Grupo Cobogó: Referência em decoração, atendimento premium e móveis de alto padrão
Uma decoração de alto padrão faz toda a diferença em um imóvel. Afinal, as cores, os móveis e detalhes fazem com que o ambiente se torne mais elegante e convidativo a aproveitar bons momentos. Partindo dessa premissa, o empresário Sandro Curra percebeu que existia um segmento a ser desbravado no Recife e, com isso, investiu, nas últimas três décadas, na atração de um grupo de lojas premium para criar o Grupo Cobogó.
A companhia é, atualmente, formada por lojas de cinco diferentes franquias: Florense, Uniflex, Tidelli, Sierra e City Design. A união dessas marcas tornou o Grupo Cobogó uma referência no segmento de decoração no Estado. A empresa é familiar e, além do fundador, conta na administração do negócio com a participação e dedicação da esposa, Elizabeth Curra e dos filhos Roberto, Alessandro e Eduarda.
A história do Grupo Cobogó se mistura com a trajetória profissional do empresário com a Florense, marca criada em 1953 por marceneiros do Rio Grande do Sul e que, atualmente, é uma das maiores fábricas de mobiliário residencial e corporativo do mundo. Em 1980, ele foi contratado para trabalhar na indústria, localizada em plena Serra Gaúcha. Após alguns anos, a promoção para o cargo de supervisor nacional de vendas possibilitou que ele viajasse o Brasil inteiro.
Nessa época, a empresa trabalhava com varejo tradicional, mas começou a abrir filiais pelo país. A simpatia pelo Nordeste e a já estabelecida rede de relacionamentos na região fez Sandro optar por Recife, ao invés de ir para o Rio de Janeiro ou São Paulo. Em 1988, a loja da Florense é aberta na cidade.
Fachada da primeira loja Florense em 1988
No mesmo ano, a Florense aderiu ao franchising, sendo a primeira empresa brasileira no segmento de móveis a adotar o formato. Com o tempo, surge também a oportunidade de representar outras marcas. A escolha foi feita a partir de uma avaliação do nicho de mercado, uma vez que as lojas precisavam se complementar. As indústrias foram ainda avaliadas quanto ao comportamento a nível nacional, idoneidade, valores, qualidade, honestidade e cumprimento de acordos.
Dentro desse contexto, primeiro chegou a Uniflex, especializada em sistemas de proteção solar, persianas, cortinas e rolos. A loja na capital pernambucana foi inaugurada em 2008. A franquia da Tidelli, que produz móveis para áreas externas, foi inaugurada em 2012, sendo a primeira no Estado. O diferencial da marca é atender a diferentes consumidores finais, que podem ser pessoas físicas ou condomínios e construtoras. A marca faz uso de uma ampla variedade de materiais, como madeira, alumínio, fibra sintética, corda náutica e tecidos especiais utilizados em áreas internas e externas. A Sierra é referência mundial no mercado de móveis e artigos de luxo e, em 2019, voltou ao Recife como parte integrante do Grupo Cobogó. Por último, em 2021, chega a City Design, que possui dois segmentos: mobiliários tradicionais e corporativo urbano, tendência que começa a ser muito usada no Brasil.
Família Curra na inauguração da Sierra em 2019. Da esquerda para a direita: Duda, Sandro, Beth, Beto e Alessandro e os netos Joaquim e Caetano
Apesar das cinco franquias possuírem os mesmos donos, as lojas funcionam de forma individualizada. A ideia de formalizar que todas elas faziam parte de um mesmo grupo foi colocada em prática em janeiro de 2021, data que marca o nascimento oficial do Grupo Cobogó.
Treinamento para equipe e acolhimento do cliente
O Grupo Cobogó possui 170 colaboradores e o treinamento faz parte da rotina de todos eles. Algumas fábricas das marcas representadas oferecem cursos, mas, fora isso, a equipe de vendas passa pelo menos por mais duas atualizações anuais com o objetivo de oxigenar as ideias e conhecer novas tendências.
Para vendedores novatos o processo de treinamento é longo e detalhado. Na Florense, por exemplo, quem ingressa, só começa a vender em loja após cerca de dois meses de aprendizado. O primeiro mês, é todo em sala de aula para absorver a parte teórica. No segundo, o novo colaborador ganha um padrinho com experiência e acompanha toda a rotina para aprender na prática.
Mesmo após todo esse processo, o Grupo considera que um vendedor está pronto apenas depois de cerca de um ano de atuação, quando ele passa a conhecer toda a biblioteca de produtos e desenvolve um relacionamento com escritórios de arquitetura. A empresa se destaca por possuir baixa rotatividade de equipe, tendo profissionais com até 15 anos de casa.
Além da equipe de vendas, o Grupo Cobogó possui cerca de 80 profissionais de assistência técnica, que prestam serviços nas casas e empresas. Para esse público, existe um treinamento inicial e um reforço mensal para que esteja sempre alinhado com o DNA da companhia. Tanto cuidado é o motivo principal para que o nível de reclamações seja próximo a zero.
Parceria com arquitetos
O bom relacionamento com o mercado de arquitetura foi algo construído e cultivado ao longo de muitos anos. Esse contato ganhou um capítulo especial com a chegada da Casa Cor, em 1997. A Florense criou um projeto de loja padrão nacional. Isso fez com que os profissionais da área conhecessem a marca e a enxergassem como opção para atender às necessidades do cliente.
A partir desse movimento, uma relação sólida passou a ser construída. Campanhas são desenvolvidas exclusivamente para esse público, em parceria com agências de turismo ou com prêmios. Cursos são oferecidos e eventos realizados para promover a aproximação. O Grupo Cobogó se preocupa não somente em se relacionar com arquitetos já consolidados, mas procura formar conexões com quem chega ao mercado, tornando-se acessível para as novas gerações.
Inovação presente no DNA
Para se manter forte no mercado, a empresa investe forte na modernização das suas lojas. Várias das franquias já tiveram sua estrutura ampliada e algumas até mudaram de endereço. Em 2021, um estudo de design foi feito e isso culminou em uma mudança geral no showroom da Florense.
Todo o trabalho foi feito junto com o arquiteto da fábrica do Rio Grande do Sul. A fachada ficou mais moderna e a recepção ganhou nuances para se tornar mais acolhedora ao cliente. A reforma teve o cuidado de preservar a regionalidade, sem abrir mão da contemporaneidade.
Novo showroom da loja Florense por Rafael Kroth, inaugurado em janeiro de 2022
A loja se destaca por ser a única na cidade a possuir um chef, além de uma cozinha montada capaz de preparar almoço, jantar e lanches para os clientes. O menu foi todo desenvolvido de forma personalizada e todo o preparo é feito no local com ingredientes naturais. A busca por fazer sempre o melhor vem gerando bons resultados para o Grupo, que por treze anos foi primeiro lugar nacional de vendas da Florense.
A Tidelli também ganhou reforma recente e até mudou de endereço para se tornar mais moderna e atemporal.
Segunda geração pronta para o futuro
Em um futuro próximo, o Grupo Cobogó deverá ser comandado apenas pelos irmãos Roberto, Alessandro e Eduarda Curra. A mudança é vista como natural, uma vez que os jovens empresários já atuam há bastante tempo na companhia.
Por frequentarem as lojas desde a infância, o vínculo com as marcas foi algo desenvolvido ao longo dos anos, sem ser necessário nenhum tipo de imposição. Alessandro é formado em Administração de Empresas, Roberto, em Direito e Eduarda, em Arquitetura. Alguns deles até tiveram experiências em outras empresas, mas a união se tornou estratégica até por terem áreas de formação complementares.
O principal desafio para o futuro é manter o sucesso alcançado ao longo de tantos anos. Para isso, eles fazem planos de expansão pelo Estado de Pernambuco. Uma loja conceito da Florense foi inaugurada em Caruaru e uma unidade em Petrolina está sendo planejada.
Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.