Hospital Santa Joana Recife: a saúde dos pernambucanos em boas mãos

Idealizado com o objetivo de promover segurança e qualidade para garantir o bem-estar de seus pacientes, o Hospital Santa Joana Recife foi inaugurado em 1979. Reconhecido como um dos complexos hospitalares mais relevantes do Brasil, a fundação do complexo hospitalar, realizada pelas mãos dos irmãos Sávio, José Aécio e Eustácio Vieira, foi um marco fundamental para que Pernambuco se tornasse referência em medicina no país.
Desde o início de sua trajetória, o Hospital Santa Joana Recife, que tem sede no bairro das Graças, área nobre do Recife, se destaca em diversas especialidades médicas e tem por essência a promoção de melhorias que garantam a qualidade e segurança assistencial, através do constante investimento em equipes, tecnologia, melhoria dos processos administrativos e operacionais e na sua infraestrutura, para que seja colocado à disposição dos seus clientes o que há de melhor e mais moderno na área da saúde.

Sempre à frente de seu tempo
O reconhecimento do Hospital Santa Joana Recife é fruto de sua história marcada pelo pioneirismo na medicina. Iniciando sua linha do tempo de inovação, em 1995 o complexo hospitalar investiu na área de diagnóstico por imagem e criou o Santa Joana Recife Diagnóstico, que atualmente conta com duas unidades e equipamentos de alta tecnologia, oferecendo mais de 400 tipos de exames.
Diversificando ainda mais sua atuação na medicina pernambucana e ampliando a assistência para a população, a partir de 1999 o Santa Joana passou a contar com a Multiemergência, que é, atualmente, uma das maiores e mais procuradas urgências privadas do estado, atendendo em regime de plantão com especialidades como clínica geral, neurologia, traumatologia, cirurgia geral, ginecologia, cardiologia, pediatria, ultrassonografia e anestesia.
Seguindo sua trajetória de crescimento constante, em 2015 o Santa Joana Recife passou a integrar o Americas Serviços Médicos, segmento médico-hospitalar da United Health Group (UHG) no Brasil, elevando ainda mais os patamares assistenciais e administrativos do complexo hospitalar. Em 2016, o hospital realizou a primeira cirurgia robótica de Pernambuco.
Neste mesmo ano, a instituição implantou o Centro de Cirurgia Robótica e deu início a uma jornada que resultou no reconhecimento do hospital como referência no treinamento e capacitação de médicos das regiões Norte e Nordeste no procedimento que é considerado um dos menos invasivos do mundo.
Em 2019, o Santa Joana inaugurou o Centro de Obesidade e Diabetes, o primeiro das regiões Norte e Nordeste. A unidade conta com uma equipe especializada e com um atendimento multidisciplinar em tratamento de condições clínicas especiais, além de possuir infraestrutura para realizar todos os exames pré e pós-operatórios em um só lugar.
Graças ao Centro de Obesidade e Diabetes, o Hospital Santa Joana Recife se tornou referência no tratamento de obesos e pessoas com distúrbios metabólicos, principalmente a diabetes, doença que atinge mais de 12 milhões de brasileiros. Em 2021, o centro, que nasceu do compromisso da instituição em expandir núcleos de excelência em tratamento de condições clínicas especiais, recebeu a acreditação em cirurgia bariátrica e metabólica, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
Outro marco histórico para o hospital aconteceu em 2022, quando foi criado o Instituto Santa Joana Recife de Ensino e Pesquisa (ISEP), consolidando sua jornada interna na educação e pesquisa. A instituição também inaugurou o Câncer Center, que possui uma estrutura integral e integrada para proporcionar uma assistência diferenciada no tratamento de doenças oncológicas. Nos últimos anos, o hospital modernizou ainda mais seu parque tecnológico de diagnóstico e imagem para melhorar o atendimento à população.
Ao longo de sua história, o Hospital Santa Joana Recife criou, ainda, linhas de cuidados segmentadas em cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia e oncologia. Com uma estrutura completa de cuidado, do diagnóstico ao tratamento, esses centros se baseiam em um modelo assistencial que reúne acolhimento, agilidade, atenção individualizada e as tecnologias mais modernas em cada área para proporcionar o melhor serviço aos pacientes.


Premiações e certificados atestam excelência
O pioneirismo e a qualidade do Hospital Santa Joana Recife são atestados pelo reconhecimento nacional e internacional que a instituição recebeu ao longo dos anos. Em 2012, o hospital foi agraciado com a acreditação da Joint Commission International (JCI), que comprova a sua excelência quando o assunto é a segurança no atendimento ao paciente. O reconhecimento se repetiu nos anos de 2019 e 2022.
A JCI é a mais importante entidade certificadora de serviços de saúde no mundo e é responsável por avaliar mais de 20 mil instituições, inspirando a buscarem o mais alto grau de eficiência no fornecimento de atendimento seguro e eficiente. Sua acreditação é considerada o mais elevado padrão no serviço médico global.
Em 2022, pela segunda vez consecutiva, o Hospital Santa Joana Recife integrou o ranking dos Melhores Hospitais do Mundo, divulgado pela revista Newsweek e pelo portal Statista. A classificação do World’s Best Hospitals 2022 é baseada em recomendações de profissionais de saúde, resultados de pesquisas com pacientes e indicadores-chave de desempenho médico. A pesquisa foi realizada em 27 países, destacando centros que atuam com base em boas práticas de cuidado e avanços na medicina e na ciência.
Um dos pontos de destaque que influenciou no resultado da pesquisa e do ranking foi a capacidade dos hospitais em se adaptar aos novos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Integrar o ranking é um resultado que reflete o trabalho constante e eficiente da equipe médica do Santa Joana e seu compromisso em garantir a segurança e a saúde de seus pacientes, um reconhecimento que é motivo de orgulho para todos que fazem parte do complexo hospitalar.


Continuidade e expansão 

O Hospital Santa Joana do Recife segue ampliando a sua capacidade de assistência clínica e hospitalar.
Consolidado como um dos principais complexos hospitalares do polo médico pernambucano, o Hospital Santa Joana do Recife segue ampliando a sua capacidade de assistência clínica e hospitalar. Em 2018, iniciou um processo de ampliação com a construção de uma nova torre, em uma área de cerca de 15 mil metros quadrados. O objetivo da construção foi dobrar a capacidade de leitos do hospital. Além disso, a nova torre tem a capacidade de abrigar o mais moderno centro cirúrgico das regiões Norte e Nordeste.
O novo edifício traz o que há de mais moderno em arquitetura, equipamentos e instalações, a fim de proporcionar uma experiência única e diferenciada aos pacientes, familiares visitantes e equipe médica. Um dos diferenciais da estrutura são seus aspectos sustentáveis, como o reuso de água da chuva e painéis solares para geração de energia. Além disso, todas as faces da torre são feitas em pele de vidro, para permitir uma racionalização da energia por meio da captação da luz natural e proporcionar uma vista panorâmica do skyline de todo o bairro para pacientes, familiares e visitantes. 
A expansão é parte dos investimentos que o Santa Joana Recife vem realizando nos últimos anos, em reformas e melhoria da infraestrutura, para oferecer ainda mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes e acompanhantes, além de estrutura e tecnologia de ponta para a equipe médica e assistencial.
Todos que fazem parte da história do Hospital Santa Joana Recife se orgulham da trajetória da instituição, que sempre teve como foco a excelência em assistência, segurança e tratamentos diferenciados aos pacientes, e compreendem que o conhecimento e a ciência são fundamentais para todas as conquistas e reconhecimentos que permeiam os mais de 40 anos de história do complexo hospitalar. 

 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Presidente da Nicarágua troca chanceler por "motivos de saúde"
Nicarágua

Presidente da Nicarágua troca chanceler por "motivos de saúde"

Petróleo fecha em baixa apesar da decisão da Opep+ de adiar aumento da produção
Petróleo

Petróleo fecha em baixa apesar da decisão da Opep+ de adiar aumento da produção

Newsletter