Logo Folha de Pernambuco

Noronha Pescados: do alto mar para a mesa dos brasileiros

Referência na América Latina em pescados nasceu da linda relação entre pai e filho e muita dedicação

Sede Noronha Pescados - Divulgação: Noronha pescados

Referência na América Latina no processamento e distribuição de peixes frescos e congelados, tanto de água doce como salgada, além de moluscos e crustáceos em geral, a Noronha Pescados leva para a mesa dos brasileiros, há mais de 50 anos, produtos de alta qualidade, exportando também para Estados Unidos e Europa. Apenas essas marcas já exprimem a grandeza desta empresa genuinamente pernambucana, mas é na sua origem que está a verdadeira inspiração. O negócio é fruto da relação entre pai e filho, que tinham na pesca um interesse em comum.

A história do que mais tarde viria a se tornar a Noronha Pescados tem início em meados da década de 1940, quando o imigrante alemão Wilhelm Blanke aportou em Pernambuco para trabalhar em uma empresa de produtos químicos e ficou impressionado com todas as possibilidades de pesca que a região oferecia. Explorar a costa do estado virou a sua paixão. Aos poucos, Wilhelm Blanke foi introduzindo o filho, Guilherme, nas expedições em alto mar. O jovem visionário enxergou naqueles momentos com o pai uma oportunidade de empreender e, aos 18 anos, adquiriu o seu primeiro barco.

Mesmo diante das dificuldades que se apresentavam, pouco tempo depois já eram oito as embarcações que desbravavam as águas nordestinas. No início, Guilherme Blanke ia para o mar junto com os pescadores, mas rapidamente precisou firmar os pés em terra para gerenciar o negócio que se mostrava promissor. Tornou-se o responsável pelo abastecimento dos barcos com alimentos e equipamentos, além de ficar à frente do processamento e venda dos peixes, ele mesmo que cortava e entregava os pescados, no pequeno frigorífico montado na garagem de casa, e entregava aos clientes do bairro. 

Do início desafiador a uma grande rede de processamento de pescados

Foi preciso muita estratégia para fazer com que aquele pequeno negócio virasse uma empresa que importa e exporta pescados, principalmente tendo a imprevisibilidade do tempo e das marés como maior entrave. Foi com a experiência – e após muitos barcos que iam e voltavam quase vazios - que os Blanke perceberam que a costa de Pernambuco, apesar de rica, não oferecia uma constância na produção de peixes que sustentasse a vontade de continuar empreendendo. Era hora, então, de dar um novo passo. 

Em 1983, Guilherme decidiu vendeu os barcos e ir para Belém do Pará, onde comprou um caminhão de peixes e dirigiu de volta até o Recife. Ao aportarem na capital pernambucana, os pescados eram processados no pequeno frigorífico e distribuídos. Este foi o passo decisivo para a empresa se tornar uma processadora de pescados, modelo de negócio adotado até os dias de hoje. 

Ao longo dos anos e com a entrada da nova geração da família na gestão, os Blanke foram diversificando as linhas de produtos que processavam, passando a trabalhar também com camarão e lagosta, além de outros crustáceos e moluscos, culminando com a criação, em 1998, da marca Noronha Pescados. O nome, escolhido para homenagear o arquipélago de Fernando de Noronha, cartão postal de Pernambuco, é também uma celebração ao legado do alemão que se apaixonou pelas praias do estado.

Referência em qualidade e desenvolvimento sustentável

Ao longo das últimas cinco décadas, a Noronha Pescados conquistou e fidelizou uma carteira de clientes com mais de três mil nomes e que abrange grandes, médias e pequenas redes de supermercados, hotéis, hospitais, indústrias, cozinhas industriais, restaurantes e bares. A altíssima qualidade dos produtos e a pontualidade das entregas são apenas dois dos diferenciais que fizeram da empresa uma referência no segmento, oferecendo o maior portfólio de produtos sustentáveis da América Latina. Tudo isso sem deixar de valorizar os milhares de pescadores que fornecem os pescados e suas famílias. Afinal, conheceram de perto as dificuldades enfrentadas diariamente por esses trabalhadores que fazem a vida em alto mar. 

Além disso, a Noronha está sempre investindo em tecnologias e sistemas de controle específicos para garantir a segurança da sua matéria-prima, que por ser extremamente perecível necessita de cuidados especiais para chegar à mesa do consumidor em sua melhor forma. Esta preocupação fez com que a empresa estruturasse uma das instalações industriais de pescados mais modernas no Brasil e importasse tecnologias do exterior para garantir a automação do manuseio, pesagem e corte das porções.

Foi com esse olhar sempre à frente que a Noronha se tornou, também, pioneira na venda de pescados com certificação de sustentabilidade. Em 2012, lançou a primeira linha de peixes com o certificado Marine Stewardship Council (MSC) da América Latina. Com a ferramenta, os produtos são rastreados desde a captura, até a sua chegada ao cliente final. Com essa iniciativa, a Noronha entrou para uma seleta e restrita lista de empresas com comprovado respeito ao meio ambiente e valorização das boas práticas de produção e cultivo, na visão da empresa, a pesca precisa ser sustentável, para garantir que as próximas gerações possam desfrutar dos mesmos sabores que temos hoje.

Valorizando e preservando as raízes

Com funcionários fiéis na empresa há mais de 30 anos, a Noronha Pescados segue tendo como essência a tradição do vínculo familiar construído ao longo das últimas cinco décadas, mas sem esquecer de um dos maiores ensinamentos deixados por seus fundadores: entrar na zona de conforto é o primeiro passo para ser superado pela concorrência. Prova disso é que a empresa segue investindo constantemente na diversificação do seu já extenso portifólio de produtos, acompanhando as tendências e desejos do consumidor

Um desses passos foi a criação de uma linha de pescados empanados saudáveis e pratos prontos, alçando a Noronha a um novo patamar: o de indústria de alimentos. O negócio também está investindo em um sistema de vendas digital para que seus clientes finais possam receber os produtos em casa com mais praticidade e estuda novas parcerias com distribuidores que possam levar seus pescados para a mesa de mais brasileiros.

Todo esse crescimento é planejado e executado de forma consciente, com respeito não só à natureza que oferece ao homem às suas riquezas, mas a todos aqueles que fizeram, fazem e ainda vão fazer parte dessa história que se iniciou como um momento especial entre pai e filho e que hoje leva o empreendedorismo pernambucano para inspirar mar afora.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?
Tecnologia

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?

Bolsonaro alega perseguição e diz inquérito sobre tentativa de golpe é 'historinha'
Investigação

Bolsonaro alega perseguição e diz inquérito sobre tentativa de golpe é 'historinha'

Newsletter