OPERACO

melhorar a vida das pessoas com soluções logísticas inovadoras por um futuro melhor

Guy Peixoto Neto (CEO Operaco) e Bruno Cyreno (VP Operaco)

Quando não souber o que fazer, peça ajuda.
Esta é mais uma das histórias de que empreender requer estômago, mas principalmente um propósito inspirador. Quando a Operaco foi fundada, não tinha esse nome nem o tamanho que tem hoje. A empresa, inicialmente chamada de Operalog, foi criada em 2009 pelos jovens Guy R. Peixoto Neto e Ygor Pavan, respectivamente com 22 e 23 anos, para atender à demanda da Nacional Gás Butano. O serviço era simples: carregar e entregar botijão de gás no Distrito Federal. Para isso eram necessários quatro caminhões, uma equipe de não mais que dez pessoas e a coragem de começar algo novo.
O negócio estava indo bem quando seu principal cliente demandou mais 30 veículos e que Guy atendesse à região de Senador Canedo (GO), Mauá (SP) e Barueri (SP). Foi quando a Operalog deu seu primeiro grande salto de crescimento. Mas uma grande notícia veio seguida de um grande aprendizado. Em 2012, seu maior cliente exigiu uma redução de custos. Caso Guy não ajustasse os preços dos contratos, eles seriam imediatamente cancelados. O cliente já tinha contabilizado o custo da rescisão contratual. A empresa poderia quebrar do dia para a noite. O sonho de um empreendedor pode acabar cedo, mas Guy não estava preparado para desistir e com isso surgiu uma importante lição: quando não souber o que fazer, peça ajuda.
Era hora de pedir ajuda e trazer alguém que o auxiliasse a mudar o jogo. O desafio era reduzir o preço para o cliente, sem que prejudicasse o lucro do negócio. Guy lembrou de um executivo chamado Bruno Cyreno, recentemente citado pelo seu pai como a pessoa certa para o desafio. Bruno havia passado por Ambev, Coca-Cola e JSL. Com tanta experiência, não demorou muito para que Bruno analisasse e encontrasse uma solução viável. Ele era o tipo de sócio necessário para a continuidade do negócio, afinal, sabia como ganhar dinheiro, era batedor de metas e uma pessoa de absoluto caráter.  
A partir desse dia, tudo que decidiram fazer dali em diante seria para ajudar o cliente a melhorar os seus resultados. Foi assim que nasceu o valor da empresa de ter obsessão pelo cliente. Investiram fortemente em processos que trouxessem ganho de produtividade, o que contribuiu para reduzir o custo do cliente e, em paralelo, para o resultado financeiro da Operalog. Por meio de um susto, encontraram o caminho certo para continuar crescendo: ser uma empresa cada vez mais focada em atender o cliente.

Crescimento acelerado acima do que sonharam
Desde então, guiados pelo espírito empreendedor e inovador, os sócios têm construído um legado no setor logístico do país, posicionando a Operalog como referência em atendimento ao cliente. Em 2014, começaram as negociações com a Ambev, mais uma empresa que levou a transportadora a repensar a forma como se posicionava no mercado. Em uma estratégia de alto risco, que poderia determinar a continuidade do negócio ou a falência nos três meses seguintes, eles iniciaram uma operação em Imperatriz, cidade no estado do Maranhão, para a gigante do segmento de bebidas. 
O resultado disso foi que a Operalog saiu de um faturamento de R$ 6 milhões em 2012 para cerca de R$ 150 milhões em 2021, com uma força de trabalho que conta com mais de 850 pessoas e presença estratégica em todas as regiões do Brasil. Com uma capacidade audaciosa de se reinventar, hoje a empresa é capaz de transportar, distribuir e armazenar todo tipo de bem ou produto, oferecendo o melhor à sociedade, por meio de uma equipe segura, capacitada e que domina a tecnologia na palma da mão.

Prontos para transformar a logística do Brasil
Empreender e encarar desafios é algo que faz parte da história da Operalog desde a sua fundação. E, quando não é um contrato que provoca a mudança de paradigmas, são os próprios sócios que se instigam a ir além. Guy e Bruno decidiram levar a empresa a outro nível de atuação comercial criando a Operaco: um reposicionamento da marca com novo conceito focado em soluções logísticas inovadoras por um futuro melhor.
Para tanto, foram criadas quatro unidades de negócios: Operalog, para operações de transferência, distribuição urbana e movimentação interna; Operaenergy, braço focado em postos de combustíveis, geração distribuída; loja de conveniências e minimercado; e energia solar.
Com isso, a marca ultrapassa a barreira do transporte, firmando-se no conceito de entrega de soluções em logística de alto desempenho focado na melhoria de vida das pessoas. Novos sócios se somam à empreitada para atuar à frente de cada um dos núcleos da Operaco. Guy e Bruno entendem que, para criar algo grande, é necessário pessoas excepcionais. Por isso, decidiram repartir as empresas com as pessoas certas, aquelas que agem como donas, que compartilham de seus valores e que escolheram viver junto com eles um mesmo propósito. 

Movidos por pessoas com um espírito empreendedor audacioso
Para dar continuidade ao propósito e sustentar um crescimento tão audacioso, os sócios adotam quatro fundamentos principais: pessoas, estratégia, execução e caixa. Eles lideram as suas equipes dando clareza sobre onde querem chegar, dividem o sonho em metas anuais e trimestrais. Guiam todas as pessoas de perto, por isso, costumam fazer visitas constantes às operações e falam com franqueza sobre o que está indo bem e o que precisa mudar. 
Ainda, reforçam constantemente quais são os valores fundamentais do negócio, que acabam funcionando como regras simples para guiar as atitudes das pessoas. Não aceitam ser iguais à concorrência e trabalham diariamente em novos serviços e soluções que irão despertar o interesse do mercado. 
Para garantir o sucesso financeiro, implementaram um esquadrão com foco em lucro e resultados. A participação é obrigatória em todos os níveis de liderança da empresa. É nesse momento que todos trabalham de forma colaborativa para discutir lucro, caixa, ciclo financeiro e demais indicadores que retratam a saúde financeira de todos os seus negócios. Constantemente, todos os colaboradores são incentivados a trabalhar em equipe e ajudar uns aos outros a atingirem os seus resultados.
Em decorrência de seu crescimento acelerado, os sócios investem constantemente na cultura da empresa. Dedicam grande parte do tempo para atrair, manter e desenvolver todos os seus líderes. Afinal, acreditam que um crescimento sólido só acontece por meio de uma liderança que sabe dar exemplo e age de acordo com seus valores. 
Nem Guy, Bruno ou qualquer um dos sócios consegue prever o futuro da logística, mas decidiram que estarão nele. Ajudando a construir e desenvolver um mercado em que as empresas cuidem cada vez mais das pessoas, mantendo-as felizes, engajadas e capazes de viver seu propósito. Em um mundo em que o cliente quer tudo mais rápido e melhor, a Operaco dará a sua contribuição, melhorando a vida das pessoas com soluções logísticas inovadoras por um futuro melhor.
 

Veja também

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal
Estados Unidos

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal

Newsletter