Grau Técnico: visão empreendedora e paixão pela educação

Os irmão Romero, Carolina e Cristiana da Fonte, Hisbelo Andrade Lima e Ruy Maurício Porto Carreiro - Divulgação Grau Técnico

Foi a partir do desejo do pernambucano Ruy Maurício Porto Carreiro Filho de ter seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, mudar a vida das pessoas através da educação que surgiu o Grau Técnico. Inaugurada em 2010, a empresa já nasceu com uma proposta inovadora e uma metodologia que possibilitava ao aluno estudar e trabalhar. Logo, tornou-se a principal referência em ensino técnico particular no Brasil.

As bases dessa história de sucesso começaram a ser construídas anos antes, em 2002, quando Ruy, que à época trabalhava em um grande banco, visitou uma feira de franquias e conheceu uma rede de cursos profissionalizantes. Com sua visão empreendedora, o jovem bancário, então com 24 anos, resolveu que era hora de tomar as rédeas da própria carreira e se lançar como empresário.


Ruy Maurício Porto Carreiro Filho

A empreitada começou com uma única franquia da Microlins em Olinda, que mais tarde se desdobraria em outras unidades instaladas na Região Metropolitana do Recife. Com o negócio em franco crescimento, as irmãs de Ruy, Cristiana e Carolina da Fonte, entraram para a sociedade, unindo forças para alavancar a empresa. 

Posteriormente, a família empresária se tornaria franqueada também do Instituto Embelleze. Alguns anos mais tarde, já formando uma equipe forte e coesa, os irmãos utilizaram a maturidade como empresários e a experiência como franqueados para alçarem novos voos, dessa vez com uma marca própria.

Oportunidade de mercado

Já atuando no mercado de cursos profissionalizantes, Ruy começou a perceber que existia, no Brasil, uma lacuna no segmento de cursos técnicos, principalmente quando comparado ao cenário de outros países. Havia, também, uma necessidade latente de capacitação de mão de obra para diversas áreas da economia. Enxergando essa oportunidade, os irmãos empresários criaram um plano de negócios com foco em um ensino diferenciado e acessível. Nascia o Grau Técnico.

A primeira unidade da rede foi instalada no bairro da Boa Vista, área central do Recife, oferecendo cursos técnicos regulares com aulas três vezes por semana. A previsão dos sócios era que, se a unidade tivesse 100 matrículas por mês, a empreitada seria viável. A expectativa foi mais do que superada. A demanda foi tanta que em menos de seis meses foi preciso aumentar a capacidade de atendimento.


Unidade Boa Vista, Recife

Foi neste mesmo intervalo de tempo que os irmãos começaram a consolidar o modelo de franquia da marca, que logo se tornou a primeira rede de cursos técnicos no Brasil associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF). No mesmo dia em que completou um ano de fundação, o Grau Técnico inaugurou três unidades franqueadas. Com dois anos no mercado, chegou a outros estados do Nordeste e não parou mais de crescer

Negócio em plena expansão

Com a marca Grau Técnico já consolidada no Brasil, a rede conta com mais de 100 unidades em 23 estados do paíscom São Paulo liderando com mais de 20 escolas - e emprega cerca de cinco mil pessoas, direta e indiretamente. Em seu portfólio estão mais de 30 cursos nas áreas de Saúde, Negócios, Tecnologia e Indústria, todos com foco na prática, em experiências em laboratórios equipados e estrutura física de alto padrão. Todos os cursos contam com material didático próprio e gratuito e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e aprovados pelos conselhos estaduais de educação

A missão da marca é preparar profissionais de nível técnico com excelência, formando cidadãos éticos, comprometidos com o meio ambiente e com o desenvolvimento socioeconômico do país. Devido ao seu desempenho como instituição de ensino, o Grau Técnico vem colecionando prêmios ao longo de sua trajetória. Entre eles está o Selo ABF de Excelência em Franchising, conquistado anualment desde 2014, o destaque entre as Melhores Franquias do Brasil, em todas as edições da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e diversos outros.

O perfil inovador de quem faz o Grau Técnico vem alçando o negócio a novos patamares. A criação de novos braços de atuação no setor de educação transformou a rede no Grupo Grau Educacional, abarcando também as marcas Grau Profissionalizante, que já conta com mais de 20 escolas em funcionamento, oferecendo cursos rápidos e de alta empregabilidade; Grau Mediotécnico, escola de ensino médio integrada com a educação técnica; Faculdade Grau, com cursos superiores com aulas presenciais e semipresenciais com o uso de tecnologias e metodologias modernas; e o Colégio Grau, voltado para o Ensino Fundamental II e desenvolvido com práticas pedagógicas diferenciadas.

Empregabilidade e consciência social

Um dos principais pilares do Grau Técnico é o apoio para a empregabilidade dos seus alunos. O propósito da rede é que, ao ingressar na instituição, o estudante compre não só um curso, mas sim a transformação que ele irá proporcionar na sua vida. Para tanto, o centro educacional conta, dentro de todas as suas escolas, com agências de emprego onde são ofertadas palestras e orientações voltadas para a inserção no mercado de trabalho, contando com a parceria de empresas e participação de profissionais altamente qualificados e experientes. Com isso, cerca de 75% dos alunos conseguem estágio ou emprego antes mesmo de concluir o curso.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Grau Técnico (@grau_tecnico)

Estímulo à doação de sangue nas cidades onde está inserido, suporte a um grupo de mulheres empreendedoras da terceira idade e oferta de milhares de bolsas de estudos integrais para pessoas em vulnerabilidade são algumas das outras ações de cunho social realizadas pelo grupo. Afinal, para todos que fazem a empresa, uma coisa é certa: não há sonho que se realize para quem opta por sonhar sozinho. 

E é baseado em princípios como transparência, inovação tecnológica, estímulo à promoção do desenvolvimento das potencialidades do aluno, respeito à diversidade e atuando sempre de forma inclusiva que o Grau Educacional planeja seu crescimento, com foco na atuação em todas as principais cidades do país, tornando-se um player 360 graus na educação brasileira.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Advogado diz que González foi vítima de "chantagem" para deixar a Venezuela
González

Advogado diz que González foi vítima de "chantagem" para deixar a Venezuela

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"
Sport

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"

Newsletter