SENAI-PE desenvolve soluções para elevar a competitividade da indústria pernambucana

Divulgação SENAI-PE

Transformar a indústria pernambucana em uma indústria mais competitiva é um dos propósitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE). Projetos como o Programa Minha Indústria Mais Avançada – MInA e o Mais Energia, Menos Custos, são exemplos de iniciativas que buscam trazer mais produtividade e eficiência para o setor produtivo, proporcionando mais competitividade no mercado. 

O Programa Minha Indústria Mais AvançadaMinA leva tecnologias da indústria 4.0 para dentro de micro e pequenas indústrias pernambucanas. Em linhas gerais, o Programa MInA consiste na instalação de sensores nas linhas de produção das fábricas, capazes de mensurar, em tempo real, informações como quantidade produzida e tempo de parada de máquina. 

Esses dados são enviados para uma plataforma e podem ser acessados a partir de um equipamento com internet. Todos os dados são avaliados por consultores, que sugerem melhorias para o processo produtivo a partir de conceitos da manufatura enxuta. Dentro do Programa MInA, 70% do valor das consultorias e do software são custeados pelo SEBRAE-PE, parceiro nessa iniciativa.

“Esse projeto insere o setor produtivo no novo cenário tecnológico, alavancando a produtividade das indústrias”, reflete a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.

Já o Mais Energia, Menos Custos visa tornar o setor produtivo mais competitivo por meio dos ganhos proporcionados pela eficiência energética. Construído em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Neoenergia Pernambuco e com o SEBRAE-PE, o projeto oferece às indústrias um pré-diagnóstico gratuito, no qual consta o perfil de consumo e a estimativa da redução de desperdícios que pode ser obtida com a otimização do uso da energia elétrica. 

Com a radiografia do seu consumo em mãos, as empresas interessadas poderão ter acesso a um projeto de Eficiência Energética, elaborado por consultores do SENAI-PE. Micro e pequenas indústrias também podem contar com um subsídio de 70% oferecido pelo SEBRAETEC.

“A energia elétrica é um dos principais insumos utilizados pela indústria. Reduzir esse custo significa elevar a competitividade”, aponta Camila Barreto.

 

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares
Incêndios florestais

Incêndios florestais na Colômbia continuam fora de controle e devastam 9 mil hectares

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais
Monges católicos

Ordem de monges católicos canadenses é processada por supostas agressões sexuais

Newsletter