JULIETTO Receita de sucesso que desperta o paladar

Em frente a loja do shopping Recife. Em ordem da esquera para direita: Paulo Romulo, Paula Guareschi e Julia Guareschi. - Felipe Fontes

Inovação e determinação são palavras que fazem parte da história da Julietto desde o início. A empresa é familiar e foi fundada em 2001 pelo casal de empreendedores Rose e Carlos Guareschi. Nascidos no Paraná, foi quando se mudaram para o Recife que identificaram a oportunidade de abrir um negócio com um modelo inovador.
Desde o início, a loja se diferencia por permitir que o cliente crie sua própria refeição.

Na Julietto, é possível escolher um entre 20 tipos de massa. O cliente também seleciona oito entre os 31 ingredientes e um dos 4 molhos listados. 


 
Apesar de ter boa parte dos oito restaurantes localizados em shoppings, a Julietto não se encaixa no estilo fast food. A empresa prima pelo conceito comfort food, a comida que conforta e dá sensação de aconchego. Hoje, as lojas funcionam 365 dias por ano. Por mês, são comercializados cerca de 55 mil pratos, contendo aproximadamente 11 mil quilos de massa, que são importadas e/ou produzidas artesanalmente.
 
O sucesso da Julietto fez o grupo investir em outros negócios, também no ramo da alimentação, mas com diferentes propostas. Inicialmente fundadas como Bom de Festas e Qin Xian, as marcas foram unificadas em 2018 e transformadas em Julietto Festa e Julietto Mundi, respectivamente.
  
Contratar para mudar realidades
 
Apesar da comida ser reconfortante e de excelente qualidade, o destaque da Julietto fica por conta do tipo de seleção que é feita na contratação, que tem como o objetivo transformar realidades sociais. Muitos dos colaboradores são egressos do sistema prisional ou dependentes químicos. Eles são encaminhados a partir de projetos de inclusão e enxergam na empresa a oportunidade de ter um primeiro emprego.
 
Diferente de outras empresas que contratam esse público para serviços internos, na Julietto eles são treinados para atender diretamente aos clientes e ficar dentro das lojas, algumas localizadas nos melhores shoppings do Estado. Essa é uma forma de dar condições para aquela pessoa mudar seu futuro, uma vez que as responsabilidades trazidas por um emprego também alteram relações pessoais e dão condições de ter uma vida digna, longe da criminalidade, com o suporte e atenção necessários.
 
A iniciativa diferenciada de contratação já rendeu reconhecimentos da sociedade, entre eles, está o Título de Cidadã Recifense recebido por Rose Guareschi, em 2015, por compromissos com causas sociais, e o Título de Cidadã Pernambucana, pela gestão inovadora. A rede de restaurantes já foi reconhecida algumas vezes pela Câmara Municipal do Recife, no Dia Municipal de Combate ao Uso de Drogas, em virtude do trabalho desenvolvido.


Rose Guareschi em uma homenagem recebida pelo Shopping Guararapes
 
A Julietto costuma ainda contratar membros de uma mesma família, com o intuito de transformar o ambiente familiar. Se vários membros estão trabalhando, a chance de um deles voltar para o mundo das drogas ou da criminalidade reduz devido a inexistência de influências dentro de casa.
 
Pessoas transexuais também recebem acolhimento na Julietto. A contratação desse público é uma forma de dar oportunidade a uma população que costuma ser vítima de alto nível de preconceito social. Além disso, todos os funcionários são orientados sobre a necessidade do uso do nome social.   

Equidade entre sexos e meio ambiente
 
A equidade entre gêneros é algo valorizado pela direção, uma vez que os cargos de liderança são divididos de forma igualitária entre homens e mulheres. Esse ato, reconhecido pela equipe, já resultou em diversos prêmios.
 
Em 2019, a Julietto foi agraciada com o Prêmio WEPs BRASIL 2021 – Empresas Empoderando Mulheres, que tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das companhias que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Grupo Julietto (@grupojulietto)


 
As mulheres são bem-vindas na Julietto em todas as fases da vida, mas são especialmente acolhidas durante a gestação. Estar grávida não é impedimento para a contratação, e as futuras mamães são afastadas do trabalho, com recebimento de salário integral, no final do oitavo mês. 
 
A atenção também está voltada para o meio ambiente, pois, na Julietto, nada é descartado. Os resíduos gerados pela operação são entregues para ONGs parceiras, para dar a destinação correta. Desde a fundação, todo óleo usado é enviado para indústria, para transformação em detergente. A Julietto recebe parte do produto como bonificação e doa para creches.
 
Seguir primando pela qualidade dos alimentos, sem esquecer do acolhimento do cliente e da valorização dos funcionários são ingredientes fundamentais para a Julietto. 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Katy Perry prova coxinha no "Mais Você" e se declara para apresentadora: "Eu te amo, Ana Maria"
DIVA POP

Katy Perry prova coxinha no "Mais Você" e se declara para apresentadora: "Eu te amo, Ana Maria"

Newsletter