NAGEM uma gigante da tecnologia que nasceu em Pernambuco

O caminho para um grande sucesso muitas vezes parte de um insucesso. Foi assim com Halim Nagem Neto, que empreendeu inicialmente na área de confecção. Com pouca experiência na época, ele não fez um planejamento adequado nem escutou o mercado. O negócio não foi muito longe, como era de se esperar. 


Halim Nagem Neto - Presidente da Nagem

Levando esse aprendizado no bolso, Halim decidiu fazer uma nova aposta. Como ele já havia trabalhado na área de informática anteriormente e estava sendo procurado por indústrias do setor, decidiu abrir a Nagem, em Recife, no fim da década de 1980. Começou a operar em 1990, vendendo o que ele chamava de “bijuterias da informática”, que eram os suprimentos para computadores. Os primeiros clientes da empresa foram grandes instituições, já que naquele momento os computadores pessoais ainda não eram tão acessíveis como hoje.

Com a popularização dessas máquinas, funcionários das instituições passaram também a comprar produtos para uso próprio e, graças à alta demanda, não tardou para a Nagem iniciar sua operação de varejo. Nesse período, tornou-se a primeira empresa híbrida, antecipando o que hoje ficou conhecido como omnichannel, ou seja, o uso integrado e simultâneo de vários canais. Estimulada por fabricantes das marcas que ela comercializava, passou a atuar também no canal de distribuição, vendendo a pequenas lojas que fazem revenda para o consumidor final. 

Outra iniciativa da marca que chamou atenção do mercado foi a criação - pioneira em Pernambuco - de um site institucional para as pessoas conhecerem a história da empresa e as linhas de produtos ofertadas, revelando mais uma vez seu DNA de inovação.

A trajetória teve tropeços, como em todos os empreendimentos, mas Halim perseguiu seu sonho com coragem e persistência. Trabalhou dia e noite, mantendo o foco nos 4 Fs que guiam sua jornada desde o princípio: família, freguês, funcionários e fornecedores. O empreendedor arrojado gosta de frisar que não teria o mesmo êxito sem o apoio que recebeu dos pais, e que recebe da esposa Vanda e dos irmãos Carlos André e Valdir até hoje.

Quando olha para trás, Halim se orgulha da história da Nagem, pautada no respeito e na consideração com clientes, parceiros e colaboradores. Segundo ele, a empresa sempre buscou valorizar os funcionários e comemorar com eles cada conquista. No início, com a equipe da primeira loja, na capital pernambucana, era comum uma cervejinha para celebrar uma meta batida, um inventário realizado ou um aniversário. Quando começaram as obras da matriz e do centro de distribuição no Curado, cada laje levantada era motivo de celebração, muitas vezes reunindo todos em um churrasco. Lembranças afetivas que deixam saudade em Halim e em todos que permanecem na empresa.


Unidade de Negócios e Centro de Distribuição PE (Matriz)

Hoje, com unidades e funcionários espalhados por boa parte do Brasil, os encontros já não são iguais. Porém, a Nagem segue achando formas de prestigiar as pessoas que fazem seu dia a dia e festejar as conquistas com todos os envolvidos. Os motivos para comemorar passaram a ser cada vez mais frequentes, entre eles prêmios importantes, como os das indústrias fornecedoras que a reconhecem por metas batidas em volume de vendas, execução e qualidade. 

Além deles, recebeu o selo Melhores Empresas Para Trabalhar (GPTW), pelo conjunto de iniciativas voltadas para os colaboradores; e foi homenageada diversas vezes por iniciativas que anualmente destacam as preferidas do público pernambucano, como o Marcas Que Eu Gosto, da Folha de Pernambuco; o Marcas Preferidas, do Diário de Pernambuco; e o Recall de Marcas, do Jornal do Commercio. Em 2017, quem recebeu um troféu foi o próprio Halim Nagem Neto. Ele foi considerado Empreendedor do Ano, na categoria Master, pela respeitada premiação da EY (Ernst & Young), em São Paulo.

BUSCA INCESSANTE PELA EVOLUÇÃO

O percurso que levou ao topo teve início na Rua 48 do bairro do Espinheiro, no Recife. Era lá onde ficavam todos os departamentos e um balcão de atendimento aos clientes. Por mais que sonhasse grande, Halim e todo o time nem imaginavam o quanto a estrutura se multiplicaria nos anos seguintes. 

Ainda na década de 1990, a Nagem foi encorajada novamente por líderes das fábricas parceiras a dar outro passo importante: desta vez a ideia era expandir a operação para todo o Nordeste, pois o mercado de Pernambuco havia se tornado pequeno para seu potencial. Prontamente atendeu a sugestão.

Mesmo em meio a um cenário economicamente difícil, superou todas as crises e planos econômicos, enxergando as oportunidades de cada cenário. Além da ampliação dos canais de venda, atuando no corporativo, no varejo e na distribuição, uma das decisões que contribuíram fortemente para o sucesso foi aumentar o portfólio de suprimentos para hardware e material de escritório. 

Com esses incrementos, a Nagem logo registrou crescimento acima de dois dígitos e não parou mais de evoluir. Um dos marcos que revelaram o tamanho da sua força nacional foi o momento em que recebeu, pela primeira vez, o convite de um fabricante para fazer o lançamento de um novo produto no Brasil, em primeira mão. Na época, só empresas de São Paulo ganhavam esse tipo de privilégio. O fato se repetiu várias vezes com diferentes marcas ao longo dos anos e acontece até hoje.


Estoque CD PE

Os anos 1990 também foram marcados pela inauguração do seu canal de vendas on-line. Quando chegou o aguardado novo milênio, a Nagem já tinha se desenvolvido muito mais do que o previsto. Passou, então, a ser uma empresa mais profissionalizada e contratou consultores externos que ajudaram a planejar um crescimento eficaz e sustentável.

Hoje, pouco mais de três décadas depois da inauguração, os números impressionam. A Nagem oferece mais de seis mil itens de aproximadamente 150 marcas, entre produtos de informática, telefonia, eletrônicos, papelaria, games, eletroportáteis e eletrodomésticos. Possui cinco centros de distribuição, localizados em Recife, Salvador, Fortaleza, Espírito Santo e São Paulo, com alta capacidade de armazenagem e entrega para todo o Brasil.

Para dar conta de tudo isso, conta com mais de dois mil colaboradores e uma robusta estrutura de TI (Tecnologia da Informação) que proporciona mais agilidade e segurança. A logística é feita muitas vezes com frota própria, mas a empresa tem ainda parceria com as maiores transportadoras do país. Além dos centros de distribuição e do e-commerce, a Nagem possui 45 lojas e 1 quiosque, espalhados em várias cidades do Nordeste.

EMPATIA E CONSCIÊNCIA

No quesito responsabilidade social, a Nagem usa a sensibilidade para identificar as principais necessidades de cada momento ou aquelas que seguem sendo essenciais ao longo dos anos. A diretoria busca pulverizar as contribuições para ajudar o maior número de instituições possível e participa de projetos junto a entidades de renome em Pernambuco, como o Atitude e o Porto Social. 

Quando a pauta é o meio ambiente, a marca faz questão de participar dos programas de reciclagem das indústrias que produzem os itens que ela comercializa. Internamente, desenvolve ainda ações de conscientização sobre o uso dos recursos naturais, sobretudo no que diz respeito ao consumo de energia e de combustível. 

CONECTADA COM O FUTURO

Ciente de que é preciso estar em constante movimento para acompanhar as tendências do mundo, das pessoas e da tecnologia, a Nagem sempre investiu em formas de aprimorar seus sistemas e faz questão de reforçar que essa busca infindável pela evolução continuará sempre como um dos seus valores principais. Loja online, delivery, plataformas digitais, redes sociais, tudo isso faz parte do cotidiano da marca há muitos anos. 

É certo que o futuro trará outros costumes, exigências e práticas. O comportamento e as preferências das novas gerações já são completamente diferentes do que eram 30 anos atrás, e a Nagem enxerga as transformações de forma positiva e busca correspondê-las na mesma velocidade. Assim tem feito desde sua fundação, acompanhando de perto as mudanças no perfil de consumo, ano após ano, e buscando oferecer cada vez mais acessibilidade aos clientes, com múltiplos canais de venda. 

A Nagem trabalha para continuar crescendo de forma sustentável e estruturada, aumentando o portfólio de produtos, avançando por outras regiões, consolidando a presença em todos os canais de vendas, proporcionando ainda mais facilidades aos consumidores e, acima de tudo, mantendo o foco nos 4Fs que Halim faz questão de não perder de vista.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Jaboatão abre inscrições para editais do Plano Nacional Aldir Blanc de Cultura

Jaboatão abre inscrições para editais do Plano Nacional Aldir Blanc de Cultura

Regulação da IA terá novo texto e deve ser votada no Senado após eleições, diz relator
BRASIL

Regulação da IA terá novo texto e deve ser votada no Senado após eleições, diz relator

Newsletter