Logo Folha de Pernambuco

Masterboi: uma história de determinação e coragem

De afogados para o mundo! 21 anos trazendo responsabilidade e respeito a todos clientes

Famoso Box 77 em Afogados - Divulgação: Arquivo Masterboi

Foi em uma casa humilde de Gonçalves Ferreira, distrito da cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, que os irmãos Nelson e Guilhermina Bezerra, sócios-fundadores da Masterboi, aprenderam o valor do trabalho. Nascidos em uma família simples de 11 irmãos, desde cedo viam o pai viajar constantemente para a capital, Recife, para vender carnes no pequeno box que administrava no Mercado Público de Afogados e ganhar o sustento dos filhos.

Aos 16 anos, Nelson saiu de Caruaru para ajudar no açougue. A irmã, Guilhermina, chegou pouco tempo depois. O trabalho era intenso e exigia que acordassem muito cedo, entre três e quatro da manhã, o que dificultou a continuidade dos estudos. Mas apesar das dificuldades, nunca pensaram em desistir. Trabalhavam com tanto afinco e responsabilidade que ganhar a confiança dos clientes e comerciantes da região foi um movimento natural.

Em 1988, assumiram oficialmente o comando do box 77, que ficou conhecido como Açougue do Nelson. A credibilidade era tanta que os clientes deixavam as chaves de seus negócios com os irmãos Bezerra para que, no decorrer da madrugada, eles fizessem o abastecimento das carnes. Por volta das três da manhã, a dupla pegava uma velha Kombi e, pessoalmente, fazia as entregas. No horário de abertura das lojas, os proprietários já estavam com elas devidamente abastecida, prontas pra iniciar as vendas. 

Foi nesta mesma época que Nelson, em meio ao pesado dia a dia de trabalho, conheceu Ana, uma pequena empresária que produzia marmitas para vender e comprava as carnes em seu açougue. Com o tempo, os dois construíram uma relação de respeito, amizade e cumplicidade, casamento fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos dois e para a consolidação da empresa familiar.

Com o crescimento da clientela do Açougue do Nelson, atraída pelo serviço de excelência prestado pelos irmãos, foi ficando cada vez mais latente a necessidade de ampliar o espaço físico do negócio. Foi quando surgiu a oportunidade de comprar uma casa na Rua 21 de Abril, localizada no mesmo bairro de Afogados, e que já contava com uma câmara frigorífica instalada. A mudança ousada, realizada no ano de 2000, marcou também a criação oficial da marca Masterboi, fruto da ambição, da coragem e do trabalho incansável dos seus fundadores.

De Afogados para o mundo

Nesses mais de 21 anos de atuação, a pernambucana Masterboi vem construindo sua história no mercado nacional de processamento e distribuição de alimentos, tornando-se referência no segmento e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida. A empresa atua no mercado frigorífico abrangendo toda a cadeia de produção, desde o abate, passando pelo processamento e distribuição, até chegar ao consumidor final.

Em seu portfólio estão cortes bovinos, caprinos e suínos, aves, pescados, vegetais, laticínios e embutidos, compondo um mix de mais de 700 itens entre marca própria e revenda. Atendendo ao mercado interno e externo, os produtos com selo Masterboi seguem os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança. Tudo para que o brasileiro tenha no prato o que há de melhor quando o assunto é carne. 

Para dar conta da demanda, a Masterboi possui  atualmente três unidades frigoríficas, sendo uma em São Geraldo, no Pará, outra em Nova Olinda, no Tocantins, e a terceira em Canhotinho, no Agreste pernambucano, totalizando uma capacidade de abate de mais de 2.000 bois por dia. Há também centros de distribuição e processamento na Paraíba e em Pernambuco, onde é produzida a charque Masterboi. Todas as instalações possuem SIF (Serviço de Inspeção Federal), selo que garante o monitoramento contínuo da qualidade na produção até a distribuição, e são habilitadas a exportar para mais de 40 países, entre eles China, Chile, Tailândia, Emirados Árabes, Peru e África

E para atender com conforto, praticidade e comodidade os clientes de atacado e varejo, a empresa opera com quatro lojas próprias no seu estado natal e uma em João Pessoa, na Paraíba

Valores bem estabelecidos

Tendo como prioridade a segurança, conforto e comodidade da sua clientela e do seu capital humano, a Masterboi conta com mais de 3.500 colaboradores em suas unidades, todos engajados em um mesmo propósito: promover a contínua melhoria dos seus processos para atender o mercado com excelência operacional e suporte diferenciado. É a forma de garantir que os valores da empresa estejam presentes na vida das pessoas que produzem e compram os produtos da marca e que são consideradas como parte da família Masterboi
 
Para que os colaboradores estejam alinhados com a cultura da empresa, foram criados pilares que traduzem a sua cultura organizacional. São eles: ética, custo, atitude, inovação, gestão participativa, responsabilidade socioambiental e pessoas. Juntos, esses princípios garantem a otimização dos recursos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços, com o trabalho pautado pela responsabilidade, integridade, humildade e respeito.

Além disso, a empresa preza pela capacitação constante dos seus funcionários - com a valorização das competências já existentes nas pessoas que a integram - e, não menos importante, pela promoção de ações de cuidado com o meio ambiente e a sociedade, ancoradas pela missão principal de servir bem a todos.

Responsabilidade socioambiental como prioridade

Ciente da importância de ter consciência ambiental e preservar a natureza, nosso bem mais precioso, a Masterboi promove uma série de ações de responsabilidade socioambiental que pautam a sua atuação de ponta a ponta. Umas delas é desenvolvida junto ao projeto Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

A parceria com a organização não-governamental resulta no trabalho realizado exclusivamente com fornecedores cujas propriedades estejam livres de desmatamento. O compromisso da Masterboi é comprar gado de fazendas que não tenham desmatado, conforme comprovação pelo Prodes, projeto que monitora via satélite o desmatamento por corte raso na Amazônia Legal

Pensando neste futuro que precisa ser cuidado e preservado, a Masterboi espera continuar trabalhando com afinco, responsabilidade e respeito a todos, valores que estiveram presentes desde o seu início, no pequeno box no Mercado Público de Afogados. Além disso, espera contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, preservando, assim, a sua essência.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?
Tecnologia

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?

Bolsonaro alega perseguição e diz inquérito sobre tentativa de golpe é 'historinha'
Investigação

Bolsonaro alega perseguição e diz inquérito sobre tentativa de golpe é 'historinha'

Newsletter