A empresa foi crescendo diante das demandas desses primeiros clientes e, apesar da equipe reduzida e dos poucos recursos, foi se tornando referência em gestão de energia no Nordeste. O tempo foi passando, aprendizados foram sendo acumulados e a equipe foi aumentando. Em 2014, a Elétron Energy abriu sua primeira filial no estado de São Paulo. A chegada ao Sudeste marca também a entrada da empresa no ramo de comercialização. 

No início, a Elétron trabalhava com as chamadas “operações casadas”, em que eram feitas vendas com compra garantida, sem risco de mercado. Aos poucos, foi se especializando e começou a realizar trades, com operações mais estruturadas e de mais risco. A empresa atingiu, então, um volume financeiro mais alto e se deparou com a necessidade de mais capital. 


CGH Juliana, subsidiária da Elétron Energy, localizada em Igrapiúna - BA

O grupo decidiu, então, trazer um novo investidor, que chegou em 2019. O fundo americano Alothon aportou 30 milhões de dólares e deu fôlego para que o negócio continuasse crescendo na área de comercialização. O momento era promissor e, neste mesmo ano, a Elétron Energy também foi eleita a segunda melhor empresa de energia do Brasil, prêmio concedido pelo anuário Valor 1000. 

Com a entrada de um capital maior para atuação, a Elétron decidiu construir um braço de geração de energia limpa e comprou sua primeira central geradora hidrelétrica no sul da Bahia. Era uma unidade que estava desativada, foi reformada pela empresa e colocada para operar. 

Como parte do esforço para se tornar uma empresa de geração de energia limpa, a Elétron Energy também adquiriu a Enercred, atualmente denominada Juntos Energia, companhia voltada para o varejo e especializada na oferta de energia para consumidores residenciais e pequenos comércios. 

Com a compra, estabeleceu mais uma mudança estratégica no seu plano de negócio, tornando-a uma alternativa no mercado de oferta de energia sustentável para pessoas físicas e pequenos empreendimentos. 

Expansão e compromisso ambiental

Hoje, a Elétron Energy tem unidades em São Paulo, Recife, Alagoas, Rio Grande do Norte, Belém, Manaus e João Pessoa, empregando cerca de 150 pessoas direta e indiretamente. Além disso, tem usinas solares em operação em Pernambuco e Minas Gerais e está construindo mais 32 unidades em outros estados do país. 


Escritório de Recife - Seda da Elétron Energy

O grupo deixou de ser comercializador e gestor de energia e tornou-se uma empresa de soluções energéticas que pensa alternativas customizadas para seus clientes, proporcionando redução de mais de 20% nos custos com energia. A Elétron construiu, ainda, parques que atendem empresas de todos os tamanhos e segmentos e criou um programa de “eficientização” energética, que trabalha para reduzir o custo e o uso de energia por parte dos consumidores através de projetos de engenharia. 

O grupo também dá descontos em energia para consumidores residenciais e possui um braço de storage, que, através de cooperação com empresas pernambucanas e chinesas, faz uso de baterias em projetos com foco em clientes de localidades mais distantes que têm problemas com a qualidade da energia fornecida pela distribuidora local. 

Mas o compromisso da Elétron vai além do fornecimento energético e mira na construção de um futuro mais sustentável para todo o planeta. É por essa razão que a empresa passou a ser signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que conta com empresas e participantes comprometidos com a construção de um planeta mais limpo e verde. 


UFVs da Elétron Energy, localizadas no interior do Estado de Pernambuco

Como signatário, o grupo assume, ainda, a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem a proteção dos oceanos e ecossistemas, a criação de cidades sustentáveis e o investimento em energia e infraestrutura. 

Para o futuro, a Elétron Energy quer se tornar a melhor companhia de energia do país, atendendo consumidores de todas as classes e tamanhos. O grupo deseja estar dentro dos lares dos brasileiros, levando energia renovável e de custo adequado para todos. 

Entre os planos que estão no horizonte da empresa está a oferta de modelos de negócio financeiro para que o consumidor tenha a opção de pagar sua conta em formatos diversos. A grande meta, por fim, é a satisfação total do cliente, seja ele um grande industrial ou o cidadão que está no conforto de sua casa. 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México
México

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México

Barreirinhas: Se não se confirmar compensação à desoneração, a AGU será acionada
FOLHA

Barreirinhas: Se não se confirmar compensação à desoneração, a AGU será acionada

Newsletter