No Encontro de uma Estrela com o Menestrel, a Educação é um Sonho Real
O Dinamismo do Desenvolvimento Socioeconômico à Mercê da Educação.
A foto que ilustra a coluna de hoje foi tirada na última segunda-feira. A mesma ratificou para mim que, manter a atitude para transformar, é o segredo para os que sonham, planejam e executam o árduo ofício de acreditarem na educação. Nesse sentido, em nome do mérito que julguei como título deste texto, expresso e renovo aqui todo meu reconhecimento a duas figuras ímpares: uma é estrela, a outra um menestrel. Penso que a foto poderá traduzir isso para o leitor.
Alpha Lumem é nome de uma estrela radiante. É também o nome de um Instituto focado na pluralidade dos valores educacionais que, na sua missão atua para formar cidadãos globais, comprometidos com um mundo sustentável e com um grau de empatia suficiente para percebê-los como dignos humanistas. Enfim, nome e conteúdo que têm feito da arrojada e dedicada Professora Nuricel, uma estrela a brilhar no universo da educação.
Minha relação com o Instituto foi construída até antes de segunda-feira por duas visitas distintas pela carga emocional. É que minha primeira vez foi tão impactante, que o lado da racionalidade técnica, de quem pode enxergar atitudes transformadoras, foi facilmente comprometida pelo repositório de emoções que explode nos mais nobres sentimentos de humanidade. Por ser a área de ensino do Instituto uma atividade que prioriza os variados talentos de um corpo discente, basicamente constituído por ampla maioria de jovens carentes, foi mesmo comovente participar das decisões limitntes de um processo seletivo comovente. A experiência de ver aquelas crianças decididas na aposta por um futuro melhor para elas, confesso aqui que me deparei com uma da mais marcantes vivências de cidadania que pude exercer na minha trajetória de vida. É mesmo algo instigante ter que encarar a decepção dos talentos, que não conseguem ser admitidos pela escola, num raro registro de patrocínio particular. Embora as condições imponham essa forma de limitação no acesso, para aqueles talentos que sobram da peneira, a certeza de uma educação de qualidade, onde cognição, ética e opinião garantem a consagração de um modelo plural e com resultados. Assim, a proposta luminosa da estrela Alpha (tão identificada com a Professora Nuricel), contribui pars consagrar São José dos Campos, como um pólo de referência no ensino, na ciência e na tecnologia. Mais do que isso: ajuda a fazer com que o sonho dessa estrela da educação, seja algo possivel para outros tantos sonhadores.
Embalado por esse entusiasm que fez minha banda emocional falar mais alto, acabei por realizar agora minha segunda visita ao Instituto. Numa pegada bem mais movida pela racionalidade técnica, fiz-me acompanhar antes pelo ex-governador de PE, o amigo saudoso Joaquim Francisco, um entusiasta de modelos educacionais semelhantes ao do Instituto.
Desta vez, como dá para notar na foto, minha companhia foi Cristovam Buarque, reconhecidamente comprometido com sua salutar obsessão educacional, muito bem comprovada nas suas missões públicas como Reitor, Senador, Ministro e Governador. Outra escolha feliz que pude fazer, uma vez que o brilho nos olhos de Cristovam bem revelou um certo renovar de crenças e valores. Vimos de perto que uma gota de utopia na educação pode se transformar num oceano de realidade.
Penso que isso nos traz de volta um senso de cidadania global que, infelizmente, costuma ser engolido pelo imediatismo político e pela negacionismo econômico. A badalada prioridade na educação sempre esteve nos discursos, mas se perdeu nas trilhas inférteis de um sistema politico e de um modelo econômico que desafiaram o vetor da real transformação.
O bom é que a estrela e o menestrel mantêm acesa a chama de um sonho possível.