Home Care se estabelece como um modelo de assistência fundamental diante da pandemia
A pandemia do Covid-19 mudou, drasticamente, os nossos hábitos e a forma como interagimos enquanto sociedade. Em meio a esse turbilhão, tivemos que nos adaptar a novos costumes, o que levou a transformações nas nossas atividades profissionais e de lazer, nas relações de consumo e na maneira em que cuidamos da saúde.
Com a necessidade de isolamento social e o também indispensável dever de zelar pelo bem-estar, foi preciso valorizar os serviços oferecidos em domicílio. E é nesse cenário que compreendemos a importância do Home Care, expressão em inglês que define o modelo de assistência médica realizada na própria residência do paciente.
Esse tipo de acolhimento proporciona uma vasta gama de benefícios e é indicada, especialmente, nos casos em que há um estado de dependência do indivíduo. O programa é definido de acordo com as normas da Associação Brasileira de Home Care e segue um planejamento especial, que assegura atenção integral e exclusiva ao paciente.
Além de possibilitar a desospitalização precoce e reduzir o risco de infecção hospitalar, o Home Care evita o isolamento e oferece mais conforto, autonomia e privacidade. O modelo proporciona o suporte de uma equipe interdisciplinar, que conta com equipe médica, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros especialistas.
Para atender às necessidades do paciente, o programa também garante a montagem de estrutura hospitalar no domicílio, com fornecimento de insumos, equipamentos e medicamentos. Assim, os profissionais responsáveis pela assistência dispõem de recursos para execução das mais diversas intervenções, como a administração de antibióticos, terapias de oxigênio e a realização de curativos.
Essa ampla atenção permite um acompanhamento humanizado ao paciente, que, entre outras coisas, preserva sua dignidade e propicia a convivência com a família, favorecendo a sua saúde física e mental. Como consequência, temos a melhoria do seu bem-estar e da sua qualidade de vida. Por outro lado, há a redução de custos por parte dos convênios, além da liberação de leitos nos hospitais.
Em 23 anos à frente da Interne Soluções em Saúde, tenho recebido os mais diversos depoimentos de parentes dos nossos pacientes. Todos demonstram satisfação pela segurança, comodidade e demais vantagens desse modelo de acolhimento. Portanto, o programa de Home Care se reafirma como uma alternativa importante e cada vez mais necessária.
* Paula Meira, fonoaudióloga de formação, iniciou sua trajetória em 1991 como voluntária no Hospital do Câncer de Pernambuco vindo a assumir a coordenação de captação de recursos da Instituição. Mas foi em 1997 que o lado empreendedor aflorou quando aceitou o convite para o novo desafio de implantar uma empresa de home care em Recife, na época como uma franquia da americana Interim, quando tudo isso ainda era uma novidade. No ano de 2014 assumiu a Diretoria Executiva da agora Interne Soluções em Saúde, empresa genuinamente pernambucana. Não satisfeita com a qualificação da mão de obra ofertada pelo mercado, em 2015 fundou a Interne Educação, escola com foco na capacitação de profissionais na área de saúde com ênfase na educação técnica. Além de suas atribuições institucionais também atua como conselheira em instituições de renome como LIDE Pernambuco, Amcham, Grupo Atitude e Porto Social.