A importância de ações socioemocionais nas escolas
O bem-estar emocional de crianças e jovens é um tema que não pode ser ignorado no ambiente escolar
O bem-estar emocional de crianças e jovens é um tema que não pode ser ignorado no ambiente escolar. Dentro da sala de aula, é fundamental ter a compreensão e o olhar para todos como seres integrais, com suas emoções, dores e descobertas. Falar sobre saúde mental na escola significa também criar um espaço de escuta atenta e acolhimento, preparando a comunidade escolar para oferecer suporte necessário.
Dessa forma, projetos para a inserção desta pauta podem ser uma alternativa para que os alunos se sintam acolhidos e em um ambiente de diálogo. A psicóloga, psicopedagoga e consultora da Rede Pitágoras, Stella Paiva, explica que as competências socioemocionais devem ser trabalhadas diariamente.
Nas escolas, é essencial enxergar cada aluno como um ser integral, considerando não apenas a cognição, mas também o papel da educação no entendimento do ser humano e em seu desenvolvimento pleno. Por isso, é fundamental que o docente compreenda as características específicas da faixa etária com a qual trabalha, a fim de oferecer um suporte mais eficaz e adequado. Além disso, o bem-estar emocional também é parte fundamental desse processo. Por isso, o docente deve estar em constante formação, buscando sempre expandir seus conhecimentos para garantir um trabalho de qualidade e mais sensível às necessidades dos alunos.
Além das atividades em sala de aula, abordar questões sobre bem-estar emocional com as famílias é tão importante quanto abordar com a equipe escolar. “Quando a escola acolhe as famílias para falar a respeito deste tema, cria um canal de confiança e de respeito. É fundamental que a relação de empatia seja de mão dupla para que todo o trabalho desenvolvido com os alunos seja eficaz”, afirma.
Visando auxiliar na promoção do bem-estar emocional, Stella traz algumas dicas de ações que podem ser implementadas nas escolas. Confira:
1. Desenvolver o olhar e a escuta: Oportunizar momentos de diálogos fará com que o aluno se sinta acolhido e possa expressar seus sentimentos;
2. Promover encontros periódicos: Criar momentos que oportunizem o diálogo sobre saúde mental e emoções para estabelecer relações de confiança com os profissionais e com os colegas;
3. Nomear emoções: Dar nome aos sentimentos sobre o que vivenciou no momento na escola é um exercício que ajuda a verbalizar e a valorizar todos os momentos. Ao nomear, é importante dialogar sobre, e assim verificar que outras emoções positivas também fizeram parte de seu dia a dia;
4. O uso de emotions no final do dia: Essa atividade consiste na montagem de um painel de emoções e, ao final da semana, conversar sobre os sentimentos presentes. Durante a atividade, é imprescindível que os alunos falem e se expressem de forma lúdica para desenvolver essa habilidade, e que todos aprendam a ouvir com empatia.