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A criança é um ser ativo e protagonista da sua história

Artigo de Opinião

É normal vermos adultos tratando as crianças como seres sem voz e sem escolha, infelizmente é um comportamento e pensamento que está enraizado na cultura e perpassa de geração em geração , a famosa expressão: quando adulto está falando, criança tem que ficar quieta. Atitudes que impactam diretamente na formação da criança e seu desenvolvimento saudável.

Entretanto , atualmente podemos perceber que essa visão está sendo mais discutida e analisada através da educação positiva. A abordagem da Psicologia Positiva busca, então, conhecer, elaborar, efetuar e avaliar meios que possibilitem o desenvolvimento e o funcionamento positivo dos indivíduos, grupos e instituições. Cada vez mais está sendo dada mais atenção à compreensão e promoção do bom funcionamento dos indivíduos e instituições, oferecendo o necessário, na visão mais integral do ser humano e da sociedade.

O protagonismo da criança faz com que ela participe da construção da sua aprendizagem e da sua própria história , sem ser de forma passiva. Quando trabalhado isso desde a infância , a criança cresce e se desenvolve de forma confiante , construindo a sua personalidade e sua concepção de mundo.

Segundo Vygotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa espelhando comportamentos de outras pessoas com quem tem convívio, isto ocorre porque, desde o início, as atividades adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano.

A criança como ser ativo desenvolve várias outras habilidades, como o senso crítico, o senso de responsabilidade, o autoconhecimento, empatia, autoestima e habilidades socioemocionais. Ao ser escutada, a criança entende que o outro também precisa ser escutado, tendo assim um bom relacionamento.

O professor é o mediador entre o conhecimento e a criança , permitindo que ela explore o mundo ao seu redor de forma autônoma, para que através das experiências ela realize uma construção, em conjunto com atividades direcionadas e com objetivos.

Por: Patricia Rodrigues da Silva , Formada em Pedagogia - UNIFAFIRE, Pós Graduando em Neurociências e Desenvolvimento Infantil - UNIFAFIRE

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