Não há receita de bolo para harmonização facial. É preciso individualizar o tratamento

Cynthia Cabral é médica especializada em Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica. - Paulo Higor Nunes

Saiba porque reverter procedimentos de harmonização não é o caminho ideal.

Quem vem acompanhando as recentes discussões sobre harmonização facial tem visto - sobretudo nas redes sociais - alguns casos de pessoas que, após terem se submetido a diversos procedimentos, se arrependeram ou não ficaram satisfeitas com os resultados e agora estão buscando a reversão. E, sim, é possível revertê-los, mas não é tão simples quanto parece. É preciso fazer um alerta em relação à banalização desse termo e também aos cuidados que qualquer pessoa deve ter ao buscar procedimentos estéticos para harmonizar o rosto.

Para reverter uma harmonização facial, ou seja, remover o ácido hialurônico utilizado para preencher alguns pontos da face, nós utilizamos uma enzima chamada hialuronidase, que é aplicada nos locais onde o produto foi injetado. Essa enzima faz com que o ácido hialurônico vá, aos poucos, se desfazendo para ser eliminado naturalmente pelo nosso corpo. Mas são necessárias algumas sessões até que o produto seja eliminado completamente do corpo. E é importante pontuar que, apesar de não ser comum, a enzima pode ocasionar reações e complicações para o paciente, como reações alérgicas e temos descrição na Literatura Médica de casos até mais graves, que resultaram, por exemplo, em choques anafiláticos em pessoas com alergia a picadas de abelha.

Porém, não é preciso ter medo ou repudiar a busca pela melhoria estética e harmônica do rosto. As pessoas devem ser mais criteriosas com os profissionais a quem pretendem confiar essas mudanças tão importantes, que sejam qualificados para tais procedimentos e que priorizem, principalmente, a individualização dos tratamentos.

Se tem uma coisa que há muito tempo venho defendendo é a importância de uma avaliação individualizada do paciente e prescrições de procedimentos que objetivem realçar a beleza natural de cada um. É impossível fazer isso de maneira sistemática, como receita de bolo, pois nossos traços individuais são diferentes e precisam ser levados em consideração no momento de planejar uma harmonização facial. 

Não é porque é possível fazer a desarmonização que podemos relaxar e sair por aí fazendo de qualquer forma. Esse tipo de procedimento, quando realizado por profissionais competentes e qualificados para tal, que respeitem a vontade do paciente, mas sobretudo o orientem sobre a melhor abordagem, dificilmente vai resultar em reversão.

Nascida no Recife, a médica Cynthia Otaviano Cabral dos Anjos, filha do renomado cirurgião plástico Dr. Carlos Homero, teve uma trajetória acadêmica interessante. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007) e, ao se formar, decidiu que trilharia o caminho de seu pai. Graduou-se então também em Medicina pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em 2014, e especializou-se em Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica. Hoje completamente realizada como profissional, atua na área da Dermatologia e também na área Acadêmica. É preceptora da especialização em Dermatologia do Colégio Brasileiro De Medicina e Saúde onde ministra aulas sobre dermatologia Cosmética e Cirúrgica. No campo profissional, atua no mesmo consultório do seu pai, oferecendo um atendimento multidisciplinar na área da estética, autoestima e autocuidado. A médica está em constante busca por atualização, trazendo para os seus pacientes o que há de mais moderno na dermatologia e estética. A premissa geral de Cynthia é prezar pela beleza natural, com intervenções sutis que buscam ressaltar nos pacientes o que eles têm de mais belo.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: confira o peso das influências políticas na disputa
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: confira o peso das influências políticas na disputa

Newsletter