Fecomércio-PE: há oito décadas impulsionando a economia de Pernambuco

Uma instituição que ouve e defende os interesses de quem faz girar as rodas da economia.

Bernardo Peixoto- Presidente da Fecomércio PE - - foto: divulgação

O comércio é um dos elementos vitais de toda sociedade. É ele que alimenta o povo, gera renda e empregabilidade. Valorizar o comerciante é reconhecer que ele tem função indispensável nas engrenagens que movem uma comunidade. E foi a partir do entendimento de que para construir uma região econômica e culturalmente forte é preciso ouvir e defender os interesses de quem faz girar as rodas da economia. Assim, nasceu a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).
 
Em 1942, ano da sua fundação, havia a necessidade pungente de um órgão que pudesse organizar e representar as demandas dos comerciantes pernambucanos. No início, o trabalho da Fecomércio-PE era emitir as guias das contribuições sindicais. No entanto, ao longo dos anos, a complexidade das atividades urbanas e comerciais foi exigindo a ampliação da atuação da Federação e, nos anos 90, ela já oferecia uma gama grande de produtos e serviços que a aproximavam ainda mais das categorias que representava, defendendo uma economia de mercado livre e promovendo o fortalecimento da atividade comercial, principalmente das micro e pequenas empresas.
 
Inicialmente batizada de Federação do Comércio Varejista do Nordeste Oriental, a instituição passou a se chamar Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco em 1998, durante a administração do presidente Josias Albuquerque, e seu nome se mantém até hoje. Josias é, inclusive, um dos grandes idealizadores da nova sede da Fecomércio-PE, a Casa do Comércio, cujo prédio leva seu nome.
 
Com ele, foram feitas mudanças na estrutura interna, novos setores foram criados e estabeleceu-se a missão de levar os empresários pernambucanos para conhecerem o mercado internacional, prospectando novos mercados e novos modelos de negócios. Atualmente, a Fecomércio-PE tem 22 sindicatos patronais filiados e integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), instituição responsável por representar os interesses dos empresários brasileiros do setor do comércio e administrar as unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) espalhadas por todo o território nacional. 
 
Um dos marcos mais importantes da trajetória da Fecomércio-PE foi a inauguração da Casa do Comércio, em junho de 2023, espaço construído bem no coração do centro do Recife como sede da instituição e utilizada para abrigar as administrações da Fecomércio, do Sesc e do Senac e receber os seus associados.
 
Idealizada originalmente por Josias Albuquerque, responsável também por arrecadar os recursos necessários para sua construção, ela foi finalizada e inaugurada pelo presidente Bernardo Peixoto, à frente da gestão das entidades desde 2019. A Casa do Comércio contou com um investimento de R$ 26 milhões e é um prédio sustentável e moderno, com uma estrutura robusta que permite ampla assistência aos seus agentes.

Federação do Comércio de Bens - foto:divulgação
 
Entre os múltiplos serviços oferecidos pela Fecomércio-PE estão assessoria sindical, jurídica, legislativa e econômica, além do Certificado Digital e Cartão do Empresário. Por meio do Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE e a Ceplan Consultoria, a instituição realiza pesquisas conjunturais, de sondagens de opinião e estudos especiais com o objetivo de identificar as expectativas de compras e de vendas durante períodos comemorativos para o comércio de bens, serviços e turismo, auxiliando os empresários e consumidores na tomada de decisões.
 
Assim, a Fecomércio-PE segue trabalhando há mais de 80 anos de forma incansável em prol do desenvolvimento econômico e social, assumindo um papel fundamental na construção de um estado mais próspero e vibrante, por meio do diálogo construtivo e do suporte à educação e à capacitação, sendo um alicerce robusto para a melhoria contínua da qualidade de vida de todos os cidadãos. 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Fundaj recebe exibição de documentário sobre Léa Freire seguida de apresentação da artista
Música e Cinema

Fundaj recebe exibição de documentário sobre Léa Freire seguida de apresentação da artista

Peça que Arlete Salles traz ao Recife aborda o amor na terceira idade
TEATRO

Peça que Arlete Salles traz ao Recife aborda o amor na terceira idade

Newsletter