Hospital Santa Joana Recife

Um complexo hospitalar reconhecido pela excelência e pioneirismo

Divulgação: Hospital Santa Joana Recife

Com um atendimento focado no bem-estar do paciente, buscando contribuir com avanços científicos que prolonguem a vida e o bem-estar da população, foi inaugurado no Recife, em 1979, o Hospital Santa Joana Recife (HSJR). Fundado pelos irmãos Sávio, José Aécio e Eustácio Vieira, o nascimento do hospital marcou uma nova era na medicina pernambucana, colocando o estado em posição de referência não só na região, mas no Brasil como um todo. 

Em dezembro de 2015, o Santa Joana Recife passou a integrar o Americas Serviços Médicos, segmento médico-hospitalar da United Health Group (UHG) no Brasil, elevando ainda mais os patamares assistenciais e administrativos. Hoje, com 43 anos de existência, o propósito de criar um hospital diferenciado, aliando excelência na assistência, humanização e acolhimento do paciente e seus familiares, segue inspirando suas atividades. 22Histórias de pioneirismo.

Durante seus 43 anos, o Hospital Santa Joana Recife se destacou pelo pioneirismo na área médica. Em 1995, diversificando sua atuação no setor de saúde, o hospital investiu na área de diagnóstico por imagem. Foi criado o Santa Joana Recife Diagnóstico (SJRD), que possui duas unidades e oferece mais de 400 exames, além de contar com os mais avançados equipamentos do país. 

A partir de 1999, a emergência do hospital foi ampliada e a população passou a contar com os cuidados da Multiemergência, que é, hoje, uma das mais procuradas no Estado nos casos de acidentes graves, por fazer o atendimento a politraumatismos. O Santa Joana possui uma das maiores emergências privadas do estado de Pernambuco, com nove especialidades em regime de plantão: clínica geral, neurologia, traumatologia, cirurgia geral, ginecologia, cardiologia, pediatria, ultrassonografia e anestesia.


Fachada do Santa Joana Diagnóstico

Em 2016, a instituição realizou a primeira cirurgia robótica de Pernambuco, com o robô Da Vinci, o Si HD. No mesmo ano, implantou um Centro de Cirurgia Robótica, primeiro passo para a consolidação do hospital como referência no treinamento e na capacitação da classe médica das regiões Norte e Nordeste nessa tecnologia. 

Já em 2019, lançou o Centro de Obesidade e Diabetes, com equipe especializada e atendimento multidisciplinar, renovando seu compromisso em expandir núcleos de excelência em tratamento de condições clínicas especiais. A Unidade, a primeira da área no Norte e Nordeste, atua com uma equipe de profissionais de saúde e médicos de diferentes especialidades, para um melhor acompanhamento, além de ter infraestrutura para realizar todos os exames pré ou pós-operatórios no mesmo dia e em um só lugar, no Santa Joana Recife Diagnóstico. Com o lançamento do Centro de Obesidade e Diabetes, o Hospital Santa Joana Recife se tornou referência no tratamento de obesos e pessoas com distúrbios metabólicos, principalmente diabetes. Em 2021, o Centro recebeu a Acreditação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).


Complexo do Hospital Santa Joana Recife

Além disso, o Hospital Santa Joana Recife criou linhas de cuidados segmentadas em cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia e oncologia. Com uma linha completa de cuidado, do diagnóstico ao tratamento, esses centros se baseiam em um modelo de assistência que une acolhimento, agilidade, atenção individualizada e as tecnologias mais modernas em cada área.

Prêmios e certificados atestam a excelência do hospital

Toda essa excelência do Hospital Santa Joana Recife é reconhecida mundialmente. O hospital recebeu, em 2012, a acreditação da Joint Commission International (JCI) – a mais importante entidade certificadora de serviços de saúde no mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento. Foi recertificado em 2015 e 2019, e agora, em 2022. A JCI é o maior e mais antigo órgão de acreditação e definição de padrões de atendimento médico dos Estados Unidos, que avalia mais de 20 mil instituições e as inspira a buscarem excelência no fornecimento de atendimento seguro e eficiente. Sua acreditação é considerada o mais elevado padrão no atendimento médico global.

Também nesse ano, a revista Newsweek e o portal Statista divulgaram a edição 2022 do ranking dos Melhores Hospitais do Mundo e, pela segunda vez consecutiva, o Hospital Santa Joana Recife foi reconhecido por sua qualidade, conquistando espaço no ranking. O World’s Best Hospitals 2022 se baseou em recomendações de profissionais de saúde, resultados de pesquisas com pacientes e indicadores-chave de desempenho médico. A pesquisa foi feita em 27 países, destacando centros que atuam com base em boas práticas de cuidado, avanços na medicina e na ciência. A capacidade de se adaptar rapidamente aos novos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 foi um dos pontos ressaltados na pesquisa. Participar deste seleto grupo de hospitais é motivo de muito orgulho para todos que fazem o Hospital Santa Joana Recife, e reflete um trabalho constante, focado na segurança dos pacientes e na atração e retenção das melhores equipes médicas e de colaboradores.

Expansão com nova torre hospitalar

Em 2018, o Hospital Santa Joana Recife anunciou sua ampliação, com a construção de uma nova torre hospitalar com cerca de 15 mil m². Com isso, a instituição dobra a sua capacidade instalada de leitos. A nova torre abrigará o mais moderno centro cirúrgico das regiões Nordeste e Norte.

O novo edifício será um divisor de águas no polo médico do estado, pois vai trazer o que há de mais moderno na arquitetura, equipamentos e instalações, proporcionando uma experiência única aos pacientes, visitantes, colaboradores e médicos. Entre os diferenciais do empreendimento estão aspectos sustentáveis, como o reuso da água da chuva e painéis solares para geração de energia.  Todas as faces da torre serão feitas em pele de vidro para permitir uma racionalização da energia por meio da captação da luz natural e proporcionar uma vista panorâmica do skyline de todo o bairro para pacientes, familiares e visitantes.  


Nova Torre Hospitalar

O edifício garagem e um andar de consultórios da nova torre já foi entregue. Novas aberturas de estruturas da torre serão realizadas até 2023. A expansão vem se somar aos investimentos que o Santa Joana Recife vem realizando nos últimos anos, em reformas e melhoria da infraestrutura, para oferecer ainda mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes e acompanhantes, além de estrutura e tecnologia de ponta para a equipe médica e assistencial.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Presidente da Nicarágua troca chanceler por "motivos de saúde"
Nicarágua

Presidente da Nicarágua troca chanceler por "motivos de saúde"

Pesquisas eleitorais do Datafolha mostram cenário em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Eleições

Pesquisas eleitorais do Datafolha mostram cenário em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Newsletter