Em tempos de pandemia, indústria recebe suporte nas áreas de saúde, segurança e educação
A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para a sociedade e o setor industrial. Da noite para o dia, as indústrias tiveram que realizar mudanças na rotina, modernizar a produção e investir ainda mais em inovação e na saúde da força de trabalho. Para nós do SESI-PE, não foi diferente. Por estarmos sempre perto dos trabalhadores da indústria, dos seus dependentes e da população, atentos a questões como saúde, segurança e educação, nos adaptamos de forma ágil para garantir todo suporte necessário para que a indústria continue a produzir em meio a epidemia.
Nesse sentido, criamos diversas ações para ajudar na prevenção e no combate ao coronavírus. Entre as iniciativas de destaque, estão a elaboração de um Guia de Prevenção à Covid-19 para as Empresas e um Plano de Contingenciamento para apoiar a indústria. Também ajudamos o setor produtivo na elaboração dos seus próprios planos, personalizados para atender às necessidades específicas de cada segmento.
Desde março de 2020, cedemos a instalação do SESI Mustardinha para a Prefeitura do Recife transformar o local em um ponto de diagnóstico e tratamento de pacientes infectados. Também com o objetivo de minimizar a sobrecarga dos serviços de saúde, realizamos 3.384 testes rápidos sorológicos (IgG e IgM) da Covid-19 e vacinamos mais de 18 mil pessoas contra a gripe, evitando o adoecimento da mão de obra da indústria.
Cada vez mais temos investido na saúde e no bem-estar da sociedade, sobretudo dos trabalhadores da indústria. Prova disso é que há um ano inauguramos, no bairro de Santo Amaro, o SESI Saúde, um complexo voltado para a promoção da saúde do trabalhador e da comunidade. Por lá, é possível realizar consultas com dentistas, dermatologistas, oftalmologistas, psicólogos, entre outros, por preços acessíveis. Só em 2020, o local fez cerca de 45 mil atendimentos, mais de 45 mil exames ocupacionais, 1.255 consultas por especialidades médicas e atendimentos odontológicos em mais de 4 mil pessoas, além de ter realizado exames admissionais, demissionais, periódicos e de retorno ao trabalho em mais de 11 mil trabalhadores.
Outra prioridade para nós é oferecer educação básica de excelência para preparar os futuros profissionais que irão atuar no setor industrial. Por isso, não medimos esforços e inovamos para continuar apoiando as nossas 13 escolas. Implementamos as aulas remotas, por meio da maior plataforma de ensino digital, a Plurall, para mais de seis mil alunos. E por falar em EaD, no ano passado, 4.029 pessoas se matricularam nos nossos cursos rápidos e gratuitos, que são oferecidos para tornar os profissionais industriais mais capacitados.
Também estimulamos a participação dos nossos jovens no Desafio de Robótica Covid-19, torneio estudantil do SESI Nacional que provocou os estudantes a desenvolverem soluções que minimizassem os impactos provocados pela doença. A equipe Unity, formada por estudantes do SESI Escada, foi uma das 39 finalistas. Mais do que medalhas, acreditamos que o conhecimento adquirido e as competências desenvolvidas ao longo da preparação para competições são essenciais para instruir nossos alunos para o mercado de trabalho.
Essas ações comprovam que entendemos o papel que as novas tecnologias têm na facilitação do aprendizado das ciências exatas e da natureza. Mas, no SESI-PE, acreditamos também que o conhecimento literário e histórico é essencial para uma boa formação. De olho nisso, distribuímos, gratuitamente, livros de Monteiro Lobato e de Ziraldo para mais de seis mil alunos. As entregas dos kits foram feitas em esquema drive thru, com o objetivo de garantir a segurança de nossos colaboradores e alunos.
Em tempos de pandemia, nos deparamos com um cenário imprevisível, mas, atentos à importância da educação e da saúde e segurança do trabalhador, conseguimos contornar todos os obstáculos. Agora, queremos continuar evoluindo junto a indústria pernambucana, adequando os nossos serviços para oferecer o que o setor precisa para se tornar a cada dia mais forte e competitivo, priorizando sempre a sua principal engrenagem: as pessoas.