Kroma: energia que transforma o mundo
Adaptabilidade e trabalho em equipe em prol de uma sociedade mais sustentável
Simplificar, integrar e dar liberdade de escolha para o consumidor: esses são os pilares da primeira comercializadora de energia livre do Nordeste. Fundada há mais de 10 anos pelo pernambucano Rodrigo Mello, a Kroma já nasceu rompendo barreiras, apostando no uso da tecnologia para proporcionar maior eficiência energética com o melhor custo-benefício.
A empresa deu seus primeiros passos em 2008, a partir de uma falha no mercado percebida pelo seu fundador. Formado em Engenharia Elétrica, Rodrigo Mello identificou que as empresas de energia renovável em funcionamento na região não estavam devidamente precificadas. Estudou o mercado e montou seu próprio negócio na área, tendo um computador como sua primeira e única ferramenta de trabalho.
Na hora dar um nome à empreitada, Rodrigo decidiu homenagear seus ancestrais, o pai e o avô, que eram comerciantes e trabalhavam com joalheria. A palavra Kroma, com a qual batizou seu novo negócio, traz em sua origem o verbo cromar, processo feito por joalheiros para valorizar suas joias de ouro e prata. Apesar de enxergar um futuro reluzente, o engenheiro precisou superar desafios e ser resiliente para consolidar o seu sonho.
O primeiro percalço foi encontrar um espaço físico para começar a empresa. Essa dificuldade foi logo sanada pelo espírito empreendedor de Rodrigo. Seu sogro possuía um espaço disponível e o empresário afastou os móveis e começou a prospectar. Muitos “nãos” foram recebidos neste início, mas o primeiro sim que escutou foi suficiente para que acreditasse que realmente estava no caminho certo.
Leia Também
• Cadan Distribuição: presença forte do litoral ao sertão
• Masterboi: uma história de determinação e coragem
• Noronha Pescados: do alto mar para a mesa dos brasileiros
A partir daí, o engenheiro se empenhou para entregar o melhor serviço, enxergando nesta oportunidade uma janela para começar seu portfólio. Com trabalho duro, estudo e muita determinação em estruturar uma grande empresa, Rodrigo foi aumentando sua carteira de clientes e, hoje, a Kroma é considerada uma plataforma completa em soluções de energia, com especialistas que estão por dentro das tendências mundiais do setor.
Foco na personalização e trabalho em equipe
Com sua matriz localizada no Recife e um escritório instalado em Belém do Pará, a Kroma oferece as melhores estratégias de gestão e contratação no mercado livre de energia, onde os consumidores têm liberdade para comprar diretamente dos geradores ou comercializadores, com condições - como preço, prazo e volume - livremente negociadas. Cerca de 40 pessoas são empregadas pela empresa, a maioria engenheiros eletricistas.
Como alicerces do negócio, o grupo tem a cortesia, o profissionalismo e o respeito, princípios que estão engendrados em cada processo empresarial. Umas das ferramentas mais importantes para a Kroma é a adaptabilidade e o trabalho em equipe, valores especialmente importantes para o seu fundador. Antes de se tornar uma das 100 personalidades mais influentes do mercado de energia de acordo com a revista Full Energy, Rodrigo teve sua infância ligada ao basquete e, apesar de não ser alto, jogava como armador.
Adaptar-se para lidar com as limitações e confiar no time para chegar à vitória foram algumas das lições retiradas do esporte que o executivo levou consigo para os negócios. É de acordo com essa cultura que a empresa vai crescendo e se movimentando, adaptando-se de acordo com o perfil do consumidor. O trabalho da Kroma é como o de um alfaiate, que entrega um produto com encaixe perfeito para o cliente.
Relacionamento dedicado
A Kroma une tecnologia, expertise e otimização de investimentos para proporcionar uma maior eficiência energética com o melhor custo-benefício para o consumidor. O acompanhamento realizado por uma equipe multidisciplinar capacitada desde o momento da migração até o final do contrato garante um relacionamento dedicado que inclui assessoria jurídico-regulatória, gestão energética ativa, respaldo dos órgãos do setor (CCEE, Aneel, ONS, MME) e assessoria técnica alinhada às boas práticas do mercado.
Com seu foco voltado à gestão estratégica orientada para o mercado livre de energia, a Kroma tem em seu escopo serviços de trading e novos negócios em energia, oferecidos com total qualidade e transparência, visando levar mais liquidez aos clientes. Através de um sistema proprietário de gestão, ferramenta disponibilizada pela empresa e que conta com interface moderna e intuitiva para simplificar o gerenciamento do consumo energético, é possível automatizar processos e viabilizar relatórios gerenciais.
Na área de trading, a Kroma oferece serviços alinhados com as tendências do mercado de energia mundial, com gestão ativa de risco de portfólio, priorizando preservação de capital e com soluções de proteção de investimentos customizadas de curto e longo prazo para geradores, consumidores e comercializadoras. Já com seus projetos competitivos, a Kroma desenvolve propostas de geração de energia elétrica a partir das fontes solar, eólica, hídrica e térmica a gás, soluções individualizadas para autoprodução de energia elétrica, produção independente e geração distribuída.
Compromisso com um futuro mais sustentável
Entendendo que não existe crescimento sem responsabilidade social, a Kroma realiza parcerias com fundações ligadas ao cuidado com o meio ambiente e com a população em situação de vulnerabilidade. O Projeto APODI, situado em Quixeré, no Ceará, é um grande exemplo de como um empreendimento de fonte renovável pode beneficiar a localidade tanto na geração de empregos quanto no desenvolvimento local.
Outro apoio é dado ao Instituto Peró, que possibilitou à empresa contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens vindos de famílias em situações de risco no município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes. A instituição usa arte e profissionalização para conduzi-los, sob uma nova perspectiva de futuro, à uma melhor educação e cidadania.
A Fundação Terra, criada há mais de 30 anos pelo Padre Airton Freire em uma comunidade popularmente conhecida como “Rua do Lixo”, na cidade de Arcoverde, e que atua promovendo a integração das famílias e ajudando em suas necessidades básicas, é outra beneficiada pela Kroma. A empresa vem instalando em etapas uma unidade de geração fotovoltaica para que a instituição tenha redução dos custos com energia elétrica.
A Kroma é firme em sua luta por um planeta mais sustentável e com oportunidades iguais para todos, e segue em seu objetivo de se consolidar no Norte e Nordeste como a melhor opção do mercado em serviços de energia. Sempre ancorada nos princípios presentes em seu DNA: adaptabilidade, trabalho árduo e aproximação com o cliente.
Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.