Logo Folha de Pernambuco

Suassuna Fernandes: inovação na construção civil

Saulo Filho, Saulo Suassuna e Henrique Suassuna; Mais de 45 anos de trabalho sério e comprometido em entregar o que há de melhor na construção - Divulgação Suassuna Fernandes

Há 45 anos, Pernambuco ganhou o relevo das construções erguidas pelos engenheiros Henrique e Saulo Suassuna Fernandes. Mais que uma incorporadora de sucesso, o Grupo Suassuna Fernandes se tornou, ao longo das últimas décadas, uma grife do setor, através dos seus edifícios com design autoral assinado pela própria empresa, sob a coordenação do arquiteto, engenheiro civil e também sócio Saulo Suassuna Filho.


Suassuna Fernandes, Uma marca que representa ética, solidez e compromisso em imóveis de alto padrão.

O pioneirismo do grupo se demonstra em várias esferas: são assinados pela Suassuna Fernandes os três únicos edifícios com apartamentos de cinco suítes lançados em Pernambuco e primeiro edifício de estúdios e de salas empresariais da zona norte. A empresa também foi a primeira a construir edifícios com a tecnologia de habitação modular no país e no mundo. O alto padrão de acabamento assinado pela família estabeleceu um novo patamar de qualidade e sofisticação no mercado imobiliário pernambucano.

Mas do mesmo jeito que o mundo se transformou várias vezes ao longo desse tempo, o grupo empresarial também viveu diferentes fases. As atividades iniciadas em 1977 contemplaram desde obras públicas, hotéis, hospitais, condomínios horizontais, mas principalmente a incorporação de edifícios comerciais e residenciais de alto padrão. 

Ao todo, as experiências dos seus sócios ultrapassam a marca de um milhão de metros quadrados construídos, distribuídos em mais de 12 mil unidades, em 12 cidades de seis estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Com destaque para as áreas de desenvolvimento urbano a partir de 2008, onde o grupo, através de sua subsidiária Nova Urbanismo, possui participações em empreendimentos que somam mais de 20 milhões de metros quadrados de landbank próprio nos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará. 

Além da segmentação, o portfólio contempla edifícios em Boa Viagem, Ilha do Leite, Orlas de Olinda, Piedade e Candeias, mas é no coração da Zona Norte do Recife, especialmente nos tradicionais bairros de Casa Forte e Jaqueira, onde a construtora ergueu edifícios nas localizações mais privilegiadas, como Praça da Jaqueira, Praça Flemming e Praça de Casa Forte, onde foi responsável por cerca de 40% das matrículas imobiliárias construídas no local e que compõe parte do braço patrimonial de locação do grupo. 

A estratégia, portanto, foi de emplacar no mercado o que há de melhor em edificação, com produtos de elevado padrão de acabamento, design e comprometimento ambiental.

Visão e estratégia

Sob a direção de Saulo Suassuna Fernandes Filho, integrante da segunda geração da família nos negócios, a Suassuna Fernandes fortaleceu seu posicionamento da construção de edifícios de padrão premium, criou outras empresas integradas ao grupo, alcançou novos mercados e deu grandes saltos tecnológicos, acompanhando as tendências do mercado global.


Saulo Suassuna Fernandes Filho, Engenheiro civil e Arquiteto, Saulo Suassuna Filho desenvolveu a tecnologia Molegolar. Inovação que atraiu a atenção de diversas incorporadoras no mundo.

A marca do seu pioneirismo começaria a vir à tona em 1996, com o lançamento do Studio Casa Forte, primeiro empreendimento tipo estúdio da região. Anos mais tarde, a visão do grupo de que o adensamento da Zona Norte e o agravamento do trânsito geraria a demanda de empresariais do bairro fez com que iniciassem, em 2005, a construção de edifícios comerciais na área. 

Os empresariais boutiques assinados pela Suassuna Fernandes foram mudando pouco a pouco a face do bairro que antes era considerado apenas para moradia, mas que logo se tornou um local onde é possível trabalhar e morar. Dessa ousadia e senso de oportunidade se fez um nicho de mercado. Atualmente, 40% dos imóveis empresariais da Praça de Casa Forte foram construídos pela incorporadora e 25% deles ainda compõe o polo corporativo que o braço patrimonial de locação do grupo possui na região.


Repleto de inovações, o Smart Plaza Raphael Monte, localizado no coração de Casa Forte, venceu o International Property Awards como o melhor projeto multifamiliar do Brasil. 

Inovação para superar obstáculos

Em 2008, a Suassuna Fernandes inicia uma etapa nova da sua trajetória empresarial com os serviços relacionados a projetos de desenvolvimento urbano, em um momento do país onde a tendência dos bairros planejados era crescente. Com a expertise para o desenvolvimento de grandes áreas, a empresa adquiriu um terreno em Maceió para construção do primeiro bairro planejado de Alagoas, fundando a Nova Urbanismo. O propósito era desenvolver produtos pensados para que as pessoas possam morar, estudar, consumir, trabalhar e se divertir num só lugar, sem depender do automóvel, com integração à natureza e mais tempo para ficar com a família.

Depois da primeira aquisição, o grupo expandiu para outros estados do Nordeste e possui participações em empreendimentos que já somam mais de 20 milhões de metros quadrados, distribuídos por Bahia (na região do Polo de Camaçari), Pernambuco (na região do Paiva/Suape), Alagoas (na região do Polo industrial) e Ceará (na região do Porto do Pecém). A Nova Urbanismo possui sociedades e parcerias com importantes empresas do cenário nacional e internacional como Alphaville Urbanismo, Queiroz Galvão e Cipasa Urbanismo.

Novo salto

A partir de uma experiência em um curso de Smart Cities no Instituto de Tecnologia de Massachussets - MIT, Saulo Suassuna Fernandes Filho estudou o conceito de reinvenção do automóvel e resolveu aplicar a metodologia ao mercado imobiliário. Foi criada a Molegolar, inicialmente fundada como uma startup dentro do grupo, mas que mais tarde seguiria em voo solo.


Molegolar, Startup que se tornou a principal Construtech do país com seus módulos que se combinam para aumentar e diminuir as residências ao longo da vida.

A proposta da Molegolar é possibilitar a formação de plantas arquitetônicas que se adaptam às necessidades dos usuários pela combinação de módulos para várias metragens, aumentando ou diminuindo de acordo com a fase da vida do cliente. Pioneiro no mundo, o conceito da Molegolar foi iniciado em 2015 com o lançamento do Jaqueira Park Selma Suassuna

O empreendimento foi sucesso de vendas e, de lá para cá, todos os edifícios com selo Suassuna Fernandes já nasceram com a tecnologia. A startup ganhou vida própria e atingiu o topo entre as construtechs do país, ganhando visibilidade também fora do Brasil, onde criou relacionamento com mais de 600 incorporadoras em mais de 20 países.

A Molegolar foi apresentada pela Prefeitura do Recife como uma inovação da cidade na Smart City Expo Índia, em Jaipur, e foi uma das 12 startups no mundo eleitas pelo Governo da França com capacidade para tornar as cidades sustentáveis e resilientes.

Sustentabilidade também está no DNA


O Ariano Suassuna vai ser um marco dos 45 anos de trajetória Suassuna Fernandes. Recheado de cultura, inovação e alto padrão num dos últimos grandes terrenos da região de Casa Forte.

Além do traço de inovação conectado às grandes tendências do setor, o Grupo Suassuna Fernandes também tem no seu DNA a sustentabilidade ambiental em seus projetos. Os princípios básicos como tecnologias e processos sustentáveis que evitam desperdício e utilização de materiais sustentáveis como, por exemplo, madeiras de reflorestamento e a opção por fornecedores que também têm a consciência ambiental nos seus processos produtivos são itens de série desde a fundação da empresa.

Os terrenos escolhidos para os empreendimentos estão situados nas áreas mais verdes da cidade. Mas é na eficiência dos projetos desenvolvidos pela Molegolar onde a empresa se destaca. Proporcionando mais área utilizável nos espaços construídos, a Suassuna Fernandes consegue utilizar menos energia e recursos do planeta por metro quadrado de seus projetos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Suassuna Fernandes Engenharia (@suassunafernandesengenharia)

Também é possível reaproveitar espaços ociosos, dando outros usos aos módulos residenciais de famílias que já não precisam do mesmo espaço que precisavam antes, e assim também aumentam a densidade urbana, reduzem as distâncias de deslocamento, melhoram a mobilidade e consequentemente diminuem a emissão de CO2 na atmosfera. Todas estas vantagens chamaram a atenção do governo francês que convidou a Molegolar para uma imersão em seu ecossistema de inovação em 2019.

De olho no futuro 

Com mais de 300 funcionários, a Suassuna Fernandes não perde o futuro de vista, com destaque para o lançamento do Edifício Ariano Suassuna e suas unidades que variam de 77 a 715 metros quadrados comportando até seis suítes, em um dos últimos terrenos com cerca de cinco mil metros quadrados em Casa Forte. Sendo uma empresa familiar e já tendo duas gerações atuando nos negócios, o grupo prepara a terceira geração dentro de um sistema de governança forte e com investimentos constantes no aperfeiçoamento dos seus processos gerenciais.

Visando a demanda por empreendimentos de alto padrão na Zona Sul do Recife, a incorporadora que tem sua trajetória marcada pela atuação de excelência na Zona Norte planeja a chegada ao disputado mercado de Boa Viagem. E assim o grupo Suassuna Fernandes segue em sua jornada de crescimento constante, mas sempre conectado às novas tendências do mundo globalizado para oferecer o que há de melhor e mais requintado na construção civil.

 

Este conteúdo, disponibilizado publicamente em parceria com a Folha de Pernambuco, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe da Editora Inspiração para o livro Inspiração Pernambuco, com breve lançamento para 2022.

Veja também

Isabel Veloso, grávida e com câncer, comenta expectativas para o parto
INFLUENCER

Isabel Veloso, grávida e com câncer, comenta expectativas para o parto

Recife: protesto trava trânsito na Agamenon, e via é liberada depois de uma hora; veja motivo
Tumulto

Recife: protesto trava trânsito na Agamenon, e via é liberada depois de uma hora; veja motivo

Newsletter