Yolo Coliving

Tecnologia de ponta para a vida em comunidade

Italo Nogueira (Fundador e Conselho) Yves Nogueira (Fundador e Conselho) Diogo Nogueira (Fundador e CEO)


Ninguém tem dúvidas de que a tecnologia já está presente em quase todos os aspectos da vida moderna. Nos últimos anos, ela chegou com força também para transformar a experiência de meios de hospedagem e moradia. Essa é justamente a proposta da Yolo, empresa pernambucana focada no conceito de comunidade e espaços comuns compartilhados embarcada no Porto Digital, parque tecnológico situado no Bairro do Recife.
O Yolo Coliving Porto Digital, primeiro empreendimento da Yolo Coliving, terá investimento de R$ 55 milhões, em fase de captação, e está localizado na Rua do Brum, com acesso duplo para o Cais do Apolo. Sua proposta inovadora se destaca na paisagem urbana do centro do Recife com um projeto moderno, que traz mais vida, mais cores e mais alegria ao tradicional bairro.
Os sócios e fundadores do Yolo Coliving são os empresários Yves Nogueira, Italo Nogueira e Diogo Nogueira, que também atuam como empreendedores e investidores-anjo em mais de 60 startups brasileiras. O grupo opera há mais de 30 anos nos segmentos imobiliário e de tecnologia. 
Devido ao seu nicho de atuação, a Yolo se apresenta como uma proptech, versão curta para a expressão “property technology”, ou “tecnologia de propriedade” em português. Em poucas palavras, as proptechs são empresas inovadoras que utilizam a tecnologia da informação para otimizar a negociação de imóveis, em processos de aluguel, compra, venda e gestão.
Esse modelo de coliving surgiu em meados da década de 1980, nos Estados Unidos, mas foi durante a pandemia da Covid-19, a partir de 2020, que ele se ampliou e ganhou escala, inclusive no Brasil. O número de proptechs e as transações imobiliárias realizadas por essas empresas crescem ano a ano no país, movimentando dezenas de bilhões de reais em disputadas rodadas de investimentos.
As proptechs estão revolucionando o mercado com a utilização de diversas tecnologias avançadas, como big data, drones, geolocalização, realidade aumentada, blockchain e até criptomoedas. No caso da Yolo, foi concebido um empreendimento de hospedagem compartilhada com uma plataforma tecnológica própria de gestão integrada, tudo para aproximar e fortalecer conexões humanas e transformar a experiência de hospedagem e moradia.

Projeto pioneiro no Nordeste
O empreendimento da Yolo no Bairro do Recife oferece espaços para que as pessoas possam viver em comunidade, com segurança e comodidade, perto do trabalho e de diversos serviços. O projeto, pioneiro em todo o Nordeste, tem como objetivo gerar experiências positivas no modelo Living as a Service, ou moradia como serviço, já bastante difundido na Europa, nos Estados Unidos e na China.
 

Unidade 01 Yolo Coliving Porto Digital_Fachada Frontal Cais do Apolo

Nesse modelo, que se contrapõe à ideia de possuir uma casa própria, o contrato é mais flexível do que o tradicional aluguel. Os custos costumam ser menores, e o prazo de estadia pode ser mensal, semanal ou mesmo diário. Outra vantagem é ter vários serviços incluídos no contrato, como mobília, conexão de internet e serviço de limpeza, além de poder usufruir dos espaços de convivência. Ou seja, é morar de um jeito fácil e descomplicado.
O Yolo Coliving Porto Digital conta com 245 módulos de hospedagem para estadias curtas ou longas, 14 lojas e serviços agregados distribuídos em 10 mil metros quadrados. Cada módulo possui em média 25 metros quadrados. Na área comum são encontrados serviços como lavanderia, cozinha compartilhada, piscina, academia de ginástica, terraços, restaurante, churrasqueira, salão de jogos, espaço de coworking, salas de reunião, miniauditório, bicicletas e carros compartilhados. O rooftop proporciona, ainda, uma bela vista tanto para o Rio Capibaribe quanto para o Oceano Atlântico.
Para desenvolver o projeto, Diogo Nogueira, engenheiro e CEO do Yolo, realizou uma imersão em colivings na Europa, nas cidades de Paris, Londres e Amsterdam. Em todo o mundo, o principal público-alvo desse nicho de moradia compartilhada são os chamados nômades digitais, profissionais que trabalham on-line, isto é, que não precisam estar fisicamente em um escritório para desenvolver suas atividades. 
Geralmente, são pessoas que optam por um estilo de vida itinerante, viajando, unindo trabalho ao lazer, e isso é viabilizado pelo uso da internet e de outras ferramentas tecnológicas. Elas se beneficiam do modelo de trabalho remoto ou híbrido, característico de um mundo cada vez mais globalizado e interconectado. Esse estilo de viver tem se disseminado bastante entre os profissionais de tecnologia da informação, como os que trabalham no Porto Digital.

Facilidades e conveniência
O profissional que seja nômade digital ou que trabalhe de forma híbrida encontra no Yolo Coliving do Bairro do Recife inúmeras facilidades. A principal delas é fazer parte de uma comunidade formada por pessoas com perfil semelhante ao seu e plenamente conectada ao Porto Digital, maior parque tecnológico urbano do Brasil. Esse ecossistema de inovação reúne mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos do governo, com mais de 17 mil profissionais e empreendedores.
 

Unidade 01 Yolo Coliving Porto Digital_Vista Roof Top

Além desse vibrante ambiente de trabalho, predominantemente jovem, os clientes do Yolo Coliving contam com a facilidade da localização privilegiada, também próxima dos centros de educação e de lazer. O Bairro do Recife abriga inúmeras operações de comércio e serviços, opções de entretenimento e gastronomia, com muitos bares, restaurantes, espaços culturais, eventos de rua, além da bela arquitetura da Rua do Bom Jesus.
O Yolo Coliving Porto Digital é o primeiro empreendimento da nova rede de hospedagem compartilhada criada pelos empresários Yves Nogueira, Italo Nogueira e Diogo Nogueira. Essa rede prevê a construção de outras unidades em cidades como Fortaleza, Salvador e Florianópolis, igualmente conectadas a ecossistemas de inovação e utilizando o mesmo conceito de moradia como serviço adotado na capital pernambucana.

Experiências positivas
Para gerar experiências ainda mais positivas no modelo de serviço ao usuário, o Yolo Coliving conta com uma plataforma tecnológica própria de gestão integrada. Além de verificar informações sobre reservas e disponibilidade de módulos para locação, o cliente pode realizar todos os serviços por meio de uma plataforma digital, como firmar e encerrar contratos, ter acesso automatizado às dependências do imóvel, solicitar serviços como lavanderia e delivery e receber informações sobre eventos, entre outras facilidades.
A tecnologia desenvolvida pela Yolo analisa o perfil do usuário para escolher a solução mais adequada, e a plataforma faz todo o acompanhamento antes, durante e após a estadia. A proposta é possibilitar que as pessoas morem bem e sejam felizes, sem que para isso precisem investir na aquisição de um imóvel próprio. 
Não por acaso, o nome da marca Yolo é um acrônimo da expressão “you only live once”, ou “você só vive uma vez” em português, que enfatiza esse modo de vida desapegado, típico das novas gerações, que costumam preferir aplicar seus recursos em experiências, não em bens materiais. A marca adota, ainda, fortes pilares relacionados ao ESG (Environmental, Social and Governance), conceito que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança. 
Assim, ao focar no modelo de vida em comunidade e em experiências positivas para o usuário, a pernambucana Yolo demonstra estar plenamente conectada às tendências globais. Com esse projeto pioneiro no Nordeste, integrado ao Porto Digital, a empresa inova ao mesmo tempo que contribui para trazer mais vida e revitalizar não apenas o Bairro do Recife, como também toda a região central da capital pernambucana.


Time Proptech Yolo Coliving

 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: Prefeito é o candidato mais rejeitado na corrida às urnas, com 59%
ELEIÇÕES

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: Prefeito é o candidato mais rejeitado na corrida às urnas, com 59%

Newsletter