Logo Folha de Pernambuco

5 dicas de filmes para estudar para o vestibular durante as férias

Professor explica como os filmes podem ajudar os alunos a se divertirem e na fixação de conteúdos

O professor de História e Filosofia do Curso Anglo, Gianpaolo Dorigo, explica que filmes representam um meio não habitual de entrar em contato com o conteúdo de vestibular. - Freepik

Além de ser um bom passatempo para os apaixonados por cinema, filmes podem ser uma ótima oportunidade para ajudar aqueles que estão em período de preparação para o vestibular, seja no repertório da redação, seja para conhecimentos gerais. As obras cinematográficas podem explorar acontecimentos históricos e biografias que coincidem com assuntos cobrados em vestibular. Também incluem reconstituições de época, diálogos provocantes, situações que questionam valores morais e argumentos dotados de lógicas desviantes.

Ademais, filmes podem estimular o interesse dos estudantes por disciplinas específicas frequentemente cobradas nos vestibulares, já que apresentam uma perspectiva e um determinado olhar sobre diversos assuntos, o que permite ao aluno redimensionar o significado do que foi aprendido. Dessa forma, amplia-se a possibilidade da construção de conceitos, para além da simples memorização de definições prontas e acabadas.

O professor de História e Filosofia do Curso Anglo, Gianpaolo Dorigo, explica que filmes representam um meio não habitual de entrar em contato com o conteúdo de vestibular. “Quanto mais diversificadas forem as formas de estudo, melhor. Isso vale não apenas para facilitar a assimilação destes conteúdos, mas também para estabelecer relações, enxergar novas perspectivas e produzir questionamentos”, destaca.

De acordo com ele, nas férias de julho, apesar de ser importante destinar um tempo para descansar, é imprescindível seguir com os estudos, já que a maioria das provas ocorrem no segundo semestre. Para ajudar os vestibulandos nesta jornada do preparo durante as férias, o especialista cita 5 dicas de filmes para que os vestibulandos desfrutem das férias, mas também atualizem seu repertório cultural. Confira:

Zona de interesse (2024)

Cena do filme 'Zona de Interesse' (2023) Imagem: Divulgação/Diamond Films

O longa tem como pano de fundo os campos de extermínio nazistas na 2ª Guerra Mundial e lida com a vida familiar do comandante do campo de Auschwitz. Sem ser um documentário didático ou apelar para cenas fortes, apresenta a experiência do Holocausto de forma intensa e dramática.

Oppenheimer (2024)

Imagem: Reprodução/YouTube

O filme trata-se da biografia do cientista Robert Oppenheimer, “pai da bomba atômica”, com ênfase no desenvolvimento da arma (o projeto Manhattan) e das perseguições que o cientista sofreu na época do macartismo.

Dias Perfeitos (2024)

Foto: Mubi/Divulgação

A obra conta o dia a dia de um trabalhador em Tóquio na atualidade, permite refletir sobre temas como a ética do trabalho, a busca da serenidade, a memória e as relações humanas.

Herói de Sangue (2022)

Foto: Synapse Distribution / Divulgação / CP

Trata-se do drama das trincheiras, na 1ª Guerra Mundial, no olhar de soldados franceses nascidos na África. O filme mostra não apenas a realidade dramática da guerra, mas também as violências do colonialismo.

Ponto de virada: a bomba e a Guerra Fria (2024)

Fonte: Reprodução Netflix

A produção é um documentário em nove episódios, em streaming, que narra o surgimento, desenvolvimento e final a Guerra Fria. Ao final, sob impacto da atual Guerra da Ucrânia, a narrativa toma partido. Caso o tempo seja curto, a recomendação é focar nos episódios 1 a 7.

Veja também

Uma mulher é assassinada pelo parceiro ou por um parente a cada 10 minutos no mundo
ONU

Uma mulher é assassinada pelo parceiro ou por um parente a cada 10 minutos no mundo

Na pele da divertida Marlene, Deborah Secco solta a voz e comemora a 2ª temporada de "Rensga Hits!"
televisão

Na pele da divertida Marlene, Deborah Secco solta a voz e comemora a 2ª temporada de "Rensga Hits!"

Newsletter