RIVER SHOPPING Desbravando mercados para gerar mais desenvolvimento no Sertão

Fachada do River Shopping, em Petrolina - Divulgação: River Shopping

Nem sempre o sucesso é imediato. Muitas vezes é preciso acreditar em uma ideia e trabalhar bastante para fazer dar certo. Desbravar um segmento não costuma ser fácil, principalmente quando ele exige uma mudança no estilo de vida das pessoas.

Na década de 1990, shoppings já eram uma realidade em Pernambuco há algum tempo. Porém, nessa época, eles ficavam restritos à Região Metropolitana do Recife, não possuindo unidades em outros municípios do Estado. O River Shopping foi o primeiro a quebrar a barreira, em 1995. O projeto do mall fez parte das comemorações do centenário de Petrolina, cidade na qual ele fica localizado.

Pesquisas mercadológicas foram feitas e desaconselharam a construção do empreendimento naquele momento. A população ainda tinha um forte apego ao comércio de rua e acreditava na ideia de que o consumo em shopping seria mais caro. Nos anos 90, Petrolina tinha metade da população atual e nem de longe possuía o mesmo desenvolvimento econômico. O município ainda não era referência nas exportações de frutas e nem na educação de nível superior. A maior parte das faculdades ainda não existiam.

Um grupo de empreendedores apostou na ideia e encarou os desafios apresentados. A primeira proposta era construir apenas dez mil m2. Logo no início, o projeto inicial teve de ser revisto e ampliado. Somente a loja âncora selecionada precisava de um espaço com sete mil m2 de área para sua instalação. 

A inauguração contou com corredores lotados, mas poucas vendas.  As pessoas tinham curiosidade, porém não possuíam o hábito de consumir em shopping. A tendência se repetiu nos primeiros sete anos de funcionamento. Recursos tiveram que ser aportados no empreendimento e os lojistas precisaram usar da criatividade para desenvolver promoções atrativas para encantar os clientes.

Já nos anos 2000, a situação de crise é revertida e o River passa a receber melhorias através de expansões. Quatro já foram realizadas, com destaque para a de 2010, na qual foram construídas as salas de cinemas, única opção para ver filmes em cartaz até hoje na cidade. Em 2013, uma nova reforma possibilitou a implantação de corredores mais amplos e ainda a chegada de lojas de rede e franquias. A partir daí, o River Shopping se tornou mais moderno e ganhou mix parecido com os oferecidos em centros comerciais das capitais.


 Mall do River Shopping

Atualmente, o mall se orgulha de reunir lazer, entretenimento, serviços e comércio, sendo o principal centro de compras do Vale do São Francisco. Possui mais de 145 operações, entre lojas satélites, lojas-âncora, mega lojas e quiosques, além de Praça de Alimentação com 18 restaurantes. Conta com quatro salas de cinema, sendo uma em 3D. O shopping recebe uma média de 24 mil visitantes por dia. O local é objeto de desejo de grandes marcas, muitas delas estão em uma fila de espera para adquirir um espaço disponível para a instalação. 


Praça de alimentação do River Shopping

Para impulsionar o desenvolvimento

A presença do River Shopping na cidade causa, por si só, um grande impacto econômico. São 1.500 funcionários contratados, além dos três mil empregos indiretos gerados. O empreendimento  chegou para elevar o status da cidade e a autoestima da população. 

Um negócio desse porte, revela que a cidade possui potencial e funciona como atrativo para investidores. O centro de compras ainda oferece praticidade, conforto e segurança para o turista de negócios, geralmente buscando realizar refeições e resolver problemas pontuais de forma rápida e segura. 


Visão aerea do River Shopping

O River sempre se destacou por ter uma grande variedade de serviços, abrigando um Expresso Cidadão, clínicas médicas e agências bancárias. O local funciona como um suporte importante para quem chega de fora e precisa trabalhar ou estudar na região. 
Para promover o social e desenvolver o meio ambiente 

Em 2012, o River implantou o programa Colaborando, reunindo todas as ações em sustentabilidade e responsabilidade social. O intuito era ir além das atividades educativas para conscientização e colocar alguns projetos em prática internamente. Foram instalados coletores para descarte de pilhas, baterias, celulares, jornais e revistas. Todo material coletado é enviado para parceiros para reciclagem. 

Nas praças de alimentação, existem lixeiros separados para coletar lixo orgânico, lixo reciclável e um especial para latas. Para os lojistas da Praça de Alimentação, foi montado um espaço para o descarte correto do óleo de cozinha. O shopping ainda patrocina e oferece suporte a diversos programas que possuem o tema sustentabilidade.

Em maio de 2017, uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) foi inaugurada para reduzir a emissão de rejeitos no meio ambiente. A água usada passa por procedimento de limpeza e é reutilizada no próprio empreendimento, nas instalações sanitárias e irrigação de jardins, gerando uma redução de custos e economia do bem de consumo. 

Incentivo ao esporte

Em 2019, foi realizada pela primeira vez a Meia Maratona do River Shopping. O evento chamou atenção dos atletas amadores e profissionais já na sua edição de estreia devido aos prêmios oferecidos aos vencedores. A corrida possui três opções de modalidades: 5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 21 km (corrida). Os pódios vão do 1º ao 5º lugar. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by River Shopping (@rivershopping)

A meia maratona conta com categorias masculina, feminina e para portadores de deficiência física. O percurso inicia e termina no estacionamento do mall, mas passa por algumas das principais ruas e avenidas de Petrolina. 

Futuro de modernizações

Entre os planos que o River faz para os próximos anos, o principal é uma revitalização completa da fachada. Ela não recebeu reformas significativas desde a inauguração. Uma nova expansão já faz parte do projeto e o Shopping deve ganhar mais de 10 mil m2 de área em breve para ampliar corredores e o número de lojas.

O mall quer continuar sendo uma referência em todo o Vale do São Francisco não só como centro de compras, mas também como opção de entretenimento. O empreendimento se destaca na oferta de atrações, como atividades relativas à Páscoa para crianças, programações divertidas para o período de férias dos pequenos e o já tradicional evento de chegada do Papai Noel, no período natalino. 

Os sorteios e promoções com prêmios atrativos já são uma realidade, mas devem continuar evoluindo no futuro. Para o River Shopping a paixão por Petrolina impulsiona a vontade de continuar evoluindo sempre, para entregar à população um local onde ela possa encontrar serviços, diversão, lojas de qualidade, e, principalmente, conforto e segurança.

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Boulos diz em debate diz que, com Nunes, SP parou no tempo na questão climática
ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Boulos diz em debate diz que, com Nunes, SP parou no tempo na questão climática

Vortioxetina: antidepressivo prova ser promissor no tratamento contra tumores cerebrais
CABEÇA

Vortioxetina: antidepressivo prova ser promissor no tratamento contra tumores cerebrais

Newsletter