Grupo Moura: energia pernambucana que ganhou o mundo

Divulgação Grupo Moura

Fonte de inspiração para muitos empreendedores e de orgulho para todos os pernambucanos, o Grupo Moura é a concretização do sonho do visionário Edson Mororó Moura e da sua esposa, Conceição Moura. Juntos, eles iniciaram a construção de um grande negócio que à época parecia arriscado demais. Desta ousadia nasceu a Baterias Moura, empresa que hoje é referência no segmento de acumuladores e líder na América do Sul.

O início dessa história foi repleto de adversidades. O ano era 1957 e o local era a cidade de Belo Jardim, no interior de Pernambuco. O pequeno município não oferecia muita estrutura para os seus habitantes. Não havia água encanada nem luz elétrica. Então, instalar uma indústria na região parecia loucura. Mas não para Edson e Conceição, engenheiros químicos que, após a formação superior na capital, retornaram para a cidade natal de Edson.


Edson Mororó Moura e da sua esposa, Conceição Moura


Edson Mororó Moura

Enquanto Conceição atuava como professora de matemática, Edson trabalhava na pequena fábrica de doces do pai. Foi em uma conversa com um colega de trabalho que surgiu a ideia de fabricar baterias para carro. Apesar da empreitada parecer inviável, já que na cidade de Belo Jardim só havia um único veículo em circulação, ele foi em frente com o projeto. 

Foi preciso muito estudo e pesquisa para começar a produção das baterias Moura, que acontecia inicialmente no quintal do casal. As primeiras peças produzidas foram motivo de celebração, mas a qualidade ainda não era a ideal. Os anos iniciais foram de dificuldade, então, para sobreviver, o empreendedor precisou investir em negócios paralelos. Além de produzir as baterias, Edson passou também a vender alguns componentes do produto e chegou a comercializar chumbo para espingardas de caça.


Edson Mororó Moura e da sua esposa, Conceição Moura

A obstinação do empreendedor em fazer o negócio dar certo nunca o deixou desistir. Em meados dos anos 1960, a entrada de investimentos externos possibilitou a ampliação e modernização da fábrica, a construção de prédios e aquisição de equipamentos novos, dando fôlego ao negócio. 

Dificuldades viraram oportunidade

Com o passar dos anos, novos obstáculos foram surgindo no caminho de Edson e Conceição Moura. No início da década de 70, em meio a uma grave crise, os filhos do casal, Edson, Sérgio e Pedro, e o genro Paulo Sales, ingressaram na empresa para tentar virar o jogo. O principal desafio era viabilizar uma operação que estava em desvantagem, já que o mercado havia sido completamente dominado pelas marcas de baterias do Sudeste. Enquanto isso, a Moura mantinha o esforço para se destacar e ampliar sua área de atuação.

No fim da mesma década, uma iniciativa ousada modificou o modelo de negócio da empresa. Foi criada a Rede de Distribuição Moura, um padrão de distribuição diferenciado que funcionava agregando sociedade aos gerentes das distribuidoras da marca em todo país. Com a nova forma de atuação, os empresários conseguiram aumentar a motivação e o comprometimento dos gestores dessas unidades, permitindo que a empresa conquistasse não só o equilíbrio financeiro em apenas dois anos, mas também gerasse lucros.


Rede de Distribuição Moura

Mais de quatro décadas depois desse movimento ousado, a Rede Moura segue se destacando como grande diferencial competitivo do negócio, com mais de 80 distribuidores em toda a América do Sul e mais de 50 mil pontos de venda, regidos por um padrão de governança que é exemplo de sucesso e que permite crescimento sustentável, sucessão planejada e atendimento de excelência no mercado de reposição de baterias. 

Depois disso, todos os desafios que se apresentaram no caminho foram sendo superados. O foco principal de todos sempre foi manter o negócio funcionando com uma fonte permanente e inesgotável de energia. Para tanto, era preciso unificar os processos de forma que houvesse uma administração equilibrada. 

Foi então que surgiu o Sistema Moura de Gestão (SMG). Mais tarde, seria consolidada também a Cultura Empresarial Moura (CEM), composta por crença, missão, valores e princípios que regem os passos da empresa. O guia tem entre suas funções nortear atitudes, pensamentos e tomadas de decisões, fomentando um comportamento consistente e integrado. Entre as fortalezas da empresa está também seu modelo de Governança que vem sendo constantemente aprimorado, preparando a Moura para o futuro. 

A sucessão, tema extremamente sensível em empresas familiares, também é case de sucesso na Moura, que optou por profissionalizar a gestão da empresa com executivos do mercado e investir na preparação dos membros da família para contribuírem como bons acionistas. 

Um grande negócio

Em seus 65 anos de trajetória, o Grupo Moura cresceu exponencialmente. Voltado inicialmente para o ramo automotivo, ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. 

A trajetória criativa, ousada e resiliente de Edson e Conceição Moura resultaram em uma segunda geração preparada, que assumiu a gestão da empresa e ampliou o mercado, ajudando no crescimento e consolidação do setor de elétricos do país, e apostou no desenvolvimento de novos produtos, a exemplo da sua Divisão de Lítio e do sistema de armazenamento de energia BESS (Battery Energy Storage Systems), primeiro acumulador desenvolvido e produzido 100% no Brasil.


Complexo Serra do Gavião

A expansão do Grupo também aconteceu territorialmente. Hoje, a empresa conta com sete plantas industriais, sendo seis delas no Brasil e uma na Argentina, e tem mais de seis mil colaboradores. Também integram o Grupo Moura duas transportadoras, uma em São Paulo e uma em Belo Jardim, além de uma financeira e um instituto social que leva o nome da fundadora, Conceição Moura. 

O avançado nível tecnológico e expertise Moura lhe confere a credibilidade para orientar as decisões de negócios de seus clientes, especialmente para o mercado da América do Sul. As baterias desenvolvidas pelo Grupo atendem as características climáticas do continente, entregando maior resistência, durabilidade e economia. Tudo isso a fez ser reconhecida como a marca líder pelos consumidores.

Para manter o alto grau de qualidade, o Grupo investiu na parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM). Sem fins lucrativos, o instituto tem o objetivo criar e apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. O espaço reúne engenheiros e acadêmicos focados na realização de pesquisas em acumulação de energia, visando veículos elétricos; fontes sustentáveis de geração de energia; mobilidade urbana e elétrica; e baterias avançadas, no intuito de apresentar novos produtos e soluções ao mercado.


Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM)

Transformação social e ambiental

O Grupo Moura estruturou uma política de sustentabilidade alinhada aos mais avançados padrões globais, posicionando a empresa na vanguarda no país. Há mais de 35 anos, realiza o Programa de Logística Reversa, promovendo a reciclagem de 100% das baterias produzidas e vendidas no mercado nacional e sendo, portanto, o maior reciclador de chumbo da América do Sul. Desde 2009, promove a redução das emissões de gases poluentes.

No âmbito social, o grande legado do Grupo é o Instituto Conceição Moura, uma organização de investimento social privado e sem fins lucrativos. Criado em 2014, foi inspirado e dá continuidade ao trabalho social desenvolvido por mais de 15 anos por Conceição Moura. O Instituto tem como missão contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens para que se tornem agentes de transformação no mundo. 


Instituto Conceição Moura

Para realizar essa missão, o projeto atua na promoção de oportunidades para crianças, adolescentes e jovens desenvolverem o pensamento crítico e propositivo, assim como as capacidades de realização, transformação e criação. Esses objetivos são obtidos por meio da participação em projetos complementares à educação formal que adotam metodologias de experimentação. É o aprender fazendo.

Assim como as crianças e os jovens atendidos pelo instituto, o Grupo Moura é otimista em relação ao futuro e vislumbra a continuidade de uma trajetória que está em constante evolução, amparada por vínculos fortes e duradouros. Afinal, a sua história é prova viva de que a persistência, apoiada por relações de confiança, é essencial para quem deseja crescer, superar desafios e melhorar sempre, quer seja como individuo, empresa ou sociedade. 

É esta a principal herança deixada por seus fundadores e ideal que cunhou o “jeito Moura de ser”, colocando a energia pernambucana como vitrine para o mundo.
 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

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