A escola pública que dá exemplos no bairro de Santo Amaro
Santo Amaro é um bairro do Recife com altos índices de pobreza e violência. Apesar de um contexto social adverso, na última Prova Brasil, avaliação realizada pelo Ministério de Educação, a Escola Municipal Sítio do Céu atingiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 6,3, superando a meta esperada para 2021, que é de 5,1.
O índice é uma composição da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, ponderada com o fluxo, que representa de forma geral a taxa de aprovação. Na Sítio do Céu, segundo dados do Qedu, 47% dos estudantes atingiram o resultado adequado em Matemática, muito acima da média de Pernambuco (35%) e do Recife (37%). E mais, de cada 100 estudantes, 98 são aprovados.
Tal resultado é fruto de muito esforço da equipe docente. Viviane Freitas trabalha há 19 anos na rede municipal do Recife e há 8 anos como diretora da unidade. “Acredito na educação feita com amor e compromisso. Os resultados das avaliações externas são gratificantes e demonstram uma parte do trabalho realizado naquela Unidade Educacional, mas o todo só sabe quem está lá no dia a dia. A construção coletiva, empatia e dedicação não podem faltar. Temos altos e baixos, mas não podemos perder o foco que é construir para os nossos estudantes a escola que queremos para os nossos filhos”.
São exemplos como estes que nos fazem acreditar em um futuro melhor. Com educação de qualidade, é possível transformar o bairro, a cidade e a região. Com educadores como Viviane Freitas e toda a equipe escolar da Escola Sítio do Céu sonhamos com um serviço público de qualidade que garanta direitos básicos para a vida de crianças e adolescentes.
Há grandes referências de experiências exitosas na educação, principalmente no Nordeste. A cidade de Sobral foi percursora de uma revolução em todo o Estado do Ceará. Teresina/PI é a capital com melhores índices nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Mas além dos exemplos fora, já é possível nos espelharmos em escolas da nossa cidade.
O esforço é muito maior, pois o contexto é adverso. Evidências apontam que ele influencia muito os resultados. No entanto, é esse mesmo contexto que parece ser o combustível pelo compromisso em fazer a diferença.
Todos os sábados, publicaremos histórias de sucesso na educação, sob a perspectiva de quem faz o serviço acontecer no chão da escola, na sala de aula.