Logo Folha de Pernambuco

Quando devemos procurar um geriatra? Dr. Marcelo Cabral, do livro ''Inspiração Saúde'', responde

Marcelo Azevedo Cabral Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – seccional Pernambuco - Arquivo pessoal

A pergunta mais frequente em consultórios de geriatria é a partir de que idade o indivíduo deve começar a procurar um geriatra. A verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Mas, a partir de que idade, então, começamos a envelhecer?

Estudos divergem entre si, mas entre a 26 e 34 anos é a faixa de idade pela qual começamos a envelhecer. As teorias são diversas e complementares, num total de 7 teorias que explicam os mecanismos do envelhecimento humano. 

De acordo com o relatório anual do World Health Statistics, publicado pela ONU em 2019, o mundo está envelhecendo, de modo que em abril de 2019, o número de idosos ultrapassou o de indivíduos de 0-14 anos, ou seja, a configuração da distribuição da população por idade tornou-se uma pirâm

ide com a base invertida. No Brasil, por exemplo, a expectativa de vida ao nascer passou de 69,9 para 76,3 anos de vida entre os anos de 2000 e 2018.
Apesar de não existir uma receita ou fórmula mágica para a longevidade, a ciência tem mostrado que a adoção de hábitos de vida saudáveis ao longo da vida contribui para desacelerar o processo de envelhecimento.

Portanto, a palavra-chave para um envelhecimento bem sucedido é Prevenção. Diante disso, que cada vez mais cedo os indivíduos têm buscado o geriatra para envelhecer melhor. 

Além dos 2 grandes pilares para o envelhecimento saudável, alimentação adequada e atividade física regular, um estudo da Universidade de Havard com mais de 70 anos de duração, demonstrou que o otimismo e uma vida social ativa foram determinantes para uma vida mais longa e feliz, respectivamente. Isso mesmo, relacionamento social foi o maior determinante da felicidade, sendo mais importante que salários, empregos e status social. 

Portanto, se as pessoas querem ser a melhor versão de si mesmas, elas precisam ter um plano de cuidados, que vai muito mais além do que um pedido de exames e uma receita de medicamentos. O produto de uma consulta geriátrica, isto é, avaliação geriátrica ampla, inclui rastreios de doenças orgânicas e cognitivas; orientação sobre vacinas, alimentação saudável e atividade física, organização da prescrição de medicamentos, pesquisa de história familiar para doenças cardiovasculares e neoplasias.

O médico geriatra funciona como um maestro de uma orquestra, harmonizando o cuidado da saúde dos indivíduos, não deixando-se que se faça de forma segmentada. 

E agora, quem faz a pergunta sou eu: geriatra é para depois dos 60? Ou quando você perceber e desejar realizar mudanças que te ajudarão a ser a melhor versão de você mesmo, hoje, amanhã e depois do 60 anos. O que você quer ser quando envelhecer?

 

 

Veja também

Tem 4 milhões de dólares sobrando? A casa de "Breaking Bad" está à venda
séries

Tem 4 milhões de dólares sobrando? A casa de "Breaking Bad" está à venda

Santa Cruz perde para o Treze-PB e dá adeus ao sonho de disputar a fase de grupos da Copa do NE
SANTA CRUZ

Santa Cruz perde para o Treze-PB e dá adeus ao sonho de disputar a fase de grupos da Copa do NE

Newsletter