Pernambuco Construtora: solidez, qualidade e compromisso com o cliente

Camila, Mariana, Emmanuelle, Eduardo e Alexandre Wanderley - Diretores que unem experiência, competência e inovação há mais de 55 anos - Divulgação Pernambuco Construtora

Há mais de 55 anos, o Grupo Pernambuco Construtora une experiência, competência e inovação para oferecer, em cada projeto, o melhor para os seus clientes. Sob o comando dos irmãos Eduardo e Alexandre Wanderley, construiu um legado sólido no nordeste brasileiro, tanto no segmento de incorporação — imóveis residenciais, empresariais, condomínios e loteamentos — como no setor de obras industriais e construção civil, alcançando um alto índice de satisfação no mercado e diversas premiações.

Os primeiros capítulos dessa história foram escritos pelo contador Aulete Ribeiro e pelo engenheiro Rubens Bezerra, que juntos, em 1966, fundaram a Pernambuco Construtora. Neste início, a empresa que trazia em seu nome uma homenagem à terra natal, edificava apenas pequenos empreendimentos. Anos mais tarde, em 1978, o engenheiro Eduardo Wanderley comprou a sociedade de Rubens, movido pelo desejo antigo de empreender.

À época, Eduardo abriu mão de um emprego estável para assumir o desafio de transformar uma pequena construtora em um grande negócio. A sua visão de empresário o fez ver que, apesar da burocracia e das dificuldades encontradas no setor, a construção civil e o mercado imobiliário eram atividades com grandes oportunidades e potencial de crescimento.

Mas o início da década de 1980 colocou a economia brasileira em uma crise aguda, que refletiu na grande maioria das empresas, levando muitas delas à falência. A Pernambuco Construtora, ancorada nas boas práticas de gestão já estabelecidas, conseguiu se manter de pé. No entanto, o cenário de incertezas levou o então sócio-fundador, Aulete Ribeiro, a se desfazer de suas cotas, o que culminou, em 1985, com a entrada de Alexandre Wanderley, irmão de Eduardo, na sociedade.

Também profissional da engenharia, Alexandre havia atuado por mais de dez anos em gestão de obras de infraestrutura para o setor público e levou essa experiência para a Pernambuco Construtora. Nos dez anos seguintes, a empresa focou sua atuação não só na construção civil, mas também na terraplanagem, pavimentação e drenagem em obras públicas, segmento que se tornou seu carro-chefe durante esse longo período.  

Em 1995, a decisão estratégica dos irmãos Wanderley de não mais realizar serviços para o setor público, focando em obras para a área industrial e no amadurecimento da atuação com incorporações, alçaria a Pernambuco Construtora a um novo patamar, colocando-a em posição de destaque a nível nacional.

Valores bem estabelecidos e crescimento de mercado

Entre os valores que nortearam a empresa durante a sua trajetória, a ética, a transparência, a responsabilidade e o compromisso inabalável com o cliente sempre foram os principais. Sob o olhar atento de Eduardo e Alexandre Wanderley e com o apoio da segunda geração da família, na figura das diretoras Emmanuelle e Mariana Wanderley, esses princípios se fortaleceram e culminaram na consolidação do que hoje é o Grupo Pernambuco Construtora.

Fazem parte do conglomerado, além da incorporadora homônima, a Soft Empreendimentos, a PDI – Pernambuco Desenvolvimento Industrial e a Terranorte Urbanismo. As empresas do grupo, juntas, geram mais de mil empregos diretos, além dos indiretos. 

Terranorte Urbanismo é uma empresa do grupo especializada em loteamentos em bairros planejados

A área de incorporação da Pernambuco Construtora, com foco em unidades residenciais, empresariais e condomínios, localizadas tanto na cidade, quanto na praia e no campo, tem como diferenciais a qualidade de cada projeto, sempre assinado pelos melhores arquitetos do mercado, a pontualidade na entrega, com rigoroso cumprimento dos prazos e o atendimento personalizado com foco na satisfação total do cliente.

Ainda no segmento de incorporação, o Grupo Pernambuco Construtora, através da Soft Empreendimentos, oferece produtos imobiliários dentro do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. O objetivo é oferecer e facilitar a aquisição de imóveis de qualidade para públicos de diversas faixas de renda. Atualmente, o Reserva São Lourenço e Reserva Ipojuca, empreendimentos localizados em regiões estratégicas, contam com unidades de dois quartos, elevador e infraestrutura de lazer para atender a toda família.

Imóveis do Programa Casa Verde Amarela fazem parte do portfólio da Pernambuco ConstrutoraImóveis do Programa Casa Verde Amarela fazem parte do portfólio da Pernambuco Construtora

Outro mercado que ganha destaque no grupo é o da construção de imóveis na praia. A região de Muro Alto, no litoral sul de Pernambuco, possui hoje seis empreendimentos considerados sucesso em vendas. São eles: Nannai, Nui e Cupe Beach Living, já entregues na região; e os mais recentes Mana, Makia e Malia Beach Experience, que estão em fase de construção. Todos têm como proposta entregar a melhor experiência de praia ao cliente. Além de Muro Alto, um outro projeto, dessa vez na praia de Serrambi, levará a qualidade e a exclusividade Pernambuco Construtora para a o melhor trecho daquela praia. 

Malia Beach Experience - Sucesso de vendas. Primeiro e único Rooftop de Muro Alto

Além do segmento de incorporação, a Pernambuco Construtora oferece ao mercado serviços de engenharia personalizada. Nesse setor, vem realizando grandes projetos nos principais polos de desenvolvimento industrial do Nordeste, com obras em terminais de armazenamento e logística a exemplo do Polo Industrial e Portuário de Suape, além de geração de energia, edificações comerciais, navais, petroquímicas, de petróleo e gás, além de centros educacionais, hospitais, entre outros.

Múltiplos mercados

Outro braço do Grupo Pernambuco Construtora é a PDI – Pernambuco Desenvolvimento Industrial, a mais moderna indústria de pré-fabricados do Nordeste e a única com estoque para pronta-entrega. Estrategicamente localizada em Suape, a PDI oferece ao mercado estruturas pré-fabricadas de concreto, com uma ampla linha de produtos para atender diversos segmentos, com escala regional e capacidade de produção de 15 mil metros de peças por mês.

E por fim, consolidando o olhar do grupo em oferecer tudo em um só lugar para os seus clientes, a Terranorte Urbanismo nasceu como uma empresa especializada no mercado de loteamentos residenciais em bairros planejados. Tendo como foco principal o padrão de excelência em qualidade, a Terranorte foi pensada para suprir a demanda por espaços planejados e urbanizados destinados à construção, colaborando com o crescimento socioeconômico e estrutural das áreas em que atua.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Pernambuco Construtora (@pernambucoconstrutora)


Construção com segurança e sustentabilidade

Há mais de cinco décadas, a Pernambuco Construtora vem estruturando sua operação tendo como norte o investimento constante na inovação e no desenvolvimento tecnológico, aliado a uma gestão pautada pela responsabilidade socioambiental e com atenção especial à segurança, saúde e bem-estar dos seus funcionários. Afinal, eles são peças essenciais para que a empresa atinja seu objetivo maior que é oferecer um produto de qualidade para os seus clientes.

Prova disso é que, graças aos rígidos padrões estabelecidos, o grupo alcançou as certificações ISO 9001, que atesta a qualidade dos seus produtos e serviços, e OHSAS 1801, norma internacional que comprova a preocupação da empresa com os procedimentos internos de segurança e saúde ocupacional. Já no âmbito da sustentabilidade, a Pernambuco Construtora busca aplicar o conceito em várias esferas, desenvolvendo uma atuação economicamente rentável, ambientalmente sustentada e socialmente justa.

Entre as medidas internas criadas para atenuar os impactos das operações ao meio ambiente estão a Política de Zero Papel, que inclui contratos virtuais e assinaturas eletrônicas; diminuição do consumo de plástico, com a adoção de copos de papel reciclado, além de incentivo ao uso de canecas e garrafas individuais; coleta seletiva e uso conscientemente os recursos naturais em todas as obras.


Além disso, durante os projetos, os colaboradores são treinados e orientados a criarem metas de zero desperdício, tanto no momento da compra de material quanto na reutilização de produtos, e todos os empreendimentos são entregues aos moradores com tanques de reutilização de água.

A maior fábrica de resina PET do mundo foi construída pela Pernambuco Construtora

E por entender que não basta só se preocupar com as questões internas, a Pernambuco Construtora se coloca também como agente para a construção de um mundo socialmente mais justo ultrapassando os muros das suas obras e ajudando financeiramente instituições sérias como o Lar do Neném, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP e o Espaço da Criança

Tudo isso traduz à Pernambuco Construtora o resultado de milhares de unidades entregues, várias plantas em construção, diversos troféus Ademi recebidos, concedidos pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco, além dos títulos de 1º lugar no Nordeste e 5ª maior construtora do Brasil, segundo o Ranking ITC, e 1º lugar na lista das maiores empresas de engenharia do Norte-Nordeste, segundo o Ranking da Engenharia Brasileira, publicado pela Revista O Empreiteiro. Ambos em 2017. 

Mais do que construir empreendimentos, a grande missão da Pernambuco Construtora sempre foi erguer memórias e tirar sonhos do papel, transformando vidas e a sociedade na qual está inserida. E é firme nesses propósitos que o grupo segue em sua trajetória de crescimento e atualização constantes, visando a expansão para novos mercados e o desenvolvimento de produtos inovadores, tudo isso sem deixar de lado a seriedade, a ética e o compromisso que sempre foram as suas marcas registradas e transformaram um pequeno negócio em uma grande empresa. 

 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares
Incêndios florestais

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais
Monges católicos

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais

Newsletter