Logo Folha de Pernambuco

RIO AVE: construir e fortalecer laços

Comprometimento com o Recife e com o bem-estar dos clientes

Alberto Ferreira da Costa, Fundador Rio Ave - Dante Moraes



Desde 1968, quando foi fundada pelo português Alberto Ferreira da Costa, tem sido esse o DNA da construtora Rio Ave, empresa pernambucana que atua no setor da construção civil, locação de imóveis, hotelaria e soluções ambientais. A proposta é ir além dos muros e ajudar a transformar a cidade em um lugar bom para viver, gerando impactos positivos para toda a sociedade.
Alberto chegou ao Brasil ainda adolescente, na década de 1950, e a fundação da empresa, alguns anos depois, foi uma consequência da sua paixão por construir. Não demorou muito para que, com o seu pioneirismo e persistência, ele vislumbrasse um grande potencial no bairro de Boa Viagem, então uma simples colônia de pescadores e destino de veranistas. Em 1971, ergueu ali seu primeiro empreendimento na região, o Edifício Luzitânia, em uma paisagem marcada predominantemente por residências unifamiliares.
O tempo passou, o bairro de Boa Viagem se transformou em um dos mais cobiçados endereços da capital pernambucana e a Rio Ave, com suas práticas inovadoras, consolidou-se como referência em sofisticados imóveis residenciais espalhados por toda a cidade. Ao longo dessa trajetória, o amor de Alberto pelo Recife, lugar que escolheu para viver e ser feliz, só fez crescer. Esse sentimento genuíno estende-se ao clima do lugar e, principalmente, aos recifenses.
 
Amor compartilhado
Sonhar sozinho é bom, mas sonhar junto é ainda melhor. Em 1996, os filhos Álvaro, Alberto e Claudia, que já compartilhavam o amor de Alberto pelo Recife, uniram-se ao patriarca da família. Os novos sócios ajudaram a modernizar a empresa, que passou a investir cada vez mais na melhoria dos processos internos, visando à obtenção de certificações de qualidade, e em práticas sustentáveis para reduzir os impactos no meio ambiente. A partir de 1999, a construtora começou a se destacar, também, no segmento corporativo, com edifícios empresariais de alto padrão.
Essas mudanças não passaram despercebidas e alcançaram o merecido reconhecimento. De 1999 a 2015, foram sete troféus Ademi, concedidos pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco. Os prêmios coroam uma trajetória de sucesso que envolve a entrega de mais de 50 obras, totalizando mais de 500 mil metros quadrados de área construída, fruto do trabalho de uma dedicada equipe multidisciplinar que conta com mais de 850 colaboradores. Todos empenhados em fazer mais e melhor sempre.
O foco na diferenciação por meio de investimentos em qualidade, sustentabilidade e inovação tem feito a Rio Ave rejuvenescer e se superar a cada dia. Por meio de uma estratégia de crescimento planejada, a empresa conseguiu criar uma percepção de valor baseada nas necessidades e expectativas dos clientes, seja em imóveis para viver ou trabalhar, transformando sonhos em experiências concretas.
 
Corporate Center
A Rio Ave é referência no desenvolvimento de projetos arrojados, localizados nas regiões mais privilegiadas e estratégicas do Recife e Região Metropolitana. Na Ilha do Leite, bairro conhecido por abrigar o segundo maior polo médico do país, atrás somente de São Paulo, a construtora enxergou uma nova oportunidade de desenvolvimento para a cidade e ergueu ali o maior complexo empresarial do Norte-Nordeste: o Rio Ave Corporate Center.

Polo Ilha do Leite
O complexo é formado por seis torres batizadas com nomes de célebres cientistas. A primeira torre, Albert Einstein, foi entregue em 1999 e conferiu ao bairro toda a sofisticação de um empresarial com praça de alimentação aberta ao público, banco, lojas, escritórios de advocacia, laboratórios, clínicas, consultórios e serviços diversos.
Com a entrega da segunda e terceira torres, Thomas Edison (2004) e Graham Bell (2005), a região passou a ser reconhecida, também, como um importante polo empresarial. Essa transformação se consolidou com a conclusão dos edifícios Isaac Newton (2010), Alfred Nobel (2011) e Charles Darwin (2017), erguidos para atender à demanda crescente de espaços para instalação de empresas nacionais e multinacionais dos mais diferentes segmentos.
As torres foram projetadas com o mais alto padrão e têm como uma de suas marcas a utilização de modernas fachadas de vidro que permitem desfrutar o máximo da iluminação natural. É a tecnologia construtiva andando de mãos dadas com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano.
Atualmente, o Rio Ave Corporate Center tem uma circulação média diária de cerca de 8 mil pessoas. Ao todo, as seis torres somam 1.073 unidades comerciais dentro de 138 mil metros quadrados de área construída, oferecendo 2.100 vagas de estacionamento rotativo.
 
Pioneirismo que agrega valor
A Rio Ave acredita que o sucesso de cada empreendimento está no ciclo completo de desenvolvimento de produtos. Tal processo se inicia no núcleo de arquitetura, dotado de profissionais premiados e comprometidos com os valores da empresa: a integridade, o respeito às pessoas e às diferenças, o comprometimento e a responsabilidade com os clientes e com a cidade.
Esse trabalho, portanto, vai além de buscar bons revestimentos e materiais de acabamento, pois inclui conhecer bem as necessidades, a história do cliente, fazer pesquisas e testes, customizar as entregas e escolher criteriosamente todos os parceiros. Tudo isso resulta em produtos exclusivos que destacam a empresa positivamente.
Para construir, a Rio Ave também considera a vocação de cada terreno, as últimas e melhores tendências, os parâmetros do mercado e que legado será deixado para a cidade. Essa receita tem garantido o pioneirismo da construtora em empreendimentos que agregam cada vez mais valor, como a proposta de retrofit para o icônico Recife Praia Hotel, no bairro do Pina.
O Vivant Residence é o primeiro projeto da empresa com a técnica que moderniza áreas e edificações antigas e o primeiro retrofit residencial multifamiliar com serviços. A transformação repagina a estrutura erguida na década de 1980 na Avenida Boa Viagem, mantendo os elementos históricos e arquitetônicos do prédio e a vista única para o mar.
O empreendimento oferece infraestrutura completa para quem busca morar com jeito de casa e facilidades de um hotel, incluindo recepção, bistrô-loja, bicicletário, coworking, pet place e pet wash, garagem com manobrista e serviços exclusivos de manutenção e arrumação básica nas unidades. No rooftop, terraço, deck, piscina, hidromassagem, academia e espaços gourmet. As unidades possuem entre 28 m2 e 86 m2, no formato estúdio e apartamentos com uma suíte, todas com 100% de vista para o mar.


 
Iniciativas sustentáveis
A sustentabilidade está na ordem do dia da Rio Ave. Por isso, a empresa se preocupa com os impactos socioambientais e com os problemas do crescimento urbano. Busca sempre soluções tecnológicas que reduzam os impactos da sua atividade no meio ambiente e viabilizem um mundo ecologicamente mais justo.
Um exemplo desse cuidado é a estação meteorológica instalada no topo do edifício-garagem do Empresarial Charles Darwin. A cobertura é formada por aproximadamente 20 tipos de mudas nativas e exóticas que contribuem para a diminuição das ilhas de calor na cidade, reduzem a temperatura dos ambientes internos e o consumo de energia elétrica.
Esse telhado verde possui 2.800 m² de área coberta por vegetação, o maior em Pernambuco. O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e outras instituições, está sendo muito significativo para a cidade. Ele consegue reduzir a carga térmica em 65,64% e reter 82% da água da chuva.
Já o residencial Essenza Paiva, lançado em 2021 na Reserva do Paiva, em parceria com o Grupo Ricardo Brennand, oferece comodidades que também contribuem para a preservação do meio ambiente. Entre elas, estação para recarga de automóveis elétricos, iluminação em LED nas áreas comuns, espaço para descarte seletivo e irrigação automatizada com reúso de água.

Charles Darwin e Telhado Verde
Outra solução tecnológica é o serviço de assinatura de água mineral, que leva às torneiras dos apartamentos dos residenciais recifenses o líquido direto da fonte mineral, reduzindo o uso do plástico dos garrafões. Além disso, os elevadores inteligentes são programados para aumentar a eficiência energética de todos os edifícios com a grife Rio Ave.
Na realidade, toda essa preocupação com a sustentabilidade começa nas obras. Desde 2018, a empresa adota em seus canteiros práticas que reduzem bastante a geração de resíduos, como o sistema de alvenaria racionalizada com as paredes de blocos, o revestimento em argamassa projetada e as fachadas em pele de vidro.
A Rio Ave também criou mecanismos para a implementação da coleta seletiva dos materiais que seriam descartados nas obras, como ferro, vidro, madeira, papelão e plástico. As pessoas que trabalham nas construções são rigorosamente treinadas para fazer o descarte correto desses materiais, ação que conta com a parceria de cooperativas de recicláveis.
Foi dessa forma que a empresa se tornou referência na entrega de espaços de conforto, sofisticação e qualidade de vida. São décadas de experiência pensando, planejando e realizando sonhos, prezando pela sustentabilidade, inovação e alto padrão em empreendimentos imobiliários. Um cuidado que se traduz em amor pelo Recife e pelos recifenses.
 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Newsletter