Itamaracá Transportes: há mais de 60 anos movendo gerações

Empresa que tem em seu DNA a atenção e o cuidado com as pessoas

Alfredo Bezerra Leite - Divulgação: Itamaracá

Para contar a história da Itamaracá Transportes, empresa que há mais de 60 anos move os pernambucanos, é preciso voltar ainda mais no tempo, até o início de 1950. Isso porque a essência do que ela é hoje nasceu com a Linhas Unidas, uma operação de diversificação empresarial comandada por Aristides Bezerra Leite e seu filho, José Anchieta, proprietários da Sul-Americana Indústria de Vidros, e que até então funcionava bem na cidade do Recife.

No entanto, apesar do bom desempenho, no final da década de 50 a Linhas Unidas teve sua operação encerrada em consequência da desapropriação de suas linhas pela prefeitura municipal. Diante da situação crítica, Jose Anchieta partiu em busca de alternativas para aproveitar a frota da extinta empresa e, ao mesmo tempo, continuar a colocar em prática a sua experiência e gosto pelo transporte de pessoas.

Uma oportunidade surgiu com a possibilidade de fazer a ligação da ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, à capital pernambucana, utilizando parte da antiga frota da Linhas Unidas. A realização dessa empreitada foi embrião do que hoje é a Itamaracá Transportes, uma empresa familiar, agregadora e que tem a responsabilidade social como um de seus principais pilares.

Superando obstáculos para crescer

O início da operação se deu com poucos ônibus que faziam as linhas Recife/Itamaracá, Recife/Itapissuma e Recife/Igarassu. José Anchieta comandava a frota junto a uma equipe pequena, formada principalmente por familiares e amigos. Além de dirigir, o time também consertava os ônibus, adaptava peças e administrava o negócio. As dificuldades iniciais colocaram à prova a sustentabilidade da empresa, mas não faltou criatividade e trabalho árduo para superá-las. 

Muitos foram os desafios encontrados pelo caminho, mas nenhum deles foi um entrave para o avanço de José Anchieta no segmento de transportes, tendo como foco total a Itamaracá, que já em 1964 conquistou seu primeiro aumento de frota, passando de oito para 14 veículos. A partir daí, a empresa engrenou em uma trajetória de constante crescimento.

Enquanto o negócio se expandia, o filho mais velho de José Anchieta, Alfredo Bezerra Leite, ia pegando gosto pelo empreendimento fundado pelo pai.  Em 1967, aos 17 anos, Alfredo entra oficialmente para ajudar na administração. Do patriarca, herdou não só o amor por cuidar e mover pessoas, mas também o talento para gerir a operação. A entrada do primogênito iniciando a atuação da segunda geração da família no negócio marca uma “virada de chave” na gestão da Itamaracá Transportes, que passa não só a expandir, mas também a modernizar e a se profissionalizar sob o olhar atento e agregador de Alfredo.

Atualmente com sede no município de Abreu e Lima, a Itamaracá integra o consórcio Conorte, opera em mais de 30 linhas de ônibus, coloca mais de 180 veículos em operação nos dias úteis e atende cerca de 120 mil passageiros diariamente, gerando mais de 750 empregos diretos e abrangendo oito municípios da Região Metropolitana do Recife: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Recife.

Responsabilidade no cuidado com as pessoas

Consciente da complexidade do serviço que presta e da importância da preparação e da motivação dos seus colaboradores para garantir o ir e vir seguro da população, a empresa tem em seu DNA a atenção e o cuidado com as pessoas. Por isso, investe maciçamente no desenvolvimento da sua equipe através de programas de capacitação e mobilização, contando com escolas de formação profissional, cursos e oficinas regulares.

A comunicação interna também é ponto de destaque na gestão da Itamaracá, que conta com diversos canais que promovem e valorizam a integração de seus diversos setores. O clima organizacional é monitorado sistematicamente e as portas da diretoria estão sempre abertas para ouvir e apoiar o seu capital humano.

Mas esse cuidado vai muito além dos seus muros. Todos que fizeram da Itamaracá Transportes o que ela é hoje sempre acreditaram que não adianta prosperar se, do lado de fora, existir miséria e pobreza. Por isso, engajamento social é algo que está intrinsicamente ligado ao seu propósito. A empresa realiza ações que vão desde contribuições financeiras para instituições filantrópicas até apoio a projetos sociais e comunidades locais, tais como: Programa Viagens Solidárias (viagens gratuitas com foco em saúde, educação, esporte e cultura), Escovódromo (higiene bucal e aplicação de flúor para crianças, jovens e adultos), coleta seletiva revertida para projetos sociais, entre outros.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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No ano de 2000, foi criado de forma pioneira no estado o Fórum de Responsabilidade Social da Itamaracá Transportes, que garantiria a sua adesão a um movimento em prol da responsabilidade social empresarial em Pernambuco. Esta foi a mola propulsora para a criação, em 2004, do projeto Ponto Cidadão, que já mudou a realidade de centenas de jovens em situação de vulnerabilidade.

Itamaracá 4

Formando cidadãos para um mundo melhor

O Ponto Cidadão surgiu da vontade da empresa de olhar para a juventude como marco decisivo de transformação social nas comunidades. Fundado nas antigas instalações da Itamaracá no sítio histórico de Igarassu, a iniciativa tem como objetivo qualificar jovens moradores do município, ampliando as suas condições de empregabilidade por meio da educação e da capacitação profissional.  

No Ponto Cidadão, esses jovens recebem uma abordagem mercadológica para os seus anseios profissionais, orientação vocacional, mentoria e participam de programas como o Passagem para o Futuro, um curso preparatório para atuação em áreas administrativo-financeiras, e o Construindo o Futuro, uma ampliação da aprendizagem nas mesmas funções.

Um projeto dessa magnitude só foi possível por causa da parceria com outras empresas gestoras voluntárias que compartilham da mesma visão da Itamaracá, como a ÁgilisRH, a Ebrasil Energia e a TGI Consultoria. O apoio dessas organizações é essencial, pois funciona como um canal entre os jovens e o mercado de trabalho, e é a partir desse relacionamento que os beneficiados pelo Ponto Cidadão conseguem participar de processos seletivos e garantir uma primeira experiência profissional. 

E é com esse modelo de gestão firmado em princípios como generosidade, afeto, cuidado e transformação social que a Itamaracá Transportes só cresce, levando consigo todos aqueles que estão ao seu redor e perpetuando o legado iniciado há mais de 60 anos por um visionário que tinha como sonho mover as pessoas.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

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