Grupo Nordeste de Comunicação: dando asas ao sonho

Sócios fundadores da TV Asa Branca - Vicente Jorge, Inocêncio Oliveira e Luiz de França - Divulgação GNC

Em uma noite, Luiz de França visualizava os arredores com um binóculo, procurando um espaço onde poderia ser instalado o estúdio da emissora, quando avistou um prédio abandonado no Monte Bom Jesus que já havia sido, anteriormente, um restaurante.

Primeira sede da TV Asa branca no Monte Bom Jesus
Primeira sede da TV Asa branca no Monte Bom Jesus

A localização estratégica em um dos principais pontos turísticos de Caruaru e com vista geral da cidade era perfeita para o projeto, já que refletia o propósito maior da emissora com a qual os sócios sonhavam: mostrar o povo para o povo. Então, sua sede tinha mesmo que ter ângulos privilegiados, assim como um olhar diferenciado para a população.

Com a liberação da concessão, o sonho começou a se tornar realidade e, em 1991, a TV Asa Branca realizou a sua primeira transmissão, estreando já com a cobertura para 108 municípios. Foi o pontapé inicial para o que mais tarde se tornaria o Grupo Nordeste de Comunicação.

Uma verdadeira escola

No início, o estúdio e a engenharia da TV Asa Branca funcionavam no Monte Bom Jesus e os departamentos financeiro e comercial foram instalados no bairro de Divinópolis. Em 1998, a sede da emissora foi unificada para o bairro de Pinheirópolis, onde está até hoje.


Sede Atual do Grupo Nordeste de Comunicação, situada em Caruaru

Mas quem vê a trajetória de sucesso e crescimento constante não imagina as dificuldades que precisaram ser superadas desde a concepção do audacioso projeto, tanto em relação ao capital humano para implantação e operacionalização quanto para a aquisição equipamentos.

Isso porque, na época da fundação da TV Asa Branca, a região não dispunha de profissionais capacitados e os que trabalhavam em veículos de comunicação tinham experiência apenas em rádio, o que não era o bastante, tendo em vista a complexidade e diferença entre as operações. 

Então, a saída foi contratar profissionais estratégicos de outros estados para compor e capacitar a equipe, formada, em sua maioria, por mão de obra local. Por isso, a TV Asa Branca foi e continua sendo, para muitos, uma “verdadeira escola”, e a partir dela o mercado profissional publicitário e jornalístico da região tomou forma.


Sede Atual do Grupo Nordeste de Comunicação, situada em Caruaru

Colaboradores que passaram e aprenderam na emissora foram protagonistas das primeiras produtoras de vídeo e agências de comunicação no interior de Pernambuco, tornando-se referência não só no estado, mas no Brasil como um todo. Além dessas empresas, a TV Asa Branca exportou também grandes profissionais para o país inteiro.

Gigante do Agreste

Ao longo dos anos, adaptações estratégicas foram realizadas na empresa, como a aquisição novos negócios em comunicação para fortalecimento em outras cidades do estado. O objetivo era levar informações de credibilidade para um maior número de pessoas e públicos, além de se adaptar ao mercado para se destacar frente a sua concorrência. 

Outro fator de destaque para impulsionamento da economia da região foi pautado pelas coberturas jornalísticas dos veículos GNC, abrindo espaço para matérias de cunho desenvolvimentista, abordando o empreendedorismo, a pujança do comércio e destacando oportunidades e dificuldades encontradas na região para ampliação da capacidade de geração de empregos e atração de novos investimentos

Atualmente, 165 funcionários fazem parte do time da empresa, número que ainda tende a crescer com a implantação de uma geradora de TV em Alagoas, o que irá fortalecer ainda mais o grupo, levando o trabalho pautado pela credibilidade, ética, responsabilidade e disponibilidade – valores que sempre estiveram presentes em seu DNA desde a sua fundação – para além das fronteiras de Pernambuco.

Comunicação para o bem

A missão do Grupo Nordeste de Comunicação vai muito além de distribuir conteúdo de boa qualidade com a programação da Rede Globo, atendendo aos anseios da comunidade através de bons programas jornalísticos, educativos e de lazer. 

A empresa participa ativamente de campanhas sociais e educacionais que aproximem os telespectadores, ouvintes e internautas dos fatos, tornando-os parte das notícias. Assim, esperam contribuir com o desenvolvimento da região, gerando resultados positivos e agregando valor no contexto nacional.

Mas o trabalho com o povo vai muito além do que é mostrado em imagem e som. Por meio de vários projetos de utilidade pública, de cunho emergencial e de apoio à cultura e ao meio ambiente, o Grupo Nordeste de Comunicação procura formar uma sociedade mais igualitária e justa. Assim, através de parcerias entre empresas voluntárias e o setor público, leva inclusão para diversos municípios. 

São iniciativas como a que levou alimentos para os afetados pela enchente na cidade de Palmares, em 2010, que orgulham e motivam o grupo a continuar. A ação, que marcou a história da TV Asa Branca, ajudou milhares de pessoas que haviam perdido tudo, doando não só alimentos, mas também esperança. Prova disso era que a chegada do carro da emissora aos locais onde estavam os desabrigados era vista por todos como motivo de muita alegria.

Assim, em 2013, uniram-se à TV Asa Branca e à Rádio Globo FM, os portais G1 e Globo Esporte. No mesmo ano, a Rádio CBN Recife também foi integrada ao conglomerado de mídia, consolidando a Rede Nordeste de Comunicação, como era conhecida. E em 2018, a Rádio CBN Caruaru foi integrada à rede, substituindo a então Globo FM, marcando a mudança oficial do nome para Grupo Nordeste de Comunicação - GNC.  

Toda esta força de comunicação reunida em um só grupo fez com que o espaço publicitário local ganhasse enorme relevância, permitindo que muitas empresas da região pudessem anunciar seus serviços e produtos, gerando negócios diversos. O salto na economia local passou pelo fortalecimento das empresas e marcas, através da propaganda, consolidando e elevando o fomento dos negócios já existentes, bem como atraindo novos investimentos nas principais cidades da sua área de cobertura.

Além disso, no dia a dia, o Grupo Nordeste de Comunicação promove iniciativas como os programas “Saúde Nos Bairros”, “Aulão Solidário”, “Viva Bem” e “1kg a mais”, apoia os artistas locais, realiza campanhas de combate ao câncer de mama e de próstata, de prevenção contra a Dengue, Chicungunha e Zika e ajuda casas de acolhimento de idosos e crianças. Esses são apenas alguns exemplos do comprometimento da empresa e dos seus sócios com o povo. 

E é por levar conhecimento, bem-estar e dignidade para as pessoas que o Grupo Nordeste de Comunicação mostra que seu propósito é muito maior do que apenas transmitir informações. É, em sua essência, ser um agente para construção e transformação de histórias de vida. Histórias que merecem ser valorizadas, contadas e ouvidas. 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares
Incêndios florestais

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais
Monges católicos

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais

Newsletter