Grupo Cobogó: Referência em decoração, atendimento premium e móveis de alto padrão

Fachada Florense por Rafael Kroth - Divulgação: Grupo Cobogó

Uma decoração de alto padrão faz toda a diferença em um imóvel. Afinal, as cores, os móveis e detalhes fazem com que o ambiente se torne mais elegante e convidativo a aproveitar bons momentos. Partindo dessa premissa, o empresário Sandro Curra percebeu que existia um segmento a ser desbravado no Recife e, com isso, investiu, nas últimas três décadas, na atração de um grupo de lojas premium para criar o Grupo Cobogó.

A companhia é, atualmente, formada por lojas de cinco diferentes franquias: Florense, Uniflex, Tidelli, Sierra e City Design. A união dessas marcas tornou o Grupo Cobogó uma referência no segmento de decoração no Estado. A empresa é familiar e, além do fundador, conta na administração do negócio com a participação e dedicação da esposa, Elizabeth Curra e dos filhos Roberto, Alessandro e Eduarda. 

A história do Grupo Cobogó se mistura com a trajetória profissional do empresário com a Florense, marca criada em 1953 por marceneiros do Rio Grande do Sul e que, atualmente, é uma das maiores fábricas de mobiliário residencial e corporativo do mundo. Em 1980, ele foi contratado para trabalhar na indústria, localizada em plena Serra Gaúcha. Após alguns anos, a promoção para o cargo de supervisor nacional de vendas possibilitou que ele viajasse o Brasil inteiro.


Nessa época, a empresa trabalhava com varejo tradicional, mas começou a abrir filiais pelo país. A simpatia pelo Nordeste e a já estabelecida rede de relacionamentos na região fez Sandro optar por Recife, ao invés de ir para o Rio de Janeiro ou São Paulo. Em 1988, a loja da Florense é aberta na cidade. 

Fachada da primeira loja Florense em 1988
Fachada da primeira loja Florense em 1988

No mesmo ano, a Florense aderiu ao franchising, sendo a primeira empresa brasileira no segmento de móveis a adotar o formato. Com o tempo, surge também a oportunidade de representar outras marcas. A escolha foi feita a partir de uma avaliação do nicho de mercado, uma vez que as lojas precisavam se complementar. As indústrias foram ainda avaliadas quanto ao comportamento a nível nacional, idoneidade, valores, qualidade, honestidade e cumprimento de acordos. 

Dentro desse contexto, primeiro chegou a Uniflex, especializada em sistemas de proteção solar, persianas, cortinas e rolos. A loja na capital pernambucana foi inaugurada em 2008. A franquia da Tidelli, que produz móveis para áreas externas, foi inaugurada em 2012, sendo a primeira no Estado. O diferencial da marca é atender a diferentes consumidores finais, que podem ser pessoas físicas ou condomínios e construtoras. A marca faz uso de uma ampla variedade de materiais, como madeira, alumínio, fibra sintética, corda náutica e tecidos especiais utilizados em áreas internas e externas.  A Sierra é referência mundial no mercado de móveis e artigos de luxo e, em 2019, voltou ao Recife como parte integrante do Grupo Cobogó. Por último, em 2021, chega a City Design, que possui dois segmentos: mobiliários tradicionais e corporativo urbano, tendência que começa a ser muito usada no Brasil. 

Família Curra na inauguração da Sierra em 2019. Da esquerda para a direita: Duda, Sandro, Beth, Beto e Alessandro e os netos Joaquim e Caetano

Apesar das cinco franquias possuírem os mesmos donos, as lojas funcionam de forma individualizada. A ideia de formalizar que todas elas faziam parte de um mesmo grupo foi colocada em prática em janeiro de 2021, data que marca o nascimento oficial do Grupo Cobogó.
Treinamento para equipe e acolhimento do cliente

O Grupo Cobogó possui 170 colaboradores e o treinamento faz parte da rotina de todos eles. Algumas fábricas das marcas representadas oferecem cursos, mas, fora isso, a equipe de vendas passa pelo menos por mais duas atualizações anuais com o objetivo de oxigenar as ideias e conhecer novas tendências. 
Para vendedores novatos o processo de treinamento é longo e detalhado. Na Florense, por exemplo, quem ingressa, só começa a vender em loja após cerca de dois meses de aprendizado. O primeiro mês, é todo em sala de aula para absorver a parte teórica. No segundo, o novo colaborador ganha um padrinho com experiência e acompanha toda a rotina para aprender na prática.

Mesmo após todo esse processo, o Grupo considera que um vendedor está pronto apenas depois de cerca de um ano de atuação, quando ele passa a conhecer toda a biblioteca de produtos e desenvolve um relacionamento com escritórios de arquitetura. A empresa se destaca por possuir baixa rotatividade de equipe, tendo profissionais com até 15 anos de casa. 

Além da equipe de vendas, o Grupo Cobogó possui cerca de 80 profissionais de assistência técnica, que prestam serviços nas casas e empresas. Para esse público, existe um treinamento inicial e um reforço mensal para que esteja sempre alinhado com o DNA da companhia. Tanto cuidado é o motivo principal para que o nível de reclamações seja próximo a zero. 

Parceria com arquitetos 

O bom relacionamento com o mercado de arquitetura foi algo construído e cultivado ao longo de muitos anos. Esse contato ganhou um capítulo especial com a chegada da Casa Cor, em 1997. A Florense criou um projeto de loja padrão nacional. Isso fez com que os profissionais da área conhecessem a marca e a enxergassem como opção para atender às necessidades do cliente. 

A partir desse movimento, uma relação sólida passou a ser construída. Campanhas são desenvolvidas exclusivamente para esse público, em parceria com agências de turismo ou com prêmios. Cursos são oferecidos e eventos realizados para promover a aproximação. O Grupo Cobogó se preocupa não somente em se relacionar com arquitetos já consolidados, mas procura formar conexões com quem chega ao mercado, tornando-se acessível para as novas gerações. 

Inovação presente no DNA

Para se manter forte no mercado, a empresa investe forte na modernização das suas lojas. Várias das franquias já tiveram sua estrutura ampliada e algumas até mudaram de endereço. Em 2021, um estudo de design foi feito e isso culminou em uma mudança geral no showroom da Florense. 
Todo o trabalho foi feito junto com o arquiteto da fábrica do Rio Grande do Sul. A fachada ficou mais moderna e a recepção ganhou nuances para se tornar mais acolhedora ao cliente. A reforma teve o cuidado de preservar a regionalidade, sem abrir mão da contemporaneidade.

Novo showroom da loja Florense por Rafael Kroth, inaugurado em janeiro de 2022
Novo showroom da loja Florense por Rafael Kroth, inaugurado em janeiro de 2022

A loja se destaca por ser a única na cidade a possuir um chef, além de uma cozinha montada capaz de preparar almoço, jantar e lanches para os clientes. O menu foi todo desenvolvido de forma personalizada e todo o preparo é feito no local com ingredientes naturais. A busca por fazer sempre o melhor vem gerando bons resultados para o Grupo, que por treze anos foi primeiro lugar nacional de vendas da Florense.

A Tidelli também ganhou reforma recente e até mudou de endereço para se tornar mais moderna e atemporal. 

Segunda geração pronta para o futuro
Em um futuro próximo, o Grupo Cobogó deverá ser comandado apenas pelos irmãos Roberto, Alessandro e Eduarda Curra. A mudança é vista como natural, uma vez que os jovens empresários já atuam há bastante tempo na companhia. 

Por frequentarem as lojas desde a infância, o vínculo com as marcas foi algo desenvolvido ao longo dos anos, sem ser necessário nenhum tipo de imposição. Alessandro é formado em Administração de Empresas, Roberto, em Direito e Eduarda, em Arquitetura. Alguns deles até tiveram experiências em outras empresas, mas a união se tornou estratégica até por terem áreas de formação complementares.   

O principal desafio para o futuro é manter o sucesso alcançado ao longo de tantos anos. Para isso, eles fazem planos de expansão pelo Estado de Pernambuco. Uma loja conceito da Florense foi inaugurada em Caruaru e uma unidade em Petrolina está sendo planejada.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

 

Veja também

Bolsonaro acompanha Ramagem no Rio e diz esperar que Nunes seja reeleito em SP
ELEIÇÕES 2024

Bolsonaro acompanha Ramagem no Rio e diz esperar que Nunes seja reeleito em SP

Posso levar o celular para votar? Entenda
ELEIÇÕES 2024

Posso levar o celular para votar? Entenda

Newsletter