5 dicas para se preparar para provas de inglês
Especialista indica como obter um bom desempenho, gerenciando o tempo e treinando modelos de prova
Muito comum no caso de exames nacionais como o ENEM, a simulação e o treinamento para aquele modelo de prova específico fazem toda a diferença no resultado. No entanto, no caso de certificações ou mesmo provas de inglês nem sempre acontece o mesmo, ou seja, a falta de preparação para um estilo de exame que se está prestando pode significar uma reprovação.
‘Muitas vezes, o candidato até possui domínio da língua estrangeira, mas não se preparou para aquela determinada avaliação. Muitas provas possuem um limite certo para terminar as partes de gramática, compreensão textual, redação e compreensão auditiva. Quando o aluno não treina tempo, ele pode deixar de passar as respostas para a folha de gabarito, por exemplo”, afirma Lívia Rodrigues, conselheira pedagógica da Eduall, programa bilingue da SOMOS Educação. A especialista destaca também que um bom desempenho nas provas de inglês depende, ainda, de fazer com que o estudo se torne parte do cotidiano da pessoa.
Confira as principais dicas da profissional para obter um bom resultado em qualquer exame de língua inglesa:
1 - Entenda qual é o formato do exame
O primeiro passo é compreender o formato do exame. Ele será dividido em momentos específicos para cada habilidade linguística? Quais conhecimentos serão exigidos? Para diminuir a ansiedade também vale a pena se atentar à logística, como o horário de chegada e saída ou se a prova deve ser feita de caneta, por exemplo.
2 - Informe-se sobre as técnicas exigidas
“Se a pessoa tem maior dificuldade na compreensão textual é necessário se informar sobre as técnicas exigidas em cada parte do exame, ou seja, suas especificidades. Se for um exercício com informações detalhadas, é interessante grifar as partes relacionadas aos temas das perguntas. É fundamental compreender a natureza do exercício, se é preciso identificar verdadeiro ou falso ou justificar uma pergunta, por exemplo”, aponta Lívia
Lívia Rodrigues, conselheira pedagógica da Eduall, programa bilingue da SOMOS Educação
3 - Gerencie o tempo da prova
É importante saber de antemão a duração total. A partir disso, o estudante pode dividir o seu tempo entre as questões, traçando uma estratégia, como é comum fazer em qualquer prova de avaliação nacional. Uma dica é começar pelos itens mais fáceis e deixar os mais elaborados por último, sempre lembrando de separar pelo menos 10 minutos para passar as respostas para o gabarito.
4 - Torne o seu estudo prazeroso
Tudo que fazemos por prazer é significativo, e podemos associar o estudo do inglês com algo que traga esse sentimento. Jogar videogame, ouvir músicas, podcasts, ler livros, cozinhar, ver um filme ou série pode ser um motivo para se aprofundar em qualquer idioma. Quando há também troca de informação com outras pessoas, o cérebro é mais estimulado e o aprendizado mais contundente.
5- Estude constantemente
Por último, a principal dica é: não pare de estudar. “Quanto mais praticamos, seja lendo livros, ouvindo músicas, ou até mesmo escrevendo por prazer, mais fluidez na fala e compreensão do idioma teremos, evitando esquecimentos”, diz Lívia.
Esse pensamento reforça a visão de que o aprendizado do inglês não é voltado apenas para um momento específico, mas, sim, para a vida do estudante. Ao treinar todas as habilidades linguísticas, ele estará mais preparado para o mercado de trabalho e para entrar em contato com outras culturas.
Sobre a Eduall – Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de setenta mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC. Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, conta com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.