Logo Folha de Pernambuco

Moura Dubeux: transformação e legado para a cidade

Empresa esta entre as maiores construtoras do Brasil e é uma das mais atuantes no mercado imobiliário de Pernambuco

Os fundadores Aluísio, Marcos e Gustavo

Fundada em 1983 pelos irmãos Aluísio, Gustavo e Marcos Moura Dubeux, a Moura Dubeux figura entre as maiores construtoras do Brasil e é uma das mais atuantes no mercado imobiliário de Pernambuco. A empresa tem como foco projetos para primeira e segunda residências e empresariais, incluindo imóveis sofisticados e de alto luxo para acolher seus clientes com bem-estar, conforto e beleza.
A partir de 2008, a incorporadora iniciou sua expansão para os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia e, atualmente, possui operações também na Paraíba e em Sergipe. A empresa tem como um dos seus pilares o relacionamento com o cliente, tanto no pré quanto no pós-venda, assumindo o compromisso de entregar, sempre, um produto diferenciado e de alto nível. 
Ao longo da sua trajetória, a Moura Dubeux já concluiu mais de 235 empreendimentos, totalizando 3,6 milhões de metros quadrados construídos. E não para de crescer. Em 2020, com a solidez adquirida nos mercados local e regional, a empresa iniciou a oferta pública de suas ações (IPO) na B3, bolsa de valores do mercado de capitais sediada na cidade de São Paulo, no segmento Novo Mercado. Esse segmento exige a adoção das mais elevadas práticas de governança corporativa, transparência e acesso às informações pelos investidores, em linha com as exigências internacionais. Com isso, mostrou que tem maturidade, tornando-se a primeira incorporadora com atuação regional a ter ações negociadas na B3. 
Tal crescimento não se justifica apenas pelo padrão de qualidade das unidades que a incorporadora entrega. É o resultado de décadas de planejamento, principalmente em processos internos. Enquanto investia na sua expansão, executou um ambicioso plano de qualificação de mão de obra e de melhoramento de processos. Seu sistema de gestão integrado é certificado com as normas NBR ISO 9001 versão 2015, ISO 45001 versão 2018, NBR ISO 14001 versão 2015 e PBQP-HSiAC:2021 Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat, que visam atender aos requisitos e às legislações aplicáveis, assegurar a redução e a correta destinação dos resíduos, garantir o trabalho seguro e saudável e encantar os clientes.
Portanto, a abertura de capital, em 2020, chegou para validar as boas práticas implantadas em toda a sua estrutura nos últimos anos. Ainda em relação a mão de obra, a incorporadora, que emprega cerca de 5 mil pessoas, colocou em prática um arrojado programa de atração de executivos para que pudesse ter um quadro 100% motivado e profissionalizado, o que vem contribuindo para que a empresa atinja, cada vez mais, novos patamares de excelência.
 
Retrofits marcam transformação imobiliária
O propósito da Moura Dubeux é entregar, sempre, o melhor produto com a melhor experiência para seus clientes, entendendo a vocação de cada lugar, transformando paisagens e deixando legados que vão muito além dos seus edifícios.
No Recife, um dos projetos mais impactantes é o Edifício Líbano, situado no mesmo terreno do tradicional Clube Líbano Brasileiro, fundado em 1952 no bairro do Pina. O empreendimento preserva o passado ao mesmo tempo que cria um novo futuro, transformando as lembranças de tantos momentos especiais vividos no clube em um novo recomeço.
O Edifício Líbano possui 27 pavimentos, com 297 apartamentos e foco no público jovem. Em contrapartida, o clube será revitalizado pela incorporadora e voltará a ser ponto de encontro para toda a comunidade árabe associada. Sua arquitetura original, do período modernista, é marcada por dois grandes arcos que sustentam as laterais da edificação.
O residencial Lucsim by Borsoi, localizado em uma das áreas mais valorizadas da Avenida Boa Viagem, é outro projeto de destaque. O prédio foi projetado na década de 1970 pelo arquiteto carioca radicado em Pernambuco Acácio Gil Borsoi, um dos maiores nomes da moderna arquitetura brasileira, para ser o Hotel Internacional.
Sinônimo de uma arquitetura moderna e arrojada, o hotel foi transformado com a técnica de retrofit, que moderniza áreas e edificações antigas preservando as características originais. São 168 unidades habitacionais, tipo estúdio ou apartamento, distribuídos em 16 andares, para atender aos mais variados perfis de moradores e investidores. 

RETROFIT   SILO 215 ATUAL
Na região central do Recife, a transformação imobiliária com a utilização da técnica de retrofit acontece por meio dos empreendimentos Silo 240 e Silo 215, que integram o complexo Moinho Business & Life. O projeto moderniza a área fabril antes ocupada pelo antigo Moinho Recife, passando a oferecer um empresarial, um amplo edifício-garagem com 600 vagas e um residencial de alto padrão.
Os edifícios Silo 240 e Silo 215 completam a proposta do Moinho Business & Life de reunir espaços de convivência, comércio, moradia e lazer em um só lugar, atendendo a pessoas que trabalham ou têm uma relação com o Bairro do Recife. São 253 unidades, sendo duas lojas no térreo e 251 apartamentos tipo estúdio, de um e dois quartos, que trazem elementos atuais ao mesmo tempo que preservam a memória e a história do lugar.

Silo 215 perspectiva

Compromisso com a sustentabilidade
Seguindo as diretrizes de sustentabilidade da empresa, os empreendimentos possuem projetos totalmente alinhados às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance), de compromisso com o meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. No caso do Lucsim, por exemplo, foram previstas placas fotovoltaicas para geração de energia solar, automação para irrigação de jardins e para o consumo de água e energia.
Já o projeto do Silo 240 e do Silo 215 contempla central de ar-condicionado refrigerada a água, mais eficiente e econômica, reaproveitamento de água pluvial, bicicletário e jardins integrados com as ruas do entorno. O projeto foi desenvolvido a partir do consumo consciente de insumos, utilização de tecnologias sustentáveis e com eficiência energética, com o objetivo de impactar positivamente a qualidade de vida dos moradores e o planeta.
O compromisso com a sustentabilidade está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A Moura Dubeux assumiu oito compromissos relacionados aos ODS e traçou metas de curto, médio e longo prazo para alcançá-los. Muitos desses compromissos já faziam parte do seu dia a dia, como a adoção de valores éticos e processos transparentes, a oferta de um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável e o desenvolvimento de produtos imobiliários que impactem positivamente a urbanização e revitalização das cidades.

Revitalização do centro
Apostando na revitalização da área central do Recife e na beleza da paisagem emoldurada pelo Rio Capibaribe, a Moura Dubeux também investiu forte em sofisticados projetos residenciais no bairro de Santo Amaro. O Aurora Trends possui três torres, cada uma com 256 apartamentos, enquanto o Jardins da Aurora tem duas torres residenciais totalizando 168 imóveis. 
A localização desses empreendimentos é mais do que estratégica, a poucos quilômetros dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. A região conta, ainda, com uma boa infraestrutura de transporte público, saneamento básico, ciclofaixas e espaços de lazer, o que demonstra a visão de futuro da empresa e aumenta a importância socioeconômica desses empreendimentos para a revitalização da região central da cidade.
No Cais José Estelita, os edifícios Mirante do Cais e Parque do Cais seguem um conceito novo de construção, sem muros e com uso misto, agregando residência e comércio no mesmo local. Isso permite, por exemplo, que a população não residente também desfrute do lugar. Essa solução foi pensada como forma de atender, por meio de debates e proposições, às exigências do poder público e aos anseios da sociedade quanto à destinação dessa importante área histórica.
Os espaços no térreo são destinados a operações comerciais, de produtos ou serviços, impulsionando um novo polo econômico no lugar, também conectados à imensa área verde que deverá ocupar em torno de 60% do terreno do Cais José Estelita. Os empreendimentos contam com estações de energia para recarga de carros elétricos, teto verde na cobertura da garagem e painéis de energia solar para aquecimento das piscinas. 
Toda essa trajetória de sucesso e solidez evidencia o DNA de empreendedorismo, força e inovação da Moura Dubeux e qualifica a empresa como uma das maiores e mais competitivas do mercado de incorporação e construção civil do país, com diversas premiações que atestam excelência, qualidade de atendimento, padrão e resultado em todos os seus projetos. Sempre com foco no cliente e na cidade. 
 

 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Newsletter